domingo, 30 de setembro de 2007

Copa Pernambuco & Futebol Feminino

Por Mariana Maia

O Sport entra em campo novamente, neste domingo. Os jogos são pela Copa Pernambuco e Campeonato Pernambucano de Futebol Feminino.

Copa PE - O time B do Leão recebe o Vera Cruz, de Vitória, no campo auxiliar da Ilha, a partir das 15h. A partida é a primeira dos jogos de volta do grupo 1, que conta com 7 equipes.

Nos seis jogos de ida, o Rubro-Negro conseguiu 4 vitórias: Íbis, Ferroviário (de Lagoa do Itaenga), Atlético (de Carpina) e Ipojuca. Foram 2 empates (Vera Cruz, na estréia, e Náutico). O Sport B ainda está invicto na competição.

Campeonato Feminino - As rubro-negras*, também invictas na competição e já com o primeiro turno conquistado, enfrentam o Barreirense, de Camaragibe, no Centro Social do município. O horário do jogo é o mesmo da Copa Pernambuco: 15h.



*A goleira rubro-negra, Bárbara, está fora da partida, já que vinha disputando a Copa do Mundo de Futebol Feminino, na China.
(Foto: Site Oficial - www.sportrecife.com)
As brasileiras perderam para a Alemanha, na manhã de hoje, por 2x0 e foram vice-campeãs da Copa. O Brasil ainda perdeu um pênalti, através da atacante Marta, quando o jogo estava 1x0.

A Equipe Toca do Leão lamenta a perda do título mundial, mas parabeniza as brasileiras pelo vice-campeonato. Sabemos que o futebol feminino na Europa e Estados Unidos tem uma ótima estrutura, coisa que ainda falta no Brasil.

Noite de Reabilitação

Por Mariana Maia

Foi uma noite bem feliz para a torcida rubro-negra. Ao vencer o Corínthians, por 2x1, ontem, o Sport deu um passo importante rumo às suas pretensões no campeonato.

A vitória fora de casa - a terceira* no Brasileirão - levou o Leão aos 39 pontos e à conquista de mais uma posição (passou da 10ª para a 9ª), pelo menos até o término da rodada, neste domingo.


O Sport pode perder, no máximo, uma posição. Isso se o Internacional-RS conseguir vencer o São Paulo, em Porto Alegre.

No início da matéria, comentei que o Sport deu um passo importante rumo às suas pretensões no campeonato. E quais seriam essas pretensões?


Bem, com a queda de produção que vinha acontecendo (ver matéria de ontem, comparativa entre os turnos), a zona de rebaixamento já era uma preocupação real.

Mas, com essa vitória fora de casa**, acredito que a continuidade na zona da Sulamericana não seja mais ilusória. Isso, claro, se a vitória de ontem tiver para o grupo rubro-negro o significado de reabilitação, como imagino que teve para a torcida.


Assim, quero supor que as pretensões do Sport na competição voltem a ser à classificação para a Copa Sulamericana.

Na próxima quarta-feira já tem jogo novamente. O Sport pega o Goiás, na Ilha. O time goiano está com 34 pontos e um jogo a menos: enfrenta o Botafogo, hoje, no Rio de Janeiro.


O Alviverde está em baixa no campeonato. O Sport tem a obrigação da vitória e deve se valer de jogar na Ilha, diante da massa rubro-negra, para chegar aos 42 pontos.

Além do mais, fica aquele desejo de devolver a derrota do primeiro turno, em Goiânia, quando o Leão chegou a estar ganhando por 2x0 e permitiu uma virada dos donos da casa.

Que os 2x1 sobre o Corínthians, no Pacaembu, sejam para o time de Geninho um divisor de águas neste turno, uma volta aos bons resultados e posições na tabela!

Números fora de casa

*A vitória sobre o Corínthians foi a terceira do Sport, em jogos fora de casa, neste Brasileiro. Antes, o Leão havia vencido o Figueirense(12ª rodada, em 18/7), por 1x0, em Florianópolis; e o Palmeiras(16ª rodada, em 1º/8), por 2x1, em São Paulo.

**Nos 14 jogos disputados longe da Ilha, o Sport venceu 3, empatou 2 e perdeu 9. Dos 42 pontos em jogo, obteve apenas 11 pontos; um aproveitamento de 26,19%.

sábado, 29 de setembro de 2007

Sport vence Corínthians no Pacaembu!

Por Mariana Maia

O Sport venceu o Corínthians*, por 2x1, esta noite e chegou aos 39 pontos na tábua de classificação. Jogando no estádio do Pacaembu, na capital paulista, os rubro-negros conquistaram a terceira vitória fora de casa neste Brasileiro.

Gols - Os gols leoninos foram marcados pelo corinthiano Iran (contra), aos 31 minutos do primeiro tempo e por Romerito, aos 18 da etapa final. Betão diminuiu para o Timão, já próximo do fim da partida.

Na verdade, o primeiro gol rubro-negro nasceu de uma bela cobrança de falta, pela direita, do lateral Luisinho Netto. A bola apenas raspou na cabeça de Iran. Já no segundo, Da Silva fez ótima jogada pela esquerda e tocou pra Romerito, que chutou forte, marcando um bonito gol.

No finalzinho, o Leão levou um susto, ao tomar o gol de Betão, pra variar, de cabeça, após cruzamento na área. O time do Sport é mestre em tomar gols em bolas aéreas.

Segurou! - Felizmente o time rubro-negro conseguiu segurar o resultado e pôde comemorar mais uma vitória. Três pontos, aliás, merecidos, pela aplicação tática mostrada e ótimo posicionamento da defesa, além de outros pontos que destaco a seguir.

Esquema - O esquema 4-4-2, opção no jogo de ontem, deixou o Sport mais solto e ofensivo, e pode até ser utilizado mais vezes por Geninho daqui pra frente.

Atuações - Destaque para a atuação de Adriano Gabiru que, bastante esforçado, conseguiu finalmente jogar uma boa partida pelo Leão.

Já Anderson mostrou que merece mais chances, embora deva retornar à reserva, com a volta do titular Bala. Quem sabe o garoto possa entrar no meio de campo...

Mas a boa atuação de Gabiru e o gol marcado por Romerito devem ser levados em consideração. Aliás, o gol de Romerito só deve reforçar a preferência que Geninho tem pelo atleta.

Quem entrou já no final foi o atacante Fabiano. Deixo para avaliá-lo num próximo jogo, em que atue mais tempo.

Quem vem? - O próximo jogo do Sport (29ª rodada) é na quarta-feira, dia 3, na Ilha do Retiro. O adversário da vez é o Goiás e a torcida rubro-negra deve comparecer em peso. A partida começa às 19h30.

Desfalque e Retornos - Para o confronto diante do time goiano, Geninho já tem um desfalque certo, pois Romerito recebeu o terceiro cartão amarelo. Em compensação, o time pode contar com as presenças do volante Ticão e do atacante e artilheiro Carlinhos Bala, que cumpriram suspensão hoje.

*As estatísticas do confronto Sport x Corínthians são bastante favoráveis ao Leão da Ilha: em 23 jogos, foram 10 vitórias pernambucanas, 6 paulistas e 7 empates. Grande histórico, Sport!

Ficha do Jogo: Corinthians 1 x 2 Sport

Equipe Toca do Leão

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo - SP
Árbitro: Leonardo Gaciba – Fifa/RS
Renda: R$ 188.242,00
Público: 30.065 pagantes
Cartões amarelos: Héverton e Fábio Braz (Corinthians); Romerito (Sport).
Gols:
Iran(contra) aos 31’ do 1º e Romerito aos 18’ do 2º (Sport); Betão, aos 40’/2T (Corinthians);

Corinthians
Felipe; Fábio Braz, Vampeta e Betão; Iran, Bruno Octávio (Ailton), Moradei, Héverton e Everton Ribeiro; Everton Santos (Arce) e Finazzi (Clodoaldo).Técnico: Nelsinho Batista

Sport
Magrão; Luizinho Neto, César, Durval e Dutra; Éverton, Júnior Maranhão, Romerito e Adriano Gabiru; Anderson (Fabiano) e Da Silva (Igor).Técnico: Geninho

Futebol Profissional

O Sport na era Geninho - Um comparativo

Por Mariana Maia

A campanha do Sport, no returno, vem deixando muito a desejar: dos primeiros 8 jogos, o Leão venceu apenas dois (Grêmio e Paraná, ambos na Ilha); empatou 3 (Vasco, na Ilha; Flamengo e América, ambos fora); e perdeu também 3 (Fluminense, na Ilha; Náutico e Santos, ambos fora). Foram apenas 9 pontos conquistados, dentre os 24 disputados.

Uma campanha bem abaixo do esperado no returno, já que na primeira fase, nos 8 primeiros jogos comandados por Geninho, a equipe rubro-negra fez 13 dos 24 pontos possíveis, 4 pontos além do que marcou nesta segunda fase.

RETROSPECTO DOS 8 PRIMEIROS JOGOS DE GENINHO NO SPORT

Na estréia do técnico, em 28 de junho, o Sport goleou por 4x1 o Náutico, na Ilha. Depois veio a vitória(2x1) sobre o Corínthians, também na Ilha; a derrota para o Goiás(3x2), fora; a vitória sobre o Atlético-MG(2x0), na Ilha; a vitória sobre o Figueirense(1x0), fora; o empate com o Botafogo(3x3), na Ilha; a derrota para o São Paulo(3x1), fora; e a derrota para o Internacional(5x1), na Ilha. Resumindo: foram 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.

Veja, abaixo, as matérias sobre o jogo deste sábado, entre Sport x Corínthians e a ficha da partida...










Previsão

Por Mariana Maia

Recebi a missão, do colega Daniel Leal, titular do pré-jogo do nosso blog, de escrever a Previsão de hoje. Então vamos lá...

O Sport tem, hoje à noite(às 18h10), um jogo bastante complicado diante do Corínthians, em São Paulo. Um jogo difícil por vários fatores, que vou destacar a seguir. O Leão vem de uma derrota no clássico contra o Náutico e de uma campanha ruim neste returno, o que o deixa praticamante com a obrigação de vencer.

Além do mais, o Sport possui 36 pontos, estando (ainda) na zona da Sulamericana - o que, pra mim, é ilusório - já que o time está visivelmente em queda e a apenas 3 pontos da primeira equipe na zona de rebaixamento: justamente o Corínthians. Preocupação com o rebaixamento? Acho que sim, pelas circunstâncias já descritas aqui.

Pra completar, o jogo é fora de casa, no Pacaembu, contra um Corínthians em crise, pela posição que ocupa (17ª) e que, todos sabemos, tem uma imensa e feroz torcida. Torcida essa que não vai engolir facilmente mais uma derrota de seu time.

Em contrapartida, o Alvinegro estréia, justamente hoje, um novo técnico: Nelsinho Baptista. Um treinador que já passou pelo time em outras oportunidades e sempre iniciou com vitória. Espero que desta vez não...

Mudanças no Leão - O Sport entra modificado para o jogo de hoje. Pra começar, Geninho resolveu sair do seu esquema preferido, o 3-5-2, para o 4-4-2. Assim, Durval e César formam a dupla de zaga. Ígor continua no banco e Gustavo nem viajou!

Na lateral-direita, outra modificação: Luisinho Netto, recuperado da entorse no tornozelo, retorna ao posto, enquanto Diogo vai pro banco. No meio-de-campo, com a escolha do esquema 4-4-2, quem ganha uma chance na criação das jogadas é Adriano Gabiru. Dessa forma, o time só tem a ganhar em ofensividade.

Na cabeça-de-área, Júnior Maranhão ganhou a vaga de Ticão, suspenso, e atua o lado de Éverton, que espero que volte a mostrar seu bom futebol. No ataque, Anderson tem mais uma chance, já que Carlinhos Bala foi expulso na última partida. O jovem atacante atua ao lado de Da Silva.

Espero que Bala, o grande desfalque do Sport hoje, não faça tanta falta. Isso porque quero acreditar que Anderson possa mostrar o bom futebol das últimas vezes que atuou.

Quanto a Da Silva, acho que o atacante tem um ótimo posicionamento em campo e deve fazer mais uma boa partida. Tomara que ele consiga deixar sua marca, como naquele belo gol que fez diante do Paraná Clube, na vitória por 3x1, na Ilha.

Por fim, espero que o Sport de Geninho saiba se valer do esquema 4-4-2 para atacar bastante, criar boas jogadas e fazer o(s) gol(s) tão necessários(s) a uma reabilitação. Que o Leão possa trazer de volta pro Recife o que toda a torcida rubro-negra espera: 3 pontos e a certeza de que a volta da boa fase começa hoje.

Palpite: Sport 2x0!
Queria dizer os autores dos gols também, mas já seria demais...

Vai lá, Sport! Vence o jogo fora de casa e espanta a má fase!

Retrospecto em São Paulo

Por Wagner Maia
Especial para o blog Toca do Leão

O histórico dos confrontos entre Sport e Corínthians, realizados em São Paulo, é bem favorável ao Leão da Ilha.

Vejamos: foram sete as partidas disputadas entre os dois times, na capital paulista. Destas, O Sport venceu duas e empatou quatro, tendo sido derrotado somente em uma partida (3x2, em 1995).

Uma das duas vitórias do Sport sobre o Alvinegro do Parque São Jorge, atuando fora de casa, teve um sabor especial para a imensa e apaixonada torcida rubro-negra, pois o Leão goleou o chamado Timão, pelo placar de 3x0.

Essa importante vitória aconteceu no Brasileiro de 1994, época em que o Sport ainda tinha em seu time Juninho Pernambucano. Há 13 anos, um garoto, ele era chamado pela torcida de Reizinho da Ilha.

Espero que a recordação dessa goleada traga bons fluidos para o nosso Sport. Que o Leão encontre, diante do Corínthians, a reabilitação no campeonato.

*Wagner Maia, 60 anos, é engenheiro civil. É um torcedor apaixonado pelo Sport Club do Recife, clube que conheceu e aprendeu a amar através de seu pai, Jorge Maia, ex-vice-presidente de esportes amadores e de patrimônio do Leão, e que hoje empresta seu nome ao ginásio de basquete do Sport.

Futebol Profissional - Ficha do Jogo

Equipe Toca do Leão

CORÍNTHIANS X SPORT

Campeonato Brasileiro - Série A - 28ª rodada

Local: estádio do Pacaembu (São Paulo)
Data: Sábado, 29/9 (hoje!)
Horário: 18h10

Transmissão em TV fechada (Sky/Net); para Pernambuco e RJ no canal Sportv; para o restante do Brasil em pay-per-view.
Arbitragem: Leonardo Gaciba/RS (Fifa), auxiliado por Hilton Moutinho/RJ e Cleidy Mary/SC (Fifa)


Equipes:

Corínthians - Felipe; Fábio Braz, Vampeta e Betão; Iran, Bruno Octávio, Moradei, Héverton e Everton Ribeiro; Everton Santos e Finazzi. Técnico: Nelsinho Baptista

Sport - Magrão; Luisinho Netto, César, Durval e Dutra; Éverton, Júnior Maranhão, Romerito e Adriano Gabiru; Anderson Aquino e Da Silva. Técnico: Geninho



sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Time definido

Por Daniel Leal

Terminou, agora há pouco, o último treino do Sport antes do jogo contra o Corinthians. O esquema vai ser mesmo o 4-4-2. A última dúvida que ainda pairava na Ilha também foi resolvida: Luisinho Netto ganhou a vaga de Diogo na lateral-direita e vai ser o titular amanhã.

Em relação ao jogo contra o Náutico, o Leão terá quatro mudanças. Entrarão: Júnior Maranhão, Anderson Aquino, Luisinho Netto e Adriano Gabiru. Saíram Ticão e Carlinhos Bala, suspensos; Diogo e Gustavo, por opção técnica.

No mais o time é o mesmo. Vamos à escalação do Sport:

Magrão; Luisinho Netto, César, Durval e Dutra; Everton, Júnior Maranhão, Romerito e Adriano Gabiru; Da Silva e Anderson Aquino.

Aqui vão os relacionados:

Adriano Gabiru, Anderson Aquino, Bia, Bilica, Bruno, César, Cléber, Da Silva, Durval, Dutra, Diogo, Everton, Fabiano, Fábio Gomes, Igor, Júnior Maranhão, Luizinho Netto, Magrão e Romerito.


*Os jogadores em negrito(8) ficam no banco, sendo que um sobra no momento do jogo. Um lateral ou um dos três volantes deve ser liberado antes da partida. Para o ataque, Geninho conta apenas com Fabiano.

Aleluia!

Por Daniel Leal

Acreditem se quiser! Finalmente, torcedor! O zagueiro Gustavo não vai jogar e, inclusive, não vai ficar nem no banco de reservas. O técnico Geninho comentou o fato, saindo em defesa do jogador.

"O Gustavo está em boas condições físicas"; "O Gustavo foi o melhor do nosso sistema defensivo no jogo contra o Flamengo e ninguém o elogiou"; " O jogador sente a pressão..."; "Imagine se fosse o Gustavo que errasse o chute que originou o primeiro gol do Náutico. Iriam colocar ele no coqueiro de Boa Viagem".

Mas aí já seria demais não é, torcedor? Querer que Geninho tirasse seu protegido e ainda não saisse em sua defesa.

Tá de bom tamanho: deixando Gustavo de fora, a torcida já agradece.

Corinthians confiante

Por Daniel Leal

Para quem está na situação que eles estão, o time do Parque São Jorge esté bem confiante.

Em declaração ao site Futebol Interior, o meia Aírton falou: "É impensável não conseguir vencer o Sport no sábado. Temos que partir para cima, estaremos jogando em casa", disse o jogador.

Já no site globo.com, o primeiro parágrafo de uma notícia referente ao duelo contra o Sport começa assim: "Empate ou derrota contra o Sport, sábado, no Pacaembu? Não sugira isso aos atletas do Corinthians. Em décimo sétimo lugar no Campeonato Brasileiro, o Timão tem 33 pontos e está na zona de rebaixamento. Qualquer resultado que não seja a vitória contra os pernambucanos é considerado desastre para o elenco".

Fontes:
http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=22665

http://globoesporte.globo.com/

Arbitragem definida

Por Daniel Leal

Leonardo Gaciba, árbitro FIFA, do Rio Grande do Sul, foi o juíz escalado pela CBF para apitar Corinthians x Sport, amanhã (29), no Paacembú.

Gaciba será auxiliado por Hilton José Moutinho (RJ) e Cleidy Mary Ribeiro (SC).

Polêmica

A diretoria do Sport não gostou da escalação de Gaciba para apitar esse jogo. Todo mundo sabe que o Corinthians não passa por um bom momento e esse jogo está sendo encarado de forma fundamental para reabilitação do time paulista na competição.

Outro fator importante é o condicionamento físico de Leonardo Gaciba. O árbitro FIFA não passou nos primeiros testes físicos realizados pela CBF, mas, em segunda chance, foi aprovado. Foi favor? Ninguém sabe...

O que se sabe bem é que Gaciba vem errando muito, está mal condicionado e sempre atua à favor da mídia...

Vamos ver no que vai dar...

Loja do Sport em construção

Por Daniel Leal
com informações do site oficial

As obras para o erguimento da Loja Oficial do Sport estão a todo vapor. Desde ontem, quinta-feira (27), os operários trabalham duro para que a obra se encerre em, no máximo, 90 dias.

A construção está sendo feita onde antes existia uma pizzaria, colada ao Sport. Quem passar pela av. Sport Club do Recife vai ver bem a movimentação no local do erguimento da loja.

A obra tem parceria com o grupo Roxos & Doentes e a Ático Engenharia.

Mais no site oficial do Sport:
http://www.sportrecife.com/ver_noticia.php?id=2007-09-27-16:35:47

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

DM Rubro-Negro

Por Diego "Sorriso"

Novamente o Departamento Médico do Clube está povoado, com figurinha repetida, novidades e fatalidade. Trata-se dos atletas: Luizinho Netto, Reginaldo, Jadílson e novamente o meia Rosembrik.

No primeiro caso temos o lateral direito Luizinho Netto que ainda não melhorou da entorse do tornozelo e segundo o médico do clube o atleta sentiu novamente o tornozelo no treino de ontem pela manhã e fará fisioterapia e tratamento de choque para poder saber se reunirá condições de jogo.

O meia atacante artilheiro da Copa Pernambuco, Reginaldo, machucou o joelho e após fazer exame de imagem teve alteração na musculatura do local. O jogador fará um tratamento de impacto depois de diminuição do inchaço para saber se será preciso fazer uma artroscopia.

O caso do atacante Jadílson já é conhecida por todos, o mesmo sofreu uma entrada criminosa do zagueiro Vágner no clássico dos clássicos e ficará novamente de molho por 6 meses. Ele que ainda muito chateado com a situação não desculpou o zagueiro do Náutico e pediu que o advogado do Sport entrasse com uma ação contra o atleta Vágner Silva.

A figurinha repetida fica por parte do atleta Rosembrik ou Rosenvidro, como é conhecido pela torcida, dessa vez trata-se novamente da virose. Esta de tal forma que o atleta foi afastado do restante do grupo para não contaminar os demais atletas.

Sport muda o esquema tático

Diego "Sorriso"

Após às suspensões do atacante Carlinhos Bala, do volante Ticão e os erros de escalação do time rubro-negro por parte do técnico Geninho. O Sport mudará sua forma de jogar, para o jogo contra o Corinthians no próximo sábado pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Sport virá no tradicional 4-4-2, com essa novidade tática, os jogadores Adriano Gabiru, Júnior Maranhão e o meia atacante Anderson Aquino, que treinaram como titulares, terão oportunidade de começar jogando no próximo jogo.

A mudança tática se deve a 3 fatores em potenciais, um deles é a suspensão dos atletas já mencionados e da pressão constante da diretoria rubro-negra, torcida e imprensa, pelo fato de Geninho insistir num esquema extremamente defensivo, em que além de três zagueiros e dois laterais, ainda utiliza três volantes, com apenas um meia-atacante.

Além desses motivos a crítica mais forte fica por parte da escalação do zagueiro Gustavo, que ainda não disse para que veio, e o que mais irrita a torcida rubro-negra é que não existe só ele como opção e sim, na opinião da maioria, 3 zagueiros que poderiam ser titulares, são eles: Durval, César e Igor.

Esse último saiu da equipe por suspensão e não voltou a figurar entre os titulares sem nenhuma justificativa tática ou prática. Com tudo isso a o time titular treinou na seguinte formação: Magrão, Diogo, César, Durval e Dutra; Júnior Maranhão, Everton, Romerito e Adriano Gabiru; Anderson Aquino e Da Silva.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Ipojuca x Sport é daqui a pouco

Por Mariana Maia

O time B do Sport entra em campo daqui a pouco, para enfrentar a equipe do Ipojuca. O jogo, pela 6ª rodada da Copa Pernambuco, começa às 19h30, no estádio Antônio Dourado Neto, em Ipojuca.

As novidades no time do Sport serão as presenças do goleiro Gustavo, do lateral-esquerdo Bruno e do volante Bilica. O lateral-direito Serginho e o meia William também estão relacionados.

Com um elenco relativamante numeroso, a iniciativa de utilizar os jogadores do grupo principal é muito boa, porque os mantém em ritmo de jogo.

O último jogo do Sport na Copa foi diante do Náutico, no sábado passado, quando empatou por 1x1.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Jadilson: nova parada na carreira





O momento exato em que Jadílson foi atingido por Vágner
Imagem: pe360 (www.pe360graus.globo.com)

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O atacante Jadilson, ao que tudo indica, deverá mesmo passar por nova cirurgia, dessa vez para reparar uma lesão nos ligamentos do joelho direito.

Jadílson foi vítima, no último domingo, de uma jogada pra lá de violenta do zagueiro alvirrubro Vágner Silva, já perto do final da partida entre Náutico e Sport, nos Aflitos.

No lance, o "atleta" timbu atingiu o atacante rubro-negro bem no joelho. Repito: pensava Vágner que estava chutando o joelho operado?! Se pensava, errou. Mas acertou o joelho bom de Jadílson e o condenou a mais 6 meses fora do futebol.

A Equipe Toca do Leão entrou em contato com o dirigente Guilherme Beltrão, que confirmou o que parte da imprensa já havia divulgado hoje, embora timidamente: a direção rubro-negra vai acionar o zagueiro alvirrubro na Justiça Desportiva.

Guilherme nos contou que a idéia da direção rubro-negra é tentar conseguir, junto ao STJD, que o zagueiro do Náutico fique afastado dos gramados pelo mesmo período que Jadílson, ou seja: 6 meses.

O advogado rubro-negro Márcio Jatobá é quem vai cuidar da causa, anexando à papelada o laudo médico de Jadílson e as imagens do jogo.

Eu, pessoalmente, acredito que esse período de 6 meses sem jogar - se assim for julgado pelo STJD - seria justíssimo para Vágner. Nesse tempo, ele deveria refletir sobre a atitude irresponsável e desumana que teve.

Injusto mesmo será Jadílson passar mais 6 meses longe da bola. O atacante, que faz 27 anos no mês que vem, está bastante abalado - como não poderia deixar de ser - e chegou até a pensar em parar com o futebol, desde que sofreu a agressão, há 2 dias.

A cirurgia, em princípio, deve acontecer já na próxima semana. Sobre a justiça, vamos aguardar o desenrolar dos fatos

Guilherme Beltrão adiantou, ainda, que o canal por assinatura Sportv estará veiculando uma matéria por esses dias. Portanto, fique ligado, torcedor!

Lendo e escutando as notícias hoje, observei que muita gente que acompanha o futebol e, que certamente viu o lance, optou por não se posicionar.

Navegando pela rede encontrei, enfim (ufa!), o texto do jornalista Tiago Medeiros, da TV Globo, postado hoje no seu futeblog360. Por considerá-lo sensato e corajoso, resolvi postar aqui. Segue na íntegra.

Jadílson: vitima da ignorância

Quando o bonde engata a ré é dose, amigo. O médico do Sport, Stemberg Vasconcelos, confirmou a contusão do atacante Jadílson, que rompeu os ligamentos do joelho direito após sofrer uma entrada descabida e irresponsável do zagueiro Wagner, do Náutico.

Vi o lance esta manhã e confesso que me impressionei com a jogada. De cima para baixo, acertando em cheio o joelho do colega de profissão. Não consigo encontrar uma justificativa para um fato como esse.

Você agredir um colega, prejudicando sua carreira? Não há calor de jogo, provocação que redunde isso. Racionalmente, não aceito.


http://pe360graus.globo.com/blogs/futeblog.asp




Copa Pernambuco tem jogo nesta quarta

Por Mariana Maia

O Sport B volta a jogar amanhã(26), pela última rodada da 1ª fase da Copa Pernambuco. O jogo é diante da equipe do Ipojuca, a partir das 19h30, no estádio Antônio Dourado Neto, no município litorâneo de Ipojuca.

No último sábado, o Leão empatou com o Náutico, em 1x1, no campo auxiliar da Ilha, com gol do zagueiro Elias.

Alguns jogadores do elenco principal têm sido aproveitados na Copa Pernambuco, como o meia Williams, que cruzou a bola do gol no clássico, Fábio Gomes, Du Lopes e o lateral Serginho.

Após o empate, o Rubro-Negro chegou aos 11 pontos nos 5 jogos disputados. Foram 3 vitórias (Íbis, Ferroviário e Atlético Vicência) e 2 empates (Vera Cruz e Náutico); 17 gols pró e apenas 5 contra.

O Sport ocupa a 2ª posição do grupo 1*. No grupo 2**, quem lidera é o Porto, com 13 pontos.

*Grupo 1: Sport, Náutico, Vera Cruz, Íbis, Ferroviário, Atlético Vicência e Ipojuca.
**Grupo 2: Santa Cruz, Porto, Ypiranga, Sete de Setembro, Sete de Cupira, Tracunhaém e Palmares.

Cobranças na Ilha

Por Irce Pires

Na manhã desta terça-feira,25, Homero Lacerda e Guilherme Beltrão reuniram-se com Geninho para uma conversa particular. Após esse encontro, Geninho bateu um longo papo com seus comandados. O assunto? O professor cobrou de seus atletas maior empenho nas partidas.

No primeiro turno, já sob o comando de Geninho, o Sport somou 13 dos 24 pontos disputados. Agora, no segundo turno do Brasileirão, dos mesmos 24 pontos em jogo, o Rubro-Negro somou apenas nove.


Essa queda de rendimento é visível. O Sport não é mais o mesmo time, está apático em campo.

Por conta das conversas ocorridas, o trabalho físico teve início às 10h e durou cerca de meia hora. A movimentação ocorreu no campo auxiliar da Ilha. Os exercícios visaram à regeneração do grupo após o clássico.


Agora à tarde, na Ilha, todo o elenco treina novamente.

DM - O lateral Luizinho Netto e o meia Rosembrick recuperam-se de lesão no tornozelo e virose, respectivamante. A expectativa é de que eles sejam liberados ainda esta semana.




Jadílson pode ser operado novamente

Por Mariana Maia

Foi com um misto de tristeza e irritação que li, no Blog do Torcedor*, em postagem do jornalista João de Andrade Neto, que o atacante Jadílson pode vir a ser operado novamente, desta vez no joelho direito. Quem atesta a possível necessidade de cirurgia é o médico rubro-negro Stemberg Vasconcellos.

O bom jogador rubro-negro vem sofrendo, há duas temporadas, com artroscopias no joelho esquerdo. Foram duas em um intervalo de apenas um ano.

Justamente quando voltou a jogar, há apenas duas partidas, Jadílson sofreu uma agressão em campo - uma falta criminosa do zagueiro alvirrubro Vágner - no jogo do último domingo, nos Aflitos.

O atleta(?!) adversário atingiu o atacante leonino, sem bola, com um chute maldoso. O árbitro Émerson Sobral, que talvez não tenha observado nitidamente o lance, mostrou apenas o cartão amarelo a Vágner.

Fico me perguntando se o jogador do Náutico achava que, ao atingir o joelho direito de Jadílson, estaria acertando o local operado. Não era. Mas foi horrível do mesmo jeito.

PROVIDÊNCIAS - Penso que a direção do Sport deveria tomar providências a respeito. E lembro que o atacante Obina, do Flamengo-RJ, foi julgado e punido, na semana passada, através de imagens, por ter agredido com uma cotovelada o zagueiro Índio, do internacional-RS. Foi de 120 dias a suspensão imposta pelo STJD ao jogador baiano.

Só com julgamentos e punições aplicadas corretamente daremos um fim à violência dentro das quatro linhas. Do contrário, teremos lances cada vez piores. Futebol é coisa séria e deve ser encarado como tal!

Vamos aguardar a realização dos exames médicos em Jadílson. Torcemos para que uma cirurgia não seja necessária.

*www.jc.com.br/blogdotorcedor

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Esportes Amadores - Futebol Feminino

Rubro-Negras estreiam com vitória

Por Mariana Maia

O time de futebol feminino do Sport estreou com vitória, pelo 2º turno do campeonato pernambucano. As leoninas venceram o Real Futebol Clube por 2x0, ontem(23) pela manhã, no campo do Bueirão, na Torre.

O próximo jogo do Sport (2ª rodada do 2º turno) é no domingo que vem, dia 30, contra o Barreirense Futebol Clube. A partida - de acordo com a FPF - está marcada para às 16h, no Centro Social de Camaragibe.

Leia a história da conquista rubro-negra do 1º turno...

As meninas rubro-negras foram campeãs invictas do 1º turno do campeonato pernambucano, ao vencerem o Náutico por 3x2, em partida disputada nos Aflitos, no domingo 16/9. Os gols rubro-negros foram de Gabi (2) e Jaciara.

Para chegar à final, o grupo leonino venceu 4 adversários: Real (2x0), Barreirense (2x0) e Sete de Setembro (3x0), na 1ª fase; e Faculdade Maurício de Nassau (2x0), na semifinal.

Nessa fase, foram 5 vitórias em 5 jogos; 12 gols pró e apenas 2 contra. Uma campanha irretocável.

O treinador da equipe rubro-negra é Bruno Angeiras e, pelo menos duas atletas destacaram-se na campanha do turno: a meia-direita Gabi - autora de dois gols na final - e a atacante Charrila.

A todos que fazem o futebol feminino do Sport ( jogadoras, comissão técnica e organizadores) os parabéns da Equipe Toca do Leão e o desejo de sucesso (já começou!) neste 2º turno estadual. À Janira Ricardo - Nira - nossos agradecimentos pelas informações.


Esportes Amadores - Futsal

Sport conquista turno

Por Mariana Maia

Com informações do site oficial

O time de futsal do Rubro-Negro, categoria adulto masculino, venceu a forte equipe da Universo, no último sábado(22), conquistando o 1º turno do campeonato pernambucano.

Como já tinha vencido o 1º jogo, no dia 15, na Ilha do Retiro, por 5x3, o Sport jogava pelo empate para conquistar a fase.

Nesse 2º confronto, disputado no Geraldão, o Leão chegou a estar perdendo, no tempo normal, por 4x3, mas foi à prorrogação e venceu por 2x1. Os gols da vitória foram marcados por Prego e Ribeirão.

O Sport estréia no returno, no próximo sábado(29), diante da equipe do Condado, no ginásio Marcelino Lopes, na Ilha. Na 1ª fase, deu Condado por 6x3.

Parabéns, rubro-negros! Campeões do 1º turno com méritos!

Mais alterações na tabela

Por Daniel Leal

Três jogos sofreram alterações. Na 31° rodada: Sport x Figueirense passou do dia 13/10 (sábado) às 16h, para o dia 12/10 (sexta-feira) às 20h30.

Na 32ª rodada: Botafogo x Sport, no Maracanã, seria no dia 21/10 (domingo), mas passou para o dia 20/10 (sábado) às 17h10 (18h10 de Brasília).

Na 33° rodada: Sport x São Paulo, na Ilha, que será no dia 28/10, teve seu horário alterado das 16h para às 15h.

OBS.: Algumas mudanças de horário se deram em função do horário brasileiro de verão, que funcionará a partir da zero hora do dia 14/10, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Em princípio, dois desfalques

Por Daniel Leal

Após a derrota para o Náutico, veja a contabilidade das perdas para o próximo jogo, no domingo(29), contra o Corinthians, em São Paulo.

Ticão levou o terceiro amarelo e está fora da partida. Seu substituto vai ser definido nos treinamentos durante a semana, mas Bia e Bilica devem disputar sua vaga, caso Geninho queira manter um homem de pegada a frente da zaga.

Carlinho Bala, que foi expulso, também é desfalque certo para enfrentar o Corínthians. Para a vaga de Bala, o treinador dispôe várias opções: Jadílson, Fabiano, Anderson e Reginaldo. Os dois primeiros são os mais cotados.

Fora os desfalques por suspensão, ainda temos no DM Rosembrick, que segue gripado, e Luizinho Netto, contundido. Assim, Diogo deve atuar novamente na ala direita.


domingo, 23 de setembro de 2007

Sport, incompetente, perde para o Náutico

Por Mariana Maia

Um jogo truncado e de pouca emoção, foi o que se viu esta tarde, nos Aflitos, na vitória de 2x0 do Náutico sobre o Sport. As duas equipes, bem postadas na defesa e saindo em contra-ataques proporcionaram um jogo morno para as torcidas.

Mas a torcida alvirrubra acabou saindo feliz, pois seu time desequilibrou em dois lances isolados, ambos com o lateral Júlio César. Sorte deles, que arriscaram e conseguiram. Azar do Sport, que foi incompetente em todos os setores e que parecia ter entrado para empatar. E quem entra para empatar...

NO 1º TEMPO, apenas três boas chances para o time da casa, uma delas convertida por Júlio César, que aproveitou uma bobeira da defesa rubro-negra e, de fora da área, mandou um belo chute, no ângulo.

Vale lembrar que o lance que originou o gol alvirrubro nasceu de uma falta boba cometida por Gustavo...sempre ele. As outras chances do Náutico foram com Marcelinho, de cabeça e Felipe, num chute forte de fora da área.

A única vez que o Sport chegou com perigo, na 1ª etapa, foi com Da Silva, que recebeu na esquerda e chutou na rede, só que pelo lado de fora.

O Sport foi para o intervalo em desvantagem, mas com tempo suficiente pra reverter o marcador. O que não aconteceu, por pura limitação técnica da equipe e falta de garra.

Na volta para O 2º TEMPO, Geninho trocou o péssimo Gustavo (só o próprio Geninho aposta nele) por Adriano Gabiru, e o time passou do 3-5-2 para o 4-4-2. O esquema, porém, em nada modificou o ritmo do jogo para o Sport, que continuava na retranca e sem criatividade.

Aos 24 minutos, o Sport ficou com um homem a mais, já que Toninho foi expulso. Apenas dois minutos depois, mais duas expulsões: Elicarlos e Bala. O jogador alvirrubro fez falta no rubro-negro. Bala, ao cair, deixou a perna e provocou a queda de Elicarlos. Emerson Sobral, então, sacou os dois do jogo.

Continuava pior para o Náutico, mas o Sport, sem Bala, perdeu qualquer chance de reação. Geninho ainda promoveu a estréia do atacante Fabiano, no lugar de Ticão. Antes disso (aos 17) Jadilson já tinha entrado na vaga de Da Silva.

CHANCES - Na etapa final o Sport chutou bem mais a gol que na 1ª, num total de cinco vezes, através de Diogo, Bala, César, Romerito e Durval. Duas delas levaram perigo à meta de Eduardo, ambas de falta. Na 1ª, Durval mandou forte sobre o travessão e na 2ª foi a vez de Romerito quase marcar, mas Eduardo tirou de ponta de dedo.

O Náutico teve quatro chances, sendo duas com Geraldo, uma com Radamés e outra com Júlio César, que aproveitou um contra-ataque rápido e, mais uma vez, não desperdiçou, fechando o placar em 2x0.

Foi a primeira vitória do Náutico sobre o Sport na temporada, já que há quatro partidas - ou 11 meses - o Alvirrubro não sabia o que era ganhar do Rubro-Negro. Não sabia o que era nem mesmo empatar.

DESTAQUES NEGATIVOS - Para o volante e ex-capitão rubro-negro Éverton, que recebeu o cartão amarelo com poucos minutos de jogo e escapou de ser expulso já no 1º tempo, ao fazer várias faltas desnecessárias e violentas.

Para o zagueiro Gustavo, que só sabe cair e fazer faltas. Uma delas acabou resultando no 1º gol do Náutico. Repito: Só Geninho mantém Gustavo na equipe.

E finalmente, destaque mais do que negativo para o zagueiro Wagner, do Náutico, que sutilmente chutou Jadílson, bem no joelho e sem bola. Foi um lance criminoso e Émerson Sobral mostrou apenas o amarelo.

Com a derrota, o Sport perdeu uma posição, estando agora em 10º e, de forma ilusória, na zona da Sulamericana. Digo ilusória porque o futebol rubro-negro só fez cair de quatro rodadas pra cá. É incrível, mas estamos a apenas três pontos da zona de rebaixamento...Então, todo cuidado é pouco!

O próximo jogo do Leão é no sábado(29), contra o Corínthians, em São Paulo. Olho nesse time, Geninho!

-----------------------------------------------------

FICHA DO JOGO

Náutico 2 x 0 Sport

Equipe Toca do Leão

Local: Estádio dos Aflitos (Recife-PE)
Árbitro: Émerson Luiz Sobral (PE)
Público: 19.135 pagantes
Renda: R$ 275.687,00
Cartões Amarelos: Júlio César, Acosta e Toninho (Náutico); Éverton, Gustavo, Ticão e Dutra (Sport)
Cartões Vermelhos: Toninho e Elicarlos (Náutico); Carlinhos Bala (Sport)
Gols: Júlio César, aos 37’ do primeiro e aos 33’ do segundo tempo (Náutico).

Náutico
Eduardo, Sidny (Wagner), Toninho, Everaldo e Júlio César; Daniel Paulista, Elicarlos, Geraldo e Acosta (Deleu); Marcelinho e Felipe (Radamés).
Técnico: Roberto Fernandes.

Sport
Magrão, César, Gustavo (Adriano Gabiru) e Durval; Diogo, Éverton, Ticão (Fabiano), Romerito e Dutra; Carlinhos Bala e Da Silva (Jadílson).
Técnico: Geninho.

Expectativas para o Clássico

Por Mariana Maia

É daqui a pouco, rubro-negro! Falta uma hora e alguns minutos para mais um Clássico dos Clássicos. Um jogo entre Sport e Náutico que é, talvez, o mais esperado da temporada 2007.

Há muito tempo que eu não via uma semana que antecede o Clássico cercada de tantas expectativas por parte de torcedores do Sport e do Náutico, tantos mistérios nos treinos e alarde da imprensa esportiva.

HISTÓRICO - No primeiro jogo envolvendo as duas equipes, este ano, era apenas o primeiro Clássico do Pernambucano e não havia motivo pra tanta expectativa. Jogando nos Aflitos, deu Sport 1x0, no mês de fevereiro.

Chegava o segundo jogo, pelo Estadual, e o Sport estava numa fase incrível, com "pinta de campeão". Não deu outra: na Ilha, Sport 2x0, em abril. Depois disso o Sport sagrou-se bicampeão pernambucano.

Aí veio o Brasileirão e o 1º jogo na Ilha. O Sport acabava de receber Geninho e precisava da reabilitação. O Náutico já não passava por uma boa fase. Deu Sport, 4x1, no mês de julho.

HOJE - Enfim, é chegada a hora do 4º Sport x Náutico do ano. Hoje, Náutico x Sport, nos Aflitos. Na bagagem, 4 vitórias rubro-negras consecutivas, se contarmos o último jogo do ano passado (2x0, na Ilha, em outubro), ainda pela Série B e com 2 gols do artilheiro Fumagalli.

O Alvirrubro passa por uma ótima fase no Brasileirão, já que vem de 3 vitórias consecutivas, duas delas fora de casa. De qualquer forma, tem 6 pontos a menos que o Sport e ainda ocupa a zona de rebaixamento.

Já o Leão sofreu uma queda de produção, desde que perdeu para o Fluminense, na Ilha e empatou com o América (lanterna), em Natal. Mas recuperou-se diante do Paraná, com um 3x1, na Ilha, chegando aos 36 pontos. O Rubro-Negro deve crescer diante do Náutico.

Só podemos esperar um grande jogo. Vai lá, Sport, ganha mais essa e dispara de vez rumo a uma vaga na Sulamericana!

A Equipe Toca do Leão espera que o jogo de hoje seja de muita paz entre as torcidas. Sem provocações, nem brigas, nem arruaça. Que seja um show de verdade!

Previsão

Por Daniel Leal

É clássico, torcedor! Sport e Náutico vêm embalados por bons resultados na última rodada e prometem fazer um jogo inesquecível na tarde deste domingo,23.

Apesar das aparentes dúvidas, os dois times devem vir com a sua formação já tradicinal e com todos os seus titulares.

Vamos ao Náutico:

O time comandado pelo bom técnico, pernambucano, Roberto Fernandes, apesar do suspense feito durante a semana só não vai contar com Onildo, que ainda cumpre suspensão; no mais, deve ter todos os jogadores à disposição.

Acosta, que foi a grande dúvida durante a semana, reclamando de dores na virilha, parece que, finalmente, cedeu ao "migué" e vai jogar.

Júlio César, lateral-esquerdo, e Daniel Paulista, volante, treinaram durante a semana no time reserva, mas também vão jogar no time titular. Tudo isso arte-manha de Roberto Fernandes para despistar o time Rubro-negro.

Felipe, o artilheiro Timbu, está voltando de contusão, mas deve mesmo ficar no banco, já que está sem ritmo de jogo e o atual titular, Marcelinho, está vivendo um bom momento no ataque ao lado do uruguaio Acosta e de Geraldo.

Leão na retranca?

Após testado e aprovado pela torcida, na vitória contra o Paraná, na última rodada, o esquema 4-4-2, mais uma vez, foi posto de lado e, na partida contra o Náutico, retorna o velho 3-5-2, o preferido de Geninho.

As novidades são a volta de Diogo à lateral-direita, e o retorno de Gustavo à zaga, mandando Igor ao banco de reservas.

No meio de campo, permenece a boa dupla de volantes Ticão e Éverton, os dois têm ótimo entrosamento e voltaram a jogar juntos, contra o Paraná, mostrando o porquê de serem os titulares na cabeça-de-área. Romerito, que é segundo volante, vai ficar responsável pela criação das jogadas.

Dutra, que foi dúvida durante toda a semana, vai jogar. O lateral-esquerdo se recuperou da contusão e está apto para enfrentar o Náutico.

Quem não vai ficar nem no bando é Rosembrick e Luisinho Netto. O primeiro está com uma forte virose e foi vetado pelo DM, já Luisinho está contundido e deve retornar na próxima rodada.

E na Previsão!?

O chavão "clássico é clássico" parece estar mais em moda do que nunca. Os dois times vêm de vitórias e estão motivados para a partida de logo mais, às 16h.

Sport e Náutico devem proporcionar uma das melhores partidas do ano em Pernambuco.

O jogo deve ser muito movimentado. Espero mesmo é uma grande correria no início da partida. Afobação, nervosismo, todos os ingredientes de um bom clássico devem aparecer nessa grande partida de hoje.

Apesar da correria do jogo creio num Sport mais cauteloso, esperando o Náutico para sair nos contra-ataques. Não vejo Geninho pondo o Leão pra cima do Náutico, Carlinho Bala e Diogo pela direita devem ser bastantes requisitados nos contra-golpes.

Destaques para os goleiros Eduardo, do Náutico e Magrão, do Sport; ambos vivem o melhor momento de suas carreiras e vem pegando tudo.

Falando em defesa, mais uma vez, Geninho vai insistir em pôr Gustavo como titular, deixando Igor no banco. Não concordo, mas vamos ver no que vai dar.

Na linha Acosta e Geraldo pelo Timbu e Carlinhos Bala e Durval pelo Leão são os "xodós" da torcida e, certamente, os principais jogadores de cada lado.

Vale também uma atenção para Sidny, lateral-direito alvirrubro, que vem jogando muito bem, chuta forte e ataca em demasia.

Se houver alguma novidade na escalação das equipes só apostaria na entrada de Felipe no ataque no lugar de Marcelinho. Seria um modo de Roberto Ferander de surpreender Geninho pondo um homem de referência no ataque.

Palpite:

Náutico 1 x 2 Sport

------------------------------------------

FICHA DO JOGO

Náutico x Sport

Campeonato Brasileiro - Série A - 27ª rodada

Local: Estádio dos Aflitos (Recife-PE)

Data: 23/09/2007

Horário: 16 horas

Árbitro: Émerson Luiz Sobral (PE), auxiliado por Luciano Cruz (PE) e Lorival Cândido (RN).

Náutico - Eduardo; Toninho, Everaldo e Daniel Paulista; Sidny, Elicarlos, Radamés, Geraldo e Júlio César; Acosta e Marcelinho. Técnico: Roberto Fernandes.

Sport - Magrão; Gustavo, Durval e César; Diogo, Ticão, Everton, Romerito e Dutra; Carlinhos Bala e Da Silva. Técnico: Geninho.






Copa Pernambuco

Empate no Clássico dos Clássicos

Por Mariana Maia

O Sport empatou com o Náutico, em 1x1, pela 5ª rodada da Copa Pernambuco. O jogo foi ontem à tarde, no campo auxiliar da Ilha do Retiro.

O gol rubro-negro foi marcado pelo zagueiro Elias, após cobrança de escanteio do meia Williams. Os alvirrubros marcaram de pênalti, cometido por Du Lopes e convertido por Eduardo.

O Leão teve dois jogadores expulsos: Du Lopes e o lateral Cleidson. Além de Du, outros jogadores do elenco principal têm sido aproveitados na Copa Pernambuco, como o meia Williams, que cruzou a bola do gol, Fábio Gomes e o lateral Serginho.

Após o empate, o Rubro-Negro chegou aos 11 pontos nos 5 jogos disputados. Foram 3 vitórias (Íbis, Ferroviário e Atlético Vicência) e 2 empates (Vera Cruz e Náutico); 17 gols pró e apenas 5 contra.

O Sport é o vice-líder do grupo 1*, que tem o Náutico na 1ª colocação. No grupo 2**, quem lidera é o Porto, com 13 pontos. A próxima partida do "Sport B" é diante do Ipojuca, na quarta-feira(26), no município litorâneo.

*Grupo 1: Sport, Náutico, Vera Cruz, Íbis, Ferroviário, Atlético Vicência e Ipojuca.
**Grupo 2: Santa Cruz, Porto, Ypiranga, Sete de Setembro, Sete de Cupira, Tracunhaém e Palmares.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Uniforme Preto pode ser novidade




Imagem: loja oficial - www.lojadosport.com.br
Por Daniel Leal

Parece que vai ser dessa vez, torcedor! Finalmente, a torcida vai poder prestigiar a uniforme número três, todo preto.

O padrão é preferência entre os rubro-negros, principalmente, quando questionados sobre a escolha entre esse e o tradicional segundo padrão, todo branco.

Vamos ver se dessa vez sai!

É "migué", uruguaio!?

Por Daniel Leal

Pela segunda vez na semana, o uruguaio Beto Acosta saiu no meio do treinamento sentido fortes dores na virilha esquerda. O fato é que o jogador estaria, segundo o médico alvirrubro, o Dr. Regueiros, fora da partida contra o Sport, caso o jogo fosse hoje.

Nossa equipe tentou entrar em contato com alguém da diretoria alvirrubra para saber da real situação de Acosta. Conseguimos falar, rapidamente, com o Diretor de futebol do Náutico o Cel. Vupian Novaes, que confirmou a contusão do jogador, mas negou que ele estaria fora do jogo de domingo: "Acosta, realmente, está com esse problema na virilha, mas a definição sobre sua participação ou não no jogo só se dará minutos antes da partida".

Nos treinamentos Ferreira substituiu Acosta.

Tá brincando, Alvirrubro!?

O técnico Roberto Fernandes também parece está querendo confundir a cabeça de Geninho. Hoje,no treinamento alvirrubro,o volante Daniel Paulista atuou no time reserva, dando vaga à Vagner, zagueiro; mudando assim o esquema tático do 3-5-2 para o 4-4-2. Daniel, vinha, até então, como titular absoluto no Náutico.

Outra situação inusitada foi entrada do lateral-esquerdo Hamilton no lugar de Júlio César. Estranho, pois Júlio vem numa crescente muito grande nos últimos jogos, sendo apontado até como um dos responsáveis pela subida técnica do time da Rosa e Silva.

Bom, é impressão ou estão, realmente, querendo confundir Geninho?

Bala x Acosta

Por Irce Pires

De um lado, um baixinho pernambucano, que já escreveu seu nome diversas vezes em confrontos contra o Náutico. Do outro, um gigante uruguaio, que ainda não jogou o que sabe em clássicos locais. Opostos na estatura, mas iguais no posto de “estrela” do time.

Carlinhos Bala já foi o carrasco dos alvirrubros pelo Santa Cruz e hoje é o ídolo da torcida rubro-negra. A credibilidade do baxinho vem dos 11 gols marcados no Brasileirão da série A e a boa participação na conquista do Campeonato Pernambucano 2007.

Acosta demorou a mostrar seu potencial, mas nas últimas rodadas vem sendo o destaque da equipe alvi-rubra. O “gringo” é, até agora, o único jogador a marcar quatro vezes em uma mesma partida do Brasileirão e nos últimos 3 jogos marcou, nada menos, que 8 gols.

No próximo domingo, 23, eles entrarão em campo comandando suas equipes em busca da vitória. Favoritismo? Eles não tocam nesse assunto; preferem acertar os ponteiros para o confronto.

Bala quer fazer, mais uma vez, sua comemoração da PAZ, enquanto Acosta pretende dançar a Cúmbia para agitar a galera.

Eles são artilheiros, ídolos e donos de comemorações particulares. Agora, é espera o apito final para saber quem levou a melhor nesse duelo de opostos tão semelhantes.


Esperos, claro, que Carlinhos Bala leve a melhor nessa!

Esquemas de segurança

Por Irce Pires

As torcidas já entraram no clima do jogo e, para garantir a segurança de todos os presentes, o Ministério Público e as autoridades dos clubes decidiram pôr tapumes para separar as torcidas.

Essa medida foi tomada para evitar provocações e arremessos de objetos entre os torcedores ocupantes da conhecida “região fronteira”.

Um forte esquema de segurança, envolvendo o Batalhão de Choque e a Polícia Militar, também foi planejado. Estima-se que cerca de 360 homens, divididos em: policiamento com cães, patrulhas de trânsito, guarnições especiais, entre outros, estejam nas ruas, garantindo a tranqüilidade do evento.

A pé – a Torcida Jovem do Sport, que comparece a todos os jogos da equipe, sairá da Ilha do Retiro rumo aos Aflitos a pé. Os torcedores não estarão sozinhos, eles serão escoltados pela PM durante todo o percurso.

A hora é de Clássico dos Clássicos

Por Irce Pires

No próximo domingo, 23, Sport e Náutico se encontrarão para viver a história de mais um clássico na longa trajetória dos clubes. O palco será o Estádio dos Aflitos.

Na tabela as equipes estão vivendo situações diferentes dentro da mesma competição: o Sport brigando por uma vaga na Sul-Americana ( e até na Libertadores da América) e Náutico lutando contra o rebaixamento. Apenas seis pontos separam os rivais pernambucanos.

O rubro-negro vem passando por um período de oscilações, alternando bons e maus momentos, enquanto os alvirubros tentam espantar de vez a má fase, somando três vitórias nos últimos jogos.

Sair vencedor de um clássico, além de dar a gostosa sensação de vitória sobre o rival, pode dar também, um “gás” maior ao time na seqüência do campeonato. O fato é que, o próximo confronto entre o Leão e o Timbu têm todos os ingredientes para ser um dos melhores clássicos já vistos.

Geninho prepara o Leão com muito mistério

Por Diego "Sorriso"

Muito mistério e muitas duvidas em relação ao time que irá enfrentar o Naútico, no Clássico de domingo, nos Aflitos.

A indefinição maior fica por parte do esquema tático que poderá variar do 3-5-2 para o 4-4-2. Após o treino tático de ontem, o técnico Geninho deixou mas uma vez a dúvida no ar. Com isso ele poderá vir com 3 zagueiros, formando: Durval, Igor e Bia improvisado na zaga.

Isso é bem possível de acontecer, porque o time ficaria flexível no decorrer do jogo aos dois esquemas táticos. Isso porque, ao se defender, o time teria 3 zagueiros, tendo Bia na zaga e fazendo uma marcação especial em um dos meias do Naútico.

Já quando o time atacar, Bia passaria a ser um primeiro volante e o time passaria a ir para o 4-4-2, liberando os meias. No mais o Sport ainda poderá ter algumas peças trocadas. Isso porque o lateral Luizinho Netto, que iria ficar de 10 a 15 dias fora dos jogos devido a um entorse no tornozelo, já melhorou e quer jogar.

Em contra partida, Diogo está pronto para mais um clássico. Já na lateral esquerda, Bruno, que estava quase certo para entrar, pode ficar no banco porque o lateral Dutra voltou a fazer treinos leves e é mais uma interrogação no time de Geninho. No restante, o time permanece o mesmo da vitória contra o Paraná.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Ingressos à venda também no Sport

Por Mariana Maia

Para o Clássicos dos Clássicos, no próximo domingo (23), a partir das 16h, nos Aflitos, a direção do Náutico destinou 5 mil ingressos. A quantidade corresponde a quase 25% do total de bilhetes postos à venda, que é de 19.800.

A direção rubro-negra conseguiu, junto ao Náutico, uma parte desses ingressos para serem vendidos na Ilha do Retiro. Desde ontem o Sport colocou 1.000 bilhetes à venda, nas bilheterias sociais e do arco.

A iniciativa da direção rubro-negra visa ao conforto do seu torcedor, que pode assim comprar o ingresso para o jogo em sua própria casa.

Nossa equipe entrou em contato com Alberto, do departamento financeiro do Sport, que informou que uma segunda carga de ingressos deve estar chegando amanhã à Ilha.

O detalhe é que apenas ingressos de arquibancada foram mandados pra Ilha, ao preço de R$25,00. Os ingressos de meia entrada ficaram disponíveis somente nos Aflitos e pontos de venda do clube, e terminaram ontem mesmo (primeiro dia de venda).

Os ingressos da campanha "Todos com a Nota", num total de 4.000, também foram destinados apenas aos donos da casa.

ATENÇÃO - Como nosso colega Daniel já postou aqui, no início da semana, é necessário que o torcedor do Sport, que queira ir ao jogo, fique atento à cor do ingresso que está adquirindo.

Isso se faz necessário pois apenas o bilhete na cor azul serve para os rubro-negros. Ingressos de outras cores - amarelos e laranjas - são destinados aos alvirrubros.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Definida arbitragem para o clássico

Equipe Toca do Leão

Na tarde desta quarta-feira, a comissão de arbitragem da CBF sorteou o trio que irá trabalhar no jogo entre Sport e Náutico - o chamado Clássico dos Clássicos - marcado para o domingo (23) no Estádio dos Aflitos.

O árbitro será mesmo pernambucano, ao contrário do que o Sport desejava. Émerson Sobral apitará a partida, auxiliado por Luciano Cruz, também pernambucano, e Lorival Cândido, do Rio Grande do Norte.

Aos árbitros desejamos um excelente trabalho! Lembramos que estamos de olho...

Programação de treinos

Equipe Toca do Leão

Nesta quinta-feira haverá treinamentos em 2 períodos, dando continuidade à preparação para o jogo diante do Náutico, no próximo domingo, nos Aflitos.

Na sexta-feira haverá treino - provavelmente o apronto - apenas no período da tarde. No sábado pela manhã deve acontecer o famoso rachão de véspera de jogo.

Ontem (terça) quando da reapresentação após a vitória diante do Paraná, o grupo rubro-negro treinou em 2 expedientes, enquanto hoje os trabalhos aonteceram somente à tarde.

Ígor liberado e Luizinho vetado

Por Mariana Maia

Duas notícias para Geninho e a torcida do Sport: uma boa, outra ruim.

Enquanto o zagueiro Ígor foi absolvido - por unanimidade - pelo STJD e está à disposição para domingo, o lateral-direito Luizinho Netto foi vetado pelo DM rubro-negro e fica de fora por cerca de 15 dias. Nesse período Luizinho tratará a entorse no tornozelo.

A absolvição de Ígor foi excelente, porque ele é peça fundamental no esquema com 3 zagueiros, que Geninho já admitiu voltar a usar no clássico. Eu, pessoalmente, espero que Ígor possa atuar ao lado de Durval e César; e que Geninho não faça opção por Gustavo.

DM Rubro-Negro

Por Mariana Maia

Os laterais Dutra e Luizinho Netto apresentaram alguns problemas após a reapresentação, ontem, e passaram a preocupar Geninho.

Dutra sentiu dores musculares, mas já deu voltas em torno do gramado na tarde desta quarta e amanhã já deverá treinar normalmente. Se tudo correr bem, o lateral-esquerdo titular não será problema para domingo, diante do Náutico.

Já Luizinho Netto pisou em falso durante o treino de ontem e torceu o tornozelo, sendo uma preocupação real não só para o clássico, como por mais alguns dias.

Luizinho - que vinha como titular há 2 jogos, no lugar de Diogo - realizou exame no dia de hoje para que o DM rubro-negro possa conhecer a gravidade da lesão e dar um parecer sobre o tratamento.

Assim, Diogo deve estar voltando ao time a partir do clássico.

Zagueiro Ígor será julgado

Por Mariana Maia

Ígor, zagueiro que é titular absoluto do Leão - ou pelo menos vinha sendo - será julgado na noite de hoje pelo STJD. Na pauta, a expulsão do jogador no jogo diante do América de Natal, há 10 dias.

Ígor, que já cumpriu 1 jogo diante do Paraná, no domingo passado, será incluso no artigo 250, que trata de "prática de ato desleal".

O jogador pode pegar de 1 a 3 jogos de suspensão, mas, comenta-se, deve ser absolvido, porque a falta que originou sua expulsão não foi considerada grave.

Esportes Amadores

Futebol Feminino volta a campo no domingo

Por Mariana Maia

O futebol feminino do Sport - campeão invicto do 1º turno do Pernambucano - volta a campo no próximo domingo (23), quando enfrenta o Real Futebol Clube, pela 1ª rodada do 2º turno estadual.

O jogo Real x Sport será no campo do Bueirão, na Torre, a partir das 9h da manhã. (Horário de acordo com a FPF, através de Elias Coelho, organizador do campeonato).

A CONQUISTA - As meninas rubro-negras foram campeãs invictas do 1º turno do campeonato pernambucano, ao vencerem o Náutico por 3x2, em partida disputada nos Aflitos, no último domingo. Os gols rubro-negros foram de Gabi (2) e Jaciara.

Para chegar à final, o grupo leonino venceu 4 adversários: Real (2x0), Barreirense (2x0) e Sete de Setembro (3x0), na 1ª fase; e Faculdade Maurício de Nassau (2x0), na semifinal.

Neste 1º turno, foram 5 vitórias em 5 jogos; 12 gols pró e apenas 2 contra. Uma campanha irretocável. O treinador da equipe rubro-negra é Bruno Angeiras.

Pelo menos duas atletas destacaram-se na campanha do turno: a meia-direita Gabi - autora de dois gols na final - e a atacante Charrila.

A todos que fazem o futebol feminino do Sport ( jogadoras, comissão técnica e organizadores) os parabéns da Equipe Toca do Leão e o desejo de sucesso no 2º turno estadual. À Janira Ricardo - Nira - nossos agradecimentos pelas informações.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Resultado da enquete

Equipe Toca do Leão

Na primeira e última enquete perguntamos o que os nossos internautas acharam da nossa mudança de blog ( já que migramos da UOL para o Blogspot).

Os resultados foram:

- Gostei, porque privilegia as cores do clube
61,11% (55 votos)

-Está melhor do que o antigo (Uol) 33,33% (30 votos)

Gosto mais do antigo 5,56% (5 votos)

Total: 90 votos

Agora a pergunta é outra, torcedor.

Na sua opinião, qual setor do time do Sport apresenta mais carências?

- A defesa, que apesar de atuar com três zagueiros, não passa confiança;
- O meio-campo, que ainda se ressente de um jogador criativo;
- O ataque, que não possui o chamado "matador".

Votem e opinem!

Arbitragem

Por Daniel Leal

Antes mesmo da definição a arbitragem já causa polêmica. Tanto a diretoria do Náutico quanto a do Sport se mostraram contrária à uma arbitragem pernambucana para o Clássico dos Clássicos.

Porém o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto, já sinalizou para o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sergio Corrêa, pedindo que os arbitros sejam mesmo do estado. E foi logo atendido.

Assim, o sorteio se fará entre os árbitros Wilson Souza, Cláudio Mercante e Émerson Sobral.

É esperar para ver no que vai dar...

Atenção com os ingressos

Por Daniel Leal

É bom a torcida ficar bem atenta na compra dos ingressos para o jogo contra o Náutico, domingo, no Aflitos, às 16h. A princípio é bom relembrar que, assim como no primeiro turno, no jogo da Ilha, apenas os torcedores do clube mandante poderão adquirir os ingressos do Todos com a Nota.

Ao todo, serão posto à venda 19,800 mil ingressos, para a torcida do Sport estarão disponíveis 5 mil. O alerta vai para as cores do ingresso, a torcida rubro-negra só poderá comprar os ingressos de cor azul, caso compre os de cores amarela ou laranja serão automáticamente barrados na entrada do estádio.

Essa foi uma maneira encontrada pela diretoria alvirrubra para barrar a torcida do Sport, que, certamente, iria requerer mais ingressos.

As entradas custarão R$25 arquibancada e R$12 para estudante. Amanhã começam as vendas para torcida leonina.

Então, respeitemos as cores dos ingressos para evitar confusão. Infelizmente é isso, o jogo não vai dá pra todo mundo que gostaria de ir.

domingo, 16 de setembro de 2007

Os Números Rubro-Negros

Por Mariana Maia

Com 36 pontos, o Sport chegou hoje, diante do Paraná, a 10 vitórias, em 26 jogos. São 6 empates e 10 derrotas; 40 gols pró e 41 contra(!); saldo ainda negativo de 1.

O Sport continua tendo uma das defesas mais vazadas do campeonato - a 6ª pior - só se igualando ao próprio Paraná(41). Piores que a meta rubro-negra estão as de 5 equipes: América(58), Náutico(48), Juventude(45), Figueirense(44) e Cruzeiro(44).

Falando em ataque, o do Sport é o 6º melhor da competição. Acima do poder de fogo rubro-negro, estão Cruzeiro(61), Botafogo(45), Vasco(42), Figueirense(41) e Náutico(41). Igualam-se ao Leão: Atlético-MG, Santos e São Paulo, todos com 40 gols marcados.

Sport vence Paraná e sai do sufoco






Da Silva faz Sport 2x0!
Foto: Site Oficial (Genival Paparazzi)






Por Mariana Maia

O Sport, até que enfim, voltou a vencer no Brasileirão 2007. O Leão superou o Paraná Clube, esta tarde, na Ilha do Retiro, pelo placar de 3 x 1.

Até então, a última vitória rubro-negra na Série A havia sido diante do Grêmio, no dia 29 do mês passado, na Ilha. Depois disso, o Leão empatou com o Flamengo(fora), perdeu para o Fluminense(na Ilha) e empatou com o América(fora).

Os gols leonionos foram marcados por Romerito e Da Silva, ainda no 1º tempo; e Carlinhos Bala, no 2º. Com o resultado, os rubro-negros chegam aos 36 pontos, passando a ocupar a 9ª colocação.

O próximo jogo do Sport é contra o Náutico - o Clássico dos Clássicos - no domingo que vem(23), nos Aflitos.

O JOGO - O Sport esteve melhor durante o 1º tempo, abrindo o placar logo aos dois minutos: Luisinho Netto cobrou falta e o zagueiro paranaense desviou pra própria meta, mas o árbitro assinalou o gol para Romerito.

O Leão mandava no jogo e perdeu várias chances de gol. No final(41'), Da Silva marcou o seu, e dessa vez não foi de pênalti. O atacante recebeu de Éverton, driblou um zagueiro e o goleiro: Sport 2x0.

Na 2ª etapa, o Paraná equilibrou as ações e chegou a diminuir para 2x1, através de Jefferson. O Sport - só pra variar - tomou o gol numa boa cruzada na área. Depois disso, os tricolores ainda levaram perigo para a meta de Magrão.

Mas foi o time da Ilha que marcou de novo, no finalzinho - novamente aos 41' - através de Carlinhos Bala. O artilheiro da Ilha recebeu de Luisinho Netto e tocou para fazer Sport 3x1. Foi o 11º gol de Carlinhos nesta Série A.

Ainda na etapa final, Geninho promoveu a volta de Jadilson, no lugar de Da Silva; Gabiru no de Rosembrik e Júnior Maranhão, na vaga de Romerito.

A vitória contra o Paraná serviu para dar alegria à torcida rubro-negra e manter o time na zona de classificação à Sulamericana; além, claro, de dar moral ao elenco, que segue forte pra enfrentar o Náutico, no clássico pernambucano da semana que vem.


FICHA DO JOGO

Sport 3 x 1 Paraná - 26ª rodada - Série A

Local: Ilha do Retiro
Domingo, 16 de setembro de 2007

Sport: Magrão, Luisinho Netto, César, Durval e Dutra; Ticão, Everton, Romerito (Júnior Maranhão) e Rosembrick (Adriano Gabiru); Carlinhos Bala e Da Silva (Jadilson). Técnico: Geninho.

Paraná: Gabriel, Daniel Marques, João Paulo e Toninho (Vinícius Pacheco); Araújo, Beto, Rafael Muçamba, Batista (Giulliano), Everton e Paulo Rodrigues; Lima (Jefferson). Técnico: Lori Sandri.

Árbitro: Emerson Batista da Silva (PB), auxiliado por Milton Otaviano dos Santos (RN) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO).

Cartões amarelos: Luisinho Netto e Jadílson (Sport); Araújo, Beto e Daniel Marques (Paraná).

Gols: Romerito, aos 2 min, e Da Silva, aos 41 min do primeiro tempo; Jefferson, aos 31 min, e Carlinhos Bala, aos 41 min do segundo tempo.




Previsão

Por Daniel Leal

Mais do que nunca o Sport tem a obrigação de vencer um jogo. Vai atuar contra um time que está na zona de rebaixamento, e que pode, perigosamente, o empurrar para zona de degola em caso de derrota.

No Paraná

O time caiu vertiginosamente na competição, após um começo arrasador, quando chegou até a assumir a ponta da tabela. Hoje luta para não cair para a série B.

O Paraná vem com quatro desfalques a Recife. O principal deles é a ausência do artilheiro do Brasileirão, Josiel, que já marcou 17 gols na competição. O goleiro Flávio e os zagueiros Nem e Luís Henrique completam a lista de desfalques do tricolor paranaense.

O Paraná seguirá usando o esquema 3-6-1 jogando fora de casa, mesmo sem contar com Josiel. Assim, Lima fará a função de "pivô" no ataque.

No Sport

Geninho, finalmente, consentiu em mexer no esquema e o Sport vai jogar no 4-4-2 em vez de usar o 3-5-2 . Para compôr o meio-campo, Ticão volta à titularidade e vai fazer a proteção de zaga, juntamente com Éverton. Romerito e Rosembrick ficam na armação das jogadas.

Pela primeira vez desde o Pernambucano, o sistema defensivo do Sport terá César e Durval na zaga e Ticão e Éverton como volantes. Foi com esse quarteto que o Leão teve a zaga menos vazada no campeonato estadual, com excelentes atuações.

Outra novidade é a presença de Jadilson no banco. O jogador poderá reestrear neste jogo contra o Paraná; no último treino, o matador balançou a rede duas vezes.

E na Previsão!?

Um jogo para testar um novo esquema tático e tentar a recuperação no campeonato; se perder a crise estará instalada.

O Paraná dificilmente não virá na defensiva para jogar nos contra-ataques, o time vai jogar no 3-6-1 e sem o seu matador, Josiel, em campo, o adversário perderá muito no ataque.

Espero uma partida movimentada logo no início. Creio que o Sport vai mesmo se atirar para cima do adversário, tentando matar o jogo bem cedo. Para isso, vai atuar com dois meias de criação, apesar de eu achar Romerito um segundo volante.

Vamos ver como esse time vai se portar com esse novo esquema. Muitos jogadores sobem ou caem muito de rendimento a depender do modo de jogar, porém creio muito mais num crescimento, já que a grande maioria dos jogadores estão acostumados com o velho 4-4-2.

A torcida também deve está bem ansiosa com a reestréia de Jadílson. Se ele voltar bem, certamente, formará a dupla de ataque com o Bala.

Palpite:

Sport 2 x 0 Paraná


FICHA DO JOGO

Sport x Paraná

Local: Estádio da Ilha do Retiro (Recife-PE)
Data: 16/09/2007
Horário: 16 horas
Árbitro: Emerson Batista (PB)

Sport - Magrão; Luizinho Netto, César, Durval e Dutra; Ticão, Romerito, Everton e Rosembrick (Gabiru); Da Silva e Carlinhos Bala.Técnico: Geninho.

Paraná - Gabriel; Daniel Marques, Toninho, João Paulo e Araújo; Beto, Rafael Muçamba, Batista e Everton; Paulo Rodrigues e Lima.Técnico: Lori Sandri.

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão