domingo, 30 de novembro de 2008

Nelsinho ainda não definiu o time

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O técnico Nelsinho só definirá a equipe que enfrenta a Portuguesa, esta tarde (30), às 16:00 (horário do Recife), no Canindé, em São Paulo, momentos antes da partida.

A dúvida é quanto ao meio campo. Márcio Goiano poderá entrar na vaga de Fumagalli nesse setor. O time provável: Magrão; Elias, César e Durval; Sidny, Jr. Maranhão, Fábio Gomes, Fumagalli (Márcio Goiano) e Dutra; Carlinhos Bala e Roger.

Também seguiram para São Paulo: Cléber, Sandro Goiano, Moacir, Kássio, Ciro e Wilson.

Retrospecto: Vantagem da Portuguesa

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Em vinte e um jogos pelo Campeonato Brasileiro, a vantagem é da Portuguesa, que venceu oito partidas. O Sport venceu quatro vezes. As outras nove partidas terminaram empatadas. O Leão marcou quatorze vezes e a Portuguesa vinte.

Na ultima vez que se enfrentaram, na primeira fase do Brasileiro deste ano, vitória do Sport por 2x0, em jogo realizado na Ilha do Retiro.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Bala briga com Ciro no treino

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O atacante Carlinhos Bala, que no treino de ontem (quinta) deixou o campo sorridente ao marcar os gols pelo time titular e pelo reserva, no empate em 1x1, voltou a surpreender no treino de hoje, mas por outro motivo.

Num ímpeto de estrelismo típico de Bala, ele reclamou do jovem Ciro, por achar que este deveria ter lhe passado uma bola, em vez de chutar. Ciro não ficou calado, embora o bate-boca não tenha evoluído.

Vale lembrar que Carlinhos Bala deixou a Ilha em todas as vezes em que foi substituído em jogos, neste Brasileiro (cerca de três vezes).

Volto a dizer: está na hora de um "Adeus e obrigada" a Carlinhos Bala. Fatos como o de hoje não fazem parte do espírito de grupo necessário ao Leão e não deveriam ser tolerados.

Enilton e Alex - Ainda não é oficial, mas o fato é que o atacante Enilton e o meia Francisco Alex, que já saíram de férias, não devem mesmo renovar com o Sport para 2009. Há mais tempo...

Daniel Paulista - Ficou complicada a volta do volante para a Ilha. Tudo porque o Rapid de Bucareste, time no qual o volante joga, pagou ao atleta dois meses de salários atrasados, devendo agora "apenas" o mês de outubro, já que novembro ainda vai vencer.

Assim, Daniel não pode mais conseguir seus direitos federativos na justiça (precisaria de três meses de salários atrasados). De qualquer forma, o Sport ainda vai tentar sua vinda por empréstimo.

Esquema de jogo ainda indefinido

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Nelsinho Batista ainda não definiu em qual esquema o Sport vai se apresentar contra a Portuguesa, no próximo domingo. A dúvida está entre o 3-5-2 e o 4-4-2.

Se optar pelo primeiro, Elias ganha uma chance ao lado de Durval e César, já que ìgor está machucado. E o time fica com apenas um meia criativo, que pode ser Fumagalli ou Márcio Goiano, improvisado. O lateral treinou esta semana na posição e agradou ao técnico rubro-negro.

Por outro lado, caso Nelsinho opte pelo 4-4-2, Márcio deve jogar ao lado de Fumagalli. Outro que treinou, no coletivo de ontem (quinta-feira), no meio campo foi o jovem Kássio. Quanto aos volantes, as escalações de Fábio Gomes e Sandro Goiano são praticamente certas.

No ataque, Carlinhos Bala pode atuar ao lado de Róger. Mas Ciro, que também treinou como titular e marcou o gol na vitória do time de cima, por 1x0, hoje (sexta), também tem chances de formar a dupla de ataque com Róger.

Assim, a equipe para domingo deve ser a seguinte: Magrão; Sidny, Durval, César e Dutra; Fábio Gomes, Sandro Goiano, Fumagalli e Márcio Goiano; Carlinhos Bala (Ciro) e Róger. Ou no 3-5-2: Magrão; Durval, César e Elias; Sidny, Fábio Gomes, Sandro Goiano, Fumagalli (Márcio Goiano) e Dutra; Carlinhos Bala (Ciro) e Róger.

O elenco leonino ainda treina na manhã deste sábado, na Ilha, e viaja para São Paulo na parte da tarde.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Rápidas do Leão

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

*DVD e Camisa Dourada - No próximo dia 12/12, no Teatro Beberibe (Centro de Convenções - Olinda), o Sport lançará mais um DVD alusivo à conquista da Copa do Brasil e também a prometida camisa dourada, em comemoração à presença do clube na Libertadores 2009. Sem dúvidas, uma noite concorrida para os apaixonados rubro-negros.

*Arena Sport - O Presidente Milton Bivar deixou Assunção, no Paraguai, onde acompanhou o sorteio dos grupos da Libertadores, com destino na São Paulo. Lá Milton tinha agendada uma reunião com representantes da empresa WTorre, com a qual os dirigentes rubro-negros vêm tentando firmar uma parceria para construção de um novo estádio (arena) ou até mesmo uma grande reforma na Ilha do Retiro. Eu ficaria com a segunda opção. A Ilha tem uma história e não deve deixar de existir.

*Estrutura da Arquibancada - Ainda sobre o susto pelo qual passaram os torcedores que acompanhavam o jogo contra o Atlético, no último domingo, na "geral da sede", quando o material de uma junta de dilatação da arquibancada caiu, após o terceiro gol do Sport, a vice-presidência de engenharia do clube garante que tudo está dentro da normalidade. De acordo com Celso Stamford, vice-presidente, e Cláudio Mota, um dos engenheiros responsáveis pelos cálculos estruturais do Estádio da Ilha, o espaço entre o concreto, que era ocupado por argamassa e isopor, reagiu corretamente ao esforço a que foi sumetido com a comemoração da torcida.

O Sport providenciará agora o preenchimento do espaço com um material mais adequado, produzido em borracha. Assim, de acordo com as informações oficiais, não há com que se preocupar. De qualquer forma, nunca é demais lembrar que os responsáveis pela engenharia da Ilha devem ficar atentos e sempre monitorando o estádio. Deve-se cuidar bem da estrutura para continuar oferecendo segurança ao torcedor. Vem aí a Taça Libertadores e o Caldeirão vai lotar...e ferver!

*Time Titular - O jogo contra a Portuguesa, no próximo domingo, às 16h (do Recife), no Estádio do Canindé, será o último do ano em que Nelsinho usará sua equipe titular, com exceção de Ígor, que está machucado. Após o confronto, 12 atletas (como já divulgamos) entrarão de férias, entre eles jogadores que estão nos planos para 2009 e outros que devem deixar o clube. O elenco treina nesta sexta-feira à tarde e no sábado pela manhã, na Ilha; no sábado à tarde acontece a viagem para São Paulo.

*Arbitragem - O trio de árbitros para Portuguesa X Sport, no próximo domingo, às 16h (do Recife), no Estádio do Canindé, é formado pelos goianos Elmo Alves Resende, Fabrício Vilarinho e Flávio Gilberto Kanitz. O árbitro central (Resende) é aspirante à FIFA. O jogo entre Portuguesa e Sport é válido pela 37ª - e penúltima - rodada do Brasileirão. A Lusa ainda têm chances de permanecer na Série A, mas vive uma situação complicadíssima, pois não depende mais de si só.

Leia também uma análise sobre alguns atletas rubro-negros, neste fim de temporada, sobre quem deve sair e quem deve continuar na Ilha, além das notícias dos esportes olímpicos do Leão, nas matérias abaixo...

Mais sobre os atletas

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Júnior Maranhão - O volante, que vive uma fase ascendente na Ilha do Retiro, para onde veio no ano passado, mas só conseguiu se firmar neste semestre, foi chamado pela direção do Sport para conversar sobre a renovação de seu contrato. Para mim, uma decisão acertada dos cartolas rubro-negros. Júnior mostrou um bom futebol quando se precisou dele e pode crescer ainda mais.

Wilson - Ainda sobre a matéria anterior, quero acrescentar que Wilson é outro que, para mim, deveria ser dispensado. O atacante foi indicado por Nelsinho, mas não vi nada em seu futebol que faça com que ele mereça continuar na Ilha.

Luciano Henrique - O meio-campista "LH", se não estiver "bichado", penso que deveria permanecer. Sou fã de seu futebol, apesar de que reconheço ter havido uma caída em relação a sua primeira passagem pelo clube, ano passado.

Fábio Gomes - Atleta que não aparece para a torcida, joga para o time. É um jogador de nível intermediário, mas importante. Se dependesse de mim, continuaria no elenco para 2009.

Ígor - Como já foi noticiado pela mídia, o zagueiro está tratando uma lesão no músculo adutor da coxa direita, problema que apareceu durante o jogo contra o Atlético e foi posteriormente constatado por ressonância magnética. Jogador titularíssimo e que já teve seu contrato renovado com o Leão para a próxima temporada.

Rumores de dispensas...

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Final de temporada, 2009 que se aproxima com expectativa de tetracampeonato e boa participação na Libertadores. Jogadores que fizeram bem o seu papel e outros que não renderam o esperado. Os rumores sobre as dispensas no elenco não poderiam deixar de acontecer, como se repete todo ano...

A direção esconde, claro, mas alguns nomes já vazaram na mídia: Sidny, Gabriel, Cássio Lopes, Márcio Goiano, Dudé, Enilton, Lúcio Curió e até mesmo Sandro Goiano. As especulações sobre este último só podem ser devido a sua condição física que não está 100% e/ou ao fato de Nelsinho não escalá-lo com regularidade.

Eu, particularmente, continuaria com Sandro, que além de bom jogador, é um atleta muito experiente e que nos seria útil numa competição como a Libertadores. Da lista, acho que Márcio Goiano também poderia continuar, pois tem qualidades, assim como Andrade (que não foi mencionado). Acredito que os dois mereçam ao menos mais um semestre na Ilha. Quanto a Andrade, sabemos que ele pode render mais do que mostrou até o momento.

Por outro lado, acrescentaria aos dispensados o volante Bia e o meia Francisco Alex, que já tiveram bastante tempo pra mostrar seu futebol e não renderam o esperado. Outro que não vem convencendo, apesar de ter tido uma excelente fase no Sport, especialmente na Copa do Brasil, é o atacante Carlinhos Bala. O atacante é esforçado mas, no Brasileiro, jogou bem melhor quando esteve na lateral do que em sua real posição. Além disso sempre abandona o estádio quando é substituído. Onde fica o espírito de grupo? Acrescente-se aí seu alto salário. Acho que já é hora de um "adeus e obrigado" por parte dos dirigentes da Ilha.

O elenco do Sport, certamente, terá sua base mantida, mas as contratações, ainda assim, devem ser muitas, já que o Leão precisa se reforçar para o Pernambucano, a Libertadores e o Brasileirão 2009. Os dirigentes já falam em algo entre 12 e 15 novos atletas na Ilha. Espero que esses jogadores sejam contratados com muito critério e responsabilidade. Afinal, quantidade é importante (devido às várias competições), mas qualidade é fundamental.

Vôlei Feminino Pentacampeão

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

A equipe de vôlei feminino do Sport sagrou-se pentacampeã pernambucana
, ao vencer o time da Faculdade Boa Viagem, por três sets a zero. As parciais foram as seguintes: 25/7, 25/23, 25/16. O jogo aconteceu ontem à noite, na Ilha do Retiro.

Superliga - Já na competição nacional as meninas não estão nada bem: elas ocupam a 11ª colocação entre 12 equipes, com cinco pontos e nenhuma vitória em cinco partidas. O próximo jogo do Sport é no domingo (30), na estréia do segundo turno, contra o Brasil/Telecom, em Brusque/SC. O embate está marcado para a Arena Multiuso, às 15h (do Recife).

No último jogo do primeiro turno, semana passada, na Ilha, as rubro-negras perderam para o Praia Clube/Futel, por 3x2, após estarem vencendo por 2x0. A Superliga terá um total de quatro fases. A primeira delas foi vencida pelo Rexona/Ades, que bateu o Minas Tênis por 3x0, no último domingo.


Parabéns às rubro-negras pela conquista do pentacampeonato estadual!

Basquete só cumpre tabela; futebol juvenil perde a primeira

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Já sem chances de classificação às semifinais da Liga Nacional de Basquete Feminino, o time do Sport/Maurício de Nassau foi derrotado ontem, no Rio de Janeiro, pela equipe da Mangueira, por 80x67.

As rubro-negras ainda têm dois jogos pela frente, mas apenas para cumprimento de tabela. Amanhã elas jogam contra o São Bernardo, no ABC Paulista, a partir das 19h (do Recife). No domingo o Sport encerra sua participação na Liga, diante do Clube Doze/Floripa, em Florianópolis, a partir das 16h.

Já estão classificados à próxima fase as equipes de Ourinhos, Americana e Catanduva, todas de São Paulo. A quarta vaga ficará entre os também paulistas São Bernardo e Santo André, que se enfrentam no domingo. O Sport está no momento na sexta posição.

FUTEBOL - Pelo Campeonato Pernambucano Juvenil, o Sport perdeu ontem para o Náutico, na Ilha do Retiro, por 3x0. O jogo foi o primeiro dos dois decisivos da competição. Agora os rubro-negros têm que vencer o Timbu por 4x0, nos Aflitos, na próxima segunda-feira, se quiserem levantar a taça. Missão pra lá de difícil.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Basquete leonino volta às quadras

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Após um breve recesso a equipe de basquete feminino do Sport/Mauricio de Nassau enfrenta a Mangueira/Petrobrás, está noite (26), às 20:00, no Ginásio da Mangueira no Rio de Janeiro. No jogo de ida a Mangueira venceu por 90x80, no Recife

O Sport é o sexto colocado com 30,8% de aproveitamento em 13 jogos (quatro vitórias e nove derrotas) e o Mangueira é o oitavo com 20% em 15 partidas ( três vitórias e doze derrotas)

Já sem chances de ficar entre os quatro semifinalistas, as leoninas vão agora lutar pelo quinto lugar. Após esta partida o Sport ainda fará mais dois jogos, encerrando sua participação no 11º campeonato brasileiro de basquete feminino.

Na sexta (28), às 20:00 enfrenta o São Bernardo no ABC Paulista e no domingo (30), às 17:00, joga com o Doze/Floripa em Florianópolis.

A participação do sport neste campeonato frustrou a torcida leonina, que esperava pelo menos, uma classificação idêntica a dos dois anos anteriores, quando ficou entre os quatro semifinalistas. Sobretudo porque este ano as rubro-negras participaram do campeonato paulista, como preparativo para o brasileiro.

Vôlei decide o Pernambucano

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

A equipe de vôlei feminino do Sport/Mauricio de Nassau, que ainda não ganhou nenhuma partida no campeonato brasileiro 2008/2009, decide hoje (26), às 20:00, no Ginásio Marcelino Lopes, na Ilha do Retiro, contra o FBV/Apcef, o campeonato pernambucano de 2008. Em caso de vitória as leoninas serão penta campeãs. Não serão cobrados ingressos.

Férias Antecipadas

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O técnico Nelsinho Batista divulgou ontem (25), a lista dos atletas que entrarão de férias logo após o jogo de domingo (30), contra a Portuguesa em São Paulo.

São eles: Magrão, Igor, César, Durval, Dutra, Sandro Goiano, Bia, Fumagalli, Luciano Henrique, Francisco Alex, Carlinhos Bala e Enilton.

Com foi divulgado que, os atletas que iniciariam as férias antecipadamente, seriam os que mais jogaram, estranhamos a presença de Bia, Francisco Alex e Enilton e as ausências de Jr. Maranhão, Fábio Gomes e Kássio.

Bárbara poderá disputar restante da Copa do Brasil

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

A goleira Bárbara, titular da seleção brasileira, vice-campeã panamericana, poderá disputar os jogos restantes da Copa do Brasil pelo Sport.

Bárbara está treinando no Nápoli da Itália e veio ao Recife providenciar o visto de trabalho e como ainda pertence ao Sport e o campeonato italiano será interrompido no dia 16 de dezembro, devido as férias anuais, poderá participar dos jogos finais. Para isto terá que disputar a vaga com Débora, atual titular da posição.

Nos próximos dias 02 e 10 de dezembro, o Sport enfrentará seu adversário mais difícil na copa. Trata-se do Nilton Lins/AM que, a exemplo das rubro-negras, está invicto na competição. A primeira partida será no Vivaldo Lima em Manaus e a segunda no Adelmar Costa Carvalho, no Recife. O vencedor disputará a final da copa.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Libertadores - Conmebol e CBF já começam prejudicando o Sport

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O sorteio dos grupos para a Taça Libertadores da América foi realizado na tarde desta terça-feira, em Assunção, no Paraguai. A Conmebol (Confederação Sulamericana de Futebol) e a CBF - pra variar - já começaram prejudicando o Sport. Senão vejamos...

O Sport foi o primeiro clube brasileiro a alcançar a classificação para a Taça, já que conquistou a Copa do Brasil. Sendo assim, seria o representante número 1 do país e um dos cabeças-de-chave do torneio, posição ocupada normalmente por quatro times brasileiros e quatro argentinos, entre os oito grupos existentes.

Como o atual campeão da Libertadores é a LDU, a Conmebol viu-se obrigada a colocar a equipe colombiana como cabeça-de-chave, e quem se deu mal? Nem os argentinos, nem mesmo o terceiro colocado do Brasileirão...O Sport sim, terá que ficar no grupo da LDU, e pior: como terceiro time em importância dentro do grupo. É mole?

A direção do Sport resolveu pedir explicações à Confederação Sulamericana, sobre essas mudanças de última hora. Os dirigentes rubro-negros acreditam que o Sport pode vir a ser prejudicado novamente durante a competição.

Pra mim, está claro que a CBF, como sempre, está se omitindo em relação ao Sport. A entidade (que é mais carioca do que brasileira propriamente) está privilegiando o terceiro colocado no Brasileirão, que no momento é o Cruzeiro. O Sport, por ser do Nordeste, continua sendo o patinho feio para a CBF...

O Grupo - Além do Sport e da LDU, o grupo 1 da Taça Libertadores será formado pelo segundo classificado do Chile (que ainda não é conhecido) e pelo vencedor do confronto entre o quinto time brasileiro (no momento o Palmeiras) e o terceiro colocado da Bolívia.

A guerra só está começando. Agora a direção precisa agir: planejar; contratar bem, mesclando jogadores com experiência internacional, garra, boa técnica e disposição; além de fazer contratos inteligentes. É preciso também sempre manter o canal de diálogo (e cobranças) aberto em relação à comissão técnica e elenco.

Vamos lá, Leão...a história do Sport é sempre recheada de disputas fortes, de brigas dentro e fora de campo. Se a CBF e a Conmebol querem que seja assim, que seja. O Sport Club do Recife não fugirá!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Em sete minutos Sport goleia o Atlético

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Bastaram apenas sete minutos de bom futebol e determinação para o Sport golear o Atlético Mineiro, na Ilha, e manter um tabu de 100 anos sem perder para o Galo no Recife.

Durval aos 37 minutos e Ciro aos 40 e 44 mudaram a história de um jogo que, tudo fazia crer, terminaria 0x0, mas acabou com a vitória leonina por 3x0.

O primeiro tempo desenvolveu-se mais no meio de campo, com o Atlético jogando visivelmente pelo empate e o Sport arriscando nos contra ataques, tanto que César, Sandro Goiano, Roger e Marcio Goiano obrigaram o goleiro Edson a praticar quatro grandes defesas.


Magrão foi mero espectador. Após o apito do arbitro, encerrando esta etapa, a torcida vaiou as duas equipes. O Atlético por não querer jogo e o Sport pela falta de motivação.

Para o segundo tempo o Sport voltou com Ciro em lugar de Carlinhos Bala e logo depois trocou Fumagalli por Kássio. O Leão tornou-se mais agressivo e passou a buscar mais o gol, que só saiu aos 37 com Durval chutando rasteiro no canto esquerdo do Galo.


Logo depois, aos 40, Ciro aproveitou o rebote do goleiro atleticano, num chute de Roger e - de joelho - marcou seu primeiro gol, o segundo do Sport.

Três minutos depois, o mesmo Ciro recebeu passe de Roger e chutou no ângulo esquerdo, para marcar seu segundo gol, o terceiro do Leão. No Sport tivemos ainda a entrada de Júnior Maranhão no lugar de Igor, por contusão.

O publico foi de apenas 13.871 espectadores e o time leonino formou com: Magrão; Igor (Jr. Maranhão), César e Durval; Sidny, Fábio Gomes, Sandro Goiano, Fumagalli (Kássio) e Marcio Goiano; Carlinhos Bala (Ciro) e Roger. O Sport agora está em 11º, com 48 pontos ganhos.

Se não foi um grande jogo, pelo menos serviu para reabilitar a equipe, depois do insucesso contra o Ipatinga.




sábado, 22 de novembro de 2008

Sport X Atlético/MG - Motivação?

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


Já garantido na Série A 2009, campeão da Copa do Brasil e tri pernambucano, qual a motivação que o elenco do Sport pode ter para a partida deste domingo, a antepenúltima do time pelo Brasileirão?

O Sport fez uma campanha apenas regular no campeonato, o que deixou grande parte de sua torcida decepcionada, já que era de se esperar muito mais de uma equipe que brilhou no primeiro semestre do ano.

Faltando somente três rodadas para o final da competição, os rubro-negros ocupam uma ridícula 12ª colocação, com 45 pontos, sete a mais que o 17º colocado, que abre a zona de rebaixamento (Figueirense) e a seis pontos do grupo dos oito melhores (o 8º colocado é o Internacional, com 51).

Os jogadores leoninos chegaram a passar oito rodadas sem vencer, jejum que só chegou ao fim com a vitória sobre o Goiás, no dia 9 deste mês. Logo depois dos três pontos, porém, veio outra derrota e por goleada, para o Ipatinga, na semana passada.

O que se esperar de um time desses, que parece não ter compromisso com o clube? No início da semana a direção se reuniu com a comissão técnica, para cobrar resultados, o que foi repassado para o relaxado elenco, em outra reunião.

Vamos saber se a cobrança surtiu efeito no jogo deste domingo, contra o Atlético, na Ilha. Que esse grupo respeite a torcida do Sport, a camisa rubro-negra e a história de garra e vitórias de nosso clube, pois eles passam, mas a instituição fica.

Dá-lhe Sport!!!


Campeonato Brasileiro
Série A - 36ª rodada

Ilha do Retiro
23/11/2008, às 18h10

SPORT - Magrão; César, Durval e Ígor; Sidny, Fábio Gomes, Sandro Goiano, Fumagalli e Márcio Goiano; Carlinhos Bala e Róger.
No banco: Cléber; Cássio Lopes, Elias; Júnior Maranhão, Kássio; Ciro e Wilson. Técnico: Nelsinho Batista

Nomes, nomes, nomes...

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


E a lista dos possíveis reforços rubro-negros para a temporada 2009 não pára de crescer. A cada dia surgem mais nomes. Na última semana falou-se nos seguintes jogadores: Diguinho, Lúcio Flávio e Jorge Henrique, do Botafogo; Jancarlos (São Paulo), Roger e Ígor, do Fluminense; e Ferreira (Atlético/PR).

Jancarlos já vinha sendo comentado há algum tempo, enquanto Diguinho e Lúcio Flávio, comenta-se, já têm um acordo verbal com a direção do Sport para vir defender o clube após o Brasileirão.

Mas, sem dúvida, o jogador mais falado nos bastidores do futebol pernambucano, como possível transferido para a Ilha, é o atacante Felipe, do rival Náutico.

Sport vence e vai às semifinais

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

A equipe feminina de futebol do Sport venceu hoje (22) à tarde, na Ilha, o Parnamirim/RN por 3x0. As leoninas, que haviam empatado a primeira partida por 1x1 em Natal, garantiram o direito de disputar as semifinais.

Suzana, Josi (pênalti) e Patrícia marcaram os gols da partida, que foi presenciada por um público de quase 600 pessoas.

O adversário nas semifinais será o vencedor do confronto entre o Boa Vontade/MA e Nilton Lins/AM, que acontece às 19:00 de hoje, em São Luiz. O Nilton Lins venceu a primeira partida em Manaus por 2x1.

Sport definido para jogo com o Atlético Mineiro

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O técnico Nelsinho batista definiu o time do Sport, para o jogo do próximo domingo (23), às 18:10, na Ilha do Retiro, contra o Atlético Mineiro.

Em relação ao time que perdeu para o Ipatinga, entram Marcio Goiano no lugar de Dutra (suspenso pelo 3º cartão amarelo), Carlinhos Bala (cumpriu suspensão no último jogo) no de Wilson e Sandro Goiano no de Júnior Maranhão (opção técnica).

Desta maneira a equipe formará com: Magrão; Igor, César e Durval; Sidny, Sandro Goiano, Fábio Gomes, Fumagalli e Marcio Goiano; Carlinhos Bala e Roger.

Retrospecto

Sport e Atlético Mineiro já disputaram 24 partidas pelo campeonato brasileiro. O leão venceu cinco, empatou doze e perdeu sete.

Na primeira fase do campeonato o Sport perdeu no Mineirão por 2x1, mas no brasileiro de 2000, no mesmo estádio, o Leão aplicou uma sonora goleada por 6x0, com cinco gols de Leonardo

Sport decide vaga contra o Parnamirim/RN

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

A equipe de futebol feminino do Sport decide neste sábado (22), às 15:00, na Ilha, a vaga para a semifinal da Copa do Brasil.

As leoninas empataram a primeira partida em Natal em 1x1 e precisam vencer para passar para a nova fase. Caso haja novo empate a decisão será nos pênaltis.

Os ingressos custam R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)

Conquistando a vaga o próximo adversário do Sport, sairá do confronto entre Boa Vontade/MA e Nilton Lins/AM.

Futsal

A equipe de futebol de campo é a mesma que na quinta-feira passada (20), conquistou o título pernambucano de 2008 de futsal ao vencer o Santa Cruz por 3x2, no Ginásio da Faculdade Mauricio de Nassau. Os gols foram marcados por Charrila, Gabi e Diane.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Sport deixa escapar primeira vitória

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Em jogo realizado ontem (19), às 19:30, no Ginásio Marcelino Lopes, na Ilha do Retiro, a equipe de vôlei feminino do Sport/Mauricio de Nassau, deixou escapar uma grande chance de conquistar sua primeira vitória na Superliga 2008/2009.

Após estabelecer 2x0, vencendo os dois primeiros sets (25x21 e 25x22), as meninas não suportaram a reação da equipe do Praia Clube/Futel de Minas Gerais e perderam os três sets seguintes (25x18, 25x20 e 15x13) e a partida por 3x2.

A próxima partida das leoninas, que acumulam cinco derrotas e nenhuma vitória, será no próximo domingo (30/11), às 16:00, na Arena Multiuso de Florianópolis, contra o Brasil Telecom.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sport empata em Natal

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Sport e Parnamirim empataram esta tarde (18), em 1x1, pela Copa do Brasil de Futebol Feminino. O jogo foi realizado no estádio Machadão, em Natal.

Josy marcou para as natalenses e Suzana empatou para as leoninas. No próximo sábado, às 15:00, na Ilha, haverá o jogo da volta.

O Sport terá que vencer por qualquer placar ou empatar em 0x0. As natalenses terão que vencer por qualquer placar ou empatar a partir de 2x2.

Se houver novo empate em 1x1, a vaga para a quarta fase será disputada nos pênaltis. As leôas contam com a torcida para fazer a diferença e conquistar a vaga.

Sport enfrenta Parnamirim/RN

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O Sport enfrenta esta tarde (18), às 15:00, no Machadão, em Natal, a equipe do Parnamirim, pela terceira fase da Copa do Brasil de Futebol Feminino.

As rubro-negras se classificaram após vencer o Tiradentes/Pi, por 5x1, em Teresina, e 4x2 na Ilha. Já as potiguares eliminaram o Cesmac/AL, com um empate de 1x1 em Maceió e uma vitória de 2x1 em Natal.

O jogo da volta será no próximo sábado (22), às 15:00, no Adelmar Costa Carvalho, a Ilha do Retiro.

SuperLiga de Vôlei

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O Sport/Mauricio de Nassau enfrenta amanhã (19), às 19:30, no Ginásio Marcelino Lopes, na Ilha, o Praia Clube/Futel/MG, pela 5ª rodada da Superliga de Vôlei Feminino 2008/2009.

A equipe rubro-negra, que ainda não venceu na competição, espera conseguir sua 1ª vitória. Nesta partida teremos as estréias da oposto Isadora e da levantadora Flávia. As duas atletas, de 18 anos, foram emprestadas pelo Osasco/Finasa e são campeãs sulamericanas na categoria juvenil.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Velhos nomes nos bastidores

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


Não é de agora que se ventila a possibilidade de Weldon, que já passou pela Ilha duas vezes e atualmente está no Cruzeiro, voltar a vestir a camisa do Sport na próxima temporada. O fato de o Leão ser o primeiro clube brasileiro já garantido na Taça Libertadores já é um grande atrativo para qualquer atleta do país.

Mas, sinceramente, será que vale a pena trazer Wéldon mais uma vez? Em 2003 ele arrasou em sua passagem pela Ilha, já em 2006 não mostrou nada de bom. Parece que o Sport insiste em trazer atletas que já passaram pelo clube e deixaram a desejar...Ora, é tempo de se pensar em novos nomes, de trazer sangue novo pro Leão. Não é tão difícil assim...É só procurar!

Folga após derrota

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


Os jogadores do Sport curtem folga nesta segunda-feira, após a vergonhosa derrota frente ao lanterna do Brasileirão, o já praticamente rebaixado Ipatinga, no último sábado.

O elenco que desonra a camisa do Leão do Norte volta a treinar, sob o comando de Nelsinho Batista, nesta terça-feira, no período da tarde, na Ilha do Retiro, visando ao jogo contra o Atlético/MG, no próximo domingo, em casa.

Os treinos seguem durante toda a semana, sempre a partir das 15h30, na Praça da Bandeira. No sábado deve acontecer o recreativo, pela manhã.

Eu me pergunto: onde será que estão os pensamentos dos atletas nessa reta final de Brasileirão? Uma coisa é certa: a torcida do Sport merece respeito, empenho, boas apresentações, raça, vitórias. Será que esse pessoal aí é capaz disso?

Arbitragem - O trio de árbitros para Sport X Atlético (domingo, às 18h10, na Ilha) vem do Norte e Nordeste. O árbitro central é Arnoldo Figarela(RO), que terá como auxiliares a conterrânea Márcia Caetano e o sergipano Aílton Silva.

sábado, 15 de novembro de 2008

Sport vence no futebol feminino

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


O time de futebol feminino do Sport jogou esta tarde, na Ilha do Retiro, e venceu as piauienses do Tiradentes por 4x2. A partida foi válida pela segunda fase da Copa do Brasil. No primeiro jogo, no Piauí, já tinha dado Sport 5X1.

Agora as rubro-negras esperam pelas vencedoras do duelo entre Cesmac/AL e Parnamirim/RN, para fazerem o confronto da terceira fase.

Vexame: Sport goleado pelo lanterna.

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O Sport envergonhou sua torcida ao ser goleado esta tarde (16), pelo Ipatinga, lanterna do campeonato, no Ipatingão, por 3x0. Com um futebol apático, sem criatividade no meio de campo e objetividade no ataque, o Rubro-Negro pernambucano nem parecia sombra daquela equipe aguerrida que se superou ao conquistar a Copa do Brasil e, mais uma vez, revelou a fragilidade de sua equipe.

Nem mesmo o gol legítimo marcado por Roger e anulado erradamente pelo árbitro, que atendeu ao bandeira, serve de justificativa ou desculpa pelo resultado. Certamente se houvesse empatado, a exemplo de outros jogos, o time se daria por satisfeito e perderia no final.

O fato de não poder ser mais rebaixada não dá a equipe o direito de jogar de maneira desinteressada e sem vontade de vencer. Ao invés de focar nos jogos restantes, para conseguir uma posição honrosa no campeonato, na Ilha só se fala em Libertadores e antecipação de férias.

A desmotivação veio logo após a conquista da vaga na competição sulamericana, quando ao contrário de almejar a melhor posição possível, só se falava em fazer uma campanha de manutenção.

O clube e sua torcida merecem respeito e a diretoria deve verificar friamente, quem merece continuar vestindo a camisa leonina. Jogadores como Sidny, Júnior Maranhão, Fábio Gomes, Enilton e Wilson, entre outros não tem condições de vestir a camisa do Sport na série A do Brasileiro, muito menos na Libertadores.

A verdade é que depois que perdeu Romerito, Daniel Paulista e Luizinho Netto o Sport perdeu o guerreiro, que com sua garra contagiava a equipe, o craque que dava segurança a defesa e o lateral que com seus cruzamentos era responsável pela jogada mortal que originou a maioria dos gols do time.

Com a saída dos três e sem substitutos à altura, o time foi caindo a ponto de passar oito jogos sem saber o que era vencer. Por sorte já tinha acumulado “gordura” suficiente para garantir sua manutenção na série A. Caso contrário, a esta altura, estaria brigando para não ser rebaixado.

Apesar da campanha deste ano no brasileirão, fruto dos erros cometidos pela diretoria, que talvez enganada pela conquista da Copa do Brasil, esqueceu ou achou que o time dava para o gasto, ainda confio na atual diretoria e acho que ela deve ser reeleita para mais um biênio, onde certamente não repetirá os erros deste ano.

Futebol Rubro-Negro, hoje

Alberto Fernandes*

Especial para o Blog Toca do Leão

Sei que muitos não estão satisfeitos com o rendimento do time do SPORT nesta reta final de Brasileirão. Eu também não. Mas, temos que admitir que esta queda, este relaxamento, apesar de inaceitáveis, podem acontecer com qualquer time no mundo.

O SPORT ficou praticamente sem objetivos, a não ser escapar do rebaixamento, o que já conseguiu. O momento, agora, é de dar umas férias antecipadas a boa parte do elenco - inclusive o time titular inteiro - e observar os outros jogadores, que pouco foram utilizados neste campeonato, visando seu aproveitamento ou não em 2009.

A Diretoria deve começar a ficar de olho em reforços importantes para a próxima temporada. Não apenas para a Libertadores, mas para a temporada inteira, a fim de que o SPORT consiga, além de fazer o melhor possível na competição sulamericana, brigar pelas primeiras posições no Brasileirão 2009.

Isso sem falar em lutar para ganharmos o Tetracampeonato em Pernambuco. A renovação de Nelsinho foi muito boa, pois dá tranquilidade para o treinador trabalhar a longo prazo.


Sugestões de jogadores:

- Daniel Paulista - está sem receber seus salários na Romênia;

- Ruy, William e Hamilton - só ficam no Náutico se este conseguir se manter na Primeirona;

- Felipe - não quer mais ficar no Náutico;

- Lúcio Flávio, do Botafogo (RJ);

- Observar jogadores menos conhecidos da mídia, mas que demonstraram talento, até mesmo na Segundona.

Seja como for, é preciso que a torcida continue a apoiar o time, pois, acima de quaisquer vaidades políticas e pessoais, somos a grande força que impulsiona o LEÃO DA ILHA às conquistas.

PELO SPORT TUDO!!!!!

*Alberto Fernandes, administrador, 41 anos, é torcedor do Sport Club do Recife desde sempre, freqüentador dos jogos na Ilha do Retiro e leitor assíduo da Toca do Leão, além de um rubro-negro ávido por informações, em todos os tipos de mídia, do Leão da Ilha.


Leia também sobre as notícias do Leão, que joga contra o Ipatinga esta tarde, no interior mineiro, e ainda sobre o futebol feminino, que recebe a equipe do Tiradentes/PI, pela II Copa do Brasil.


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Sport já escalado para jogo com o Ipatinga

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O Sport já se encontra em Ipatinga, após uma viagem conturbada, pronto para enfrentar o time da casa, amanhã (15) às 17:30 (hora do Recife), no Ipatingão. Devido a um temporal que caiu em Belo Horizonte, o vôo foi desviado para São Paulo, onde a delegação pernoitou.

Hoje (14), pela manhã, seguiu para Belo Horizonte, onde pegou um ônibus para Ipatinga. Devido ao contratempo, o treino que seria realizado hoje pela manhã, na Toca da Raposa, em Belo Horizonte, foi cancelado.

Seguiram para o interior mineiro: Magrão, Cléber, Sidny, Dutra, Marcio Goiano, Igor, César, Durval, Júnior Maranhão, Fábio Gomes, Andrade, Moacir, Fumagalli, Kássio, Enilton, Roger, Wilson e Joélson.

O time já saiu definido de Recife com: Magrão, Igor, César e Durval; Sidny, Júnior Maranhão, Fábio Gomes, Fumagalli e Dutra; Enilton e Roger.

Sábado de futebol na Ilha

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Neste sábado (15), às 15:00, na Ilha, a equipe de futebol feminino do Sport enfrentará o Tiradentes/PI, na partida de volta da 2ª fase da Copa do Brasil. Os ingressos custam R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia).

Como venceu o primeiro jogo por 5x1, em Teresina, o Leão pode perder até por 4x0. Passando dessa fase, o próximo adversário será o vencedor de Cesmac/Al x Parnamirim/RN.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Política Rubro-Negra

Equipe Toca do Leão

Em meio ao atual momento político pelo qual passa o nosso Sport, recebemos o e-mail de um amigo de longa data (desde a época do Programa 'Pelo Sport Tudo!', da Rádio Capibaribe), torcedor fervoroso do Leão, Alberto Fernandes. Ficamos felizes e honrados em publicar o seu texto, que aí vai...


Bastidores Políticos da Ilha - Um pouco da história do Sport, atual e recente

Por Alberto Fernandes*

Quem está acompanhando o processo eleitoral no SPORT, pode observar o oportunismo do grupo de oposição à atual diretoria rubro-negra. É impressionante a falta de memória de alguns torcedores/sócios. Senão, vejamos:

*Lembram do slogan: “Em time que ganha, na se mexe” – 2001 – gestão Luciano Bivar/Homero Lacerda?

*Lembram que Luciano Bivar abandonou o SPORT quando o time quase caía para a Terceira Divisão do Brasileiro, em 2005?

*Lembram que José Valadares, o “Zé do Gás”, andava na Ilha do Retiro com um “dossiê” contra Wanderson Lacerda? Inclusive há um processo na Justiça contra Wanderson, movido pelo “Zé do Gás”.

*Lembram que Luciano Bivar e Wanderson andavam às turras?

*Hoje estão todos amiguinhos???

*Lembram das dívidas trabalhistas que Homero, com sua mania de grandeza estratosférica, deixou para as gestões que o sucederam? Lembram de Aldrovani? Lembram de Emerson Leão? (Este é amigo pessoal de Homero Lacerda).

*Lembram da lorota de que o SPORT iria fazer um hotel, com shopping e etc... (em 2001)? Este fato saiu até na Gazeta Mercantil da época, narrado nesta semana em programa da Rádio JC/CBN, pelo comentarista Ralf de Carvalho, junto com Roberto Queiroz (narrador).

Em entrevista à Rádio JC/CBN, na última terça-feira, o Sr. Luciano Bivar falou que “o SPORT ganhou a Copa do Brasil por causa de um pênalti não marcado em Acosta, da mesma forma como perdeu aquela final para o Grêmio, devido à não marcação de um pênalti do então zagueiro gremista Edinho”. Ou seja, para ele o SPORT teria sido ajudado na final da Copa do Brasil 2008, concordando, assim, com o que disse o treinador do Náutico, após o empate em 2x2 com o SPORT, na Ilha do Retiro, pelo Brasileirão 2008.


Todos nós vimos que não houve pênalti algum e este cidadão, com o intuito de colocar seus aliados no poder, se posiciona contra o SPORT CLUB DO RECIFE. Ele ainda falou que “tem dinheiro dentro do SPORT”. Pois que a atual diretoria veja quanto o clube deve a este senhor e faça um acordo para pagar-lhe cada centavo, em troca de sua total ausência em nosso clube.

No programa do canal 11, aos domingos, com Beto Lago e Claudemir Gomes, Homero Lacerda elogiou o trabalho de Nelsinho Batista, mas disse que estava pensando em trazer Emerson Leão de volta. Atenção! Já temos uma enorme dívida trabalhista com este ultrapassado treinador, deixada pelas gestões Homero/Luciano. De que adianta ganhar títulos e deixar o clube afundado em dívidas?

É preciso ganhar títulos, sim. Mas, é preciso fazer uma administração profissional, que faça o clube gerar dinheiro, com trabalho de marketing, bons e equilibrados investimentos no futebol, como, por exemplo, centros de treinamentos para dar condições de treino ao elenco e dar condições de surgirem novos talentos das divisões de base do clube.

A realidade do SPORT, agora, é outra. O clube está com suas contas em dia, mesmo que ainda pagando dívidas, principalmente as trabalhistas, deixadas por gestões (?) anteriores. Pegamos Daniel Paulista de graça e com sua negociação compramos o Centro de Treinamento do Intercontinental, que hoje, orgulhosamente, chama-se CT DO LEÃO.


Ainda há o outro terreno, depois de Abreu e Lima, onde pode ser erguida uma estrutura visando garimpar jovens para serem futuras promessas do LEÃO DA ILHA. O SPORT tem um trabalho de marketing nunca visto antes no clube. Alguém imaginou uma loja tão bonita quanto o ESPAÇO SPORT, antes desta atual gestão?

Sei que a gestão de Milton Bivar ainda pode (e vai!!) melhorar mais. Os frutos da gestão de Milton estão aí: Tricampeão Pernambucano em 2008, Campeão da Copa do Brasil em 2008, time com uma base concreta (e reforçando-se mais) para 2009, além da estrutura física do clube, que melhora a olhos vistos.

Só não enxerga quem não quer. Os verdadeiros rubro-negros não podem dar ouvidos às asneiras desta oposição e devem deixar continuar um trabalho que já está dando certo e, com certeza, trará resultados muito positivos para nosso glorioso Leão da Ilha.

*Alberto Fernandes, administrador, 41 anos, é torcedor do Sport Club do Recife desde sempre, freqüentador dos jogos na Ilha do Retiro e leitor assíduo da Toca do Leão, além de um rubro-negro ávido por informações, em todos os tipos de mídia, do Leão da Ilha.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Vôlei feminino se reforça

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

A equipe feminina de vôlei do Sport/Mauricio de Nassau, que em quatro jogos pela Superliga de Vôlei, ainda não ganhou nenhuma partida, acaba de contratar dois reforços.

Isadora, oposto e Flávia, levantadora, ambas de 18 anos e que acabam de conquistar o Sul-Americano juvenil pela Seleção Brasileira virão reforçar a equipe rubro-negra.

O próximo jogo das leoninas será na próxima quarta-feira (19), às 19:30, no Ginásio Marcelino Lopes, na Ilha, contra o Praia Clube/Futel (MG)

Futebol feminino: Sport arrasa Tiradentes/PI

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

A equipe de futebol feminino do Sport goleou a do Tiradentes/PI, por 5x1, em jogo realizado na terça (11) à noite, em Teresina. A partida foi a 1ª da segunda fase da Copa do Brasil.

Amanda, Suzana, Dilane, Fabi e Jaciara marcaram os gols do Leão.

No próximo sábado (15), às 15:00, teremos a partida de volta, na Ilha e o Sport pode perder até por até três gols de diferença.

Confirmando a classificação, o próximo adversário será o vencedor de Cesmac/Al x Parnamirim/RN, pela 3ª fase da copa.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Daniel Paulista pode voltar

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia


Notícias divulgadas pela mídia e confirmadas por Nelsinho Batista, no programa Lance Final, da Rede Globo, no último domingo (09) dão conta que Daniel Paulista não se adaptou à vida na Romênia e inclusive estaria passando dificuldades, pois o Rapid de Bucareste, clube que defende, está mergulhado em uma crise política e não está pagando seus salários.

Por conta disso Daniel pode acionar a FIFA, em busca de sua liberação e retornar ao Brasil, onde daria preferência ao Sport.

A volta de Daniel seria ótima para o Leão, pois além de excelente atleta é um homem de caráter, coisa que já demonstrou quando da sua transferência para a Europa. Além disso uma das carências do time é um 1º volante, posição que ainda não foi preenchida desde sua saída.

Arbitragem para Sport x Ipatinga

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

A CBF divulgou a escala de árbitros para o jogo entre Ipatinga x Sport, no próximo sábado (15), no Ipatingão, no interior de Minas Gerais.

Sandro Meira Ricci (DF) será o árbitro, auxiliado por Eremilson Xavier Macêdo (DF) e Evandro Gomes Ferreira (DF). André Luis Martins Lima Lopes (MG) será o quarto árbitro.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Finalmente uma vitória

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Após quase dois meses (a última vitória foi contra o Figueirense, por 5x0 em 14 de setembro) e oito partidas, o Sport finalmente venceu, afastou matematicamente a possibilidade de rebaixamento e deu uma alegria a sua torcida, que desgostosa com o jejum de vitórias, compareceu em pequeno número (menos de 18.000 pessoas), se considerarmos os jogos anteriores.

A vitória de 2x1 sobre o Goiás, construída no primeiro tempo, serviu para acabar com o jejum e a ansiedade dos jogadores e da torcida.

O Sport começou sufocando o Goiás e aos 21 minutos marcou seu primeiro gol. César recebeu passe de Sidny e chutou forte contra a meta alvi-verde. O goleiro Harlei ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol. Três minutos depois, Roger recebeu de Fumagalli e encobriu o goleiro goiano.

O time leonino continuou em cima e, aos 33, Júnior Maranhão após receber de frente para o gol, desperdiçou a chance chutando por cima do travessão. Aos 34, depois de cobrança de escanteio de Paulo Bayer, Fahel subiu mais que a zaga leonina e marcou de cabeça.

Aos 45, Durval recebeu cruzamento de Bala e marcou o que seria o terceiro gol, mas o árbitro, atendendo ao bandeira, marcou impedimento inexistente.

Para o segundo tempo o Sport voltou com Sandro Goiano em lugar de Andrade. O jogo desenvolveu-se no meio campo com as equipes marcando e explorando os contra ataques, porém não houve novas chances de gol. Ainda entraram Enilton no lugar de Bala e Fábio Gomes no de Fumagalli.

O Sport, que continua em 11º, agora com 45 pontos, iniciou a partida com: Magrão; Igor, César e Durval; Sidny, Júnior Maranhão, Andrade, Fumagalli e Dutra; Carlinhos Bala e Roger.

O próximo jogo será no sábado (15) às 18:30 (hora de Brasília) contra o Ipatinga, no Ipatingão.

sábado, 8 de novembro de 2008

Vôlei: Sport sofre quarta derrota

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Hoje (08) à tarde, no Ginásio Marcelino Lopes, na Ilha do Retiro, o Sport voltou a perder na Superliga de vôlei feminino 2008/2009. Jogando diante do Pinheiros/Mackenzie (SP), as leoninas foram derrotadas por 3x0 (18x25, 17x25, 19x25) e continuam sem vencer.

O próximo jogo será na quarta (19/11) às 19:30, contra a equipe do Praia Clube/Futel (MG), no Ginásio Marcelino Lopes

Retrospecto Sport x Goiás

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Nos dezessete jogos que disputaram em campeonatos brasileiros, rubro-negros pernambucanos e alvi-verdes goianos apresentam um retrospecto equilibrado.

Foram sete vitórias do Sport, contra oito do Goiás e dois empates. Os leoninos marcaram 25 vezes e os goianos 24.

Na 1ª fase do campeonato deste ano o Sport venceu por 2x1, no Serra Dourada, em Goiânia, com gols de Júnior Maranhão e Durval.

Na última vez que se enfrentaram na Ilha, o Sport goleou por 4x0, pelo brasileiro de 2007.

Sport escalado para enfrentar o Goiás

Equipe Toca do leão
com Wagner Maia

Após varias experiências realizadas durante a semana, o técnico Nelsinho definiu a equipe do Sport que enfrentará o Goiás, amanhã (09), às 16:00 na Ilha, em busca de uma vitória, após oito jogos sem vencer.

Magrão; Igor, César e Durval; Sidny, Júnior Maranhão, Andrade, Fumagalli e Dutra; Carlinhos Bala e Roger.

Encontram-se relacionados, para compor o banco de reservas: Cléber, Marcio Goiano, Sandro Goiano, Fábio Gomes, Kássio, Enilton e Wilson.

Ciro voltou a sentir a contusão no tornozelo e Luciano Henrique continua no departamento médico e por isso estão fora do jogo.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Novidades no treino de ontem

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Os jogadores do Sport treinaram na manhã de ontem no CT do Leão, em Paratibe. Nelsinho Batista promoveu várias mudanças no time titular, a começar pelo esquema que passou do 3-5-2 para o 4-4-2.

As grandes novidades foram nas laterais, ocupadas pelo zagueiro Ígor e por Dutra, que treinou sem sentir dores no tornozelo. No meio de campo, mais mudanças: Andrade entrou no lugar de Moacir e Carlinhos Bala passou a criar jogadas ao lado de Fumagalli. O ataque foi formado por Ciro e Wilson. Este último treinou na vaga de Róger, poupado por estar com uma virose.

O time treinou assim: Magrão; Ígor, César, Durval e Dutra; Júnior Maranhão, Andrade, Carlinhos Bala e Fumagalli; Ciro e Wilson.

O elenco volta a treinar nesta sexta pela manhã, ainda em Paratibe e no sábado deve fazer um rachão, só que na Ilha do Retiro.

Leia também sobre o futebol feminino, a arbitragem para o jogo contra o Goiás e o basquete rubro-negro, nas matérias de Wagner Maia, logo abaixo.

Futebol feminino: Sport enfrenta o Tiradentes (PI)

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O adversário da equipe feminina de futebol do Sport, na 2ª fase da Copa do Brasil, será o time do Tiradentes do Piauí, que eliminou o Caucaia do Ceará (6x4 em Teresina e 0x0 no Ceará).

As rubro-negras eliminaram a equipe da Portuguesa da Paraíba, em uma única partida, ao vencerem por 4x0, na cidade de João Pessoa.

A 1ª partida será na próxima terça (11), às 20:00, em Teresina.

Arbitragem para Sport x Goiás

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O jogo entre Sport e Goiás no próximo domingo (09), às 16:00, na Ilha do Retiro, válido pela 34ª rodada do Brasileirão será dirigido por Luis Antonio Silva Santos(RJ/ASP. FIFA).

Seus auxiliares serão Hilton Moutinho Rodrigues (RJ/FIFA) e Alécio Aparecido Lezo (MS).

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Sport perde no basquete e no vôlei

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O Sport/Mauricio de Nassau perdeu hoje à noite (06) para o Colchões Castor/Unimed/FIO/
Ourinhos por 77x61. O jogo válido pelo 11º campeonato brasileiro de basquete feminino foi realizado no Ginásio Jorge Maia, na Ilha do Retiro.

As parciais foram de 22x14 (1º período), 38x30 ( 2º ), 50x56 ( 3º ) e 61x77 (4º ). Com este resultado o Ourinhos, 2º colocado com 91,7% de aproveitamento (11 vitórias e 01 derrota), classificou-se por antecipação, juntamente com o Americana, 1º colocado com 100% de aproveitamento (13 vitórias), para as semifinais.


O Sport permanece em 6º, com 30,8% de aproveitamento (04 vitórias e 09 derrotas) e segue para São Paulo e Santa Catarina onde realizará as três partidas finais pela fase classificatória.

Vôlei


Ontem (05) o Sport/Mauricio de Nassau perdeu para o Minas Tênis por 3x0 (25 x 13, 25 x 16 e 25 x 21). O jogo foi realizado no Ginásio Marcelino Lopes, na Ilha do Retiro. Esta foi a terceira derrota da equipe leonina em três jogos disputados. Com apenas três pontos ganhos o Sport está em quinto e penúltimo lugar na chave B.

O próximo adversário será a equipe do Pinheiros/Mackenzie, no próximo sábado, às 17:00, no Marcelino Lopes.

Sport treina no 3-5-2

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

A equipe do Sport, comandada por Nelsinho Batista, treinou ontem no CT Toca do Leão, em Paratibe. O treinador colocou a equipe titular com três zagueiros e promoveu algumas mudanças, como a volta de Carlinhos Bala à lateral direita (e a saída de Sidny), Moacir na cabeça de área (no lugar de Sandro Goiano) e Ciro no ataque, ao lado de Róger.

Carlinhos não vem rendendo no ataque leonino e, sem dúvida, joga melhor que Sidny, mesmo atuando fora de posição. Quanto a Moacir, o volante ainda precisa melhorar muito, mas com certeza tem o aval de Nelsinho, que vem provando não apreciar o futebol de Sandro, pois, sempre que pode, o coloca na equipe reserva.

Em relação a Ciro, há muito já se esperava uma chance para o garoto entrar de frente; ele vem fazendo por merecer. Quem deve mesmo desfalcar o Sport é Dutra, com problema no tornozelo desde o clássico contra o Náutico. Márcio Goiano treinou em seu lugar. O meia Luciano Henrique é outro que continua em recuperação no DM, por conta de um problema no adutor da coxa. LH provavelmente não enfrenta o Goiás.

O time que treinou ontem e tem grandes chances de começar jogando é o seguinte: Magrão; Ígor, César e Durval; Carlinhos Bala, Júnior Maranhão, Moacir, Fumagalli e Márcio Goiano; Ciro e Róger.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Vôlei perde a terceira

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

A equipe de vôlei do Sport/Maurício de Nassau, que está disputando a Superliga Feminina, voltou a perder na noite de hoje, na Ilha, desta vez para a equipe do Minas Tênis Clube. O placar foi três sets a zero, parciais de 25/13, 25/16, 25/21.

As rubro-negras, que ocupam a quinta colocação de sua chave, com três pontos, voltam a atuar no próximo sábado, contra o Pinheiros/Mackenzie (SP), às 16h, no Ginásio Marcelino Lopes, na Ilha. O jogo é válido pela quarta rodada da Superliga.

Bate chapa na Ilha?

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Vem aí dezembro e com ele as eleições presidenciais do Sport. Há algum tempo vem se falando nos bastidores do futebol pernambucano que pode haver chapa de oposição na Ilha, pois a tentativa de reeleição do presidente Milton Bivar e seu grupo já é dada como certa.

O Blog do Torcedor, de Marcelo Cavalcante, nosso parceiro, trouxe hoje algumas matérias a respeito de uma possível candidatura de Homero Lacerda à presidencia do Leão, como opositor de Milton Bivar. De acordo com Luciano Bivar, irmão do presidente, o próprio Luciano estaria no grupo, assim como Wanderson Lacerda, ambos* no Conselho Deliberativo.

Homero não se pronuncia. Eu soube através de outras fontes que seu candidato a vice seria Branquinho. Aí lembrei que li por aí (acho que foi numa matéria do amigo Pedro Jorge, da SportNet) há algum tempo que o vice na chapa de Homero seria o senhor José Valadares, um encrenqueiro conhecido como "Zé do Gás". Sílvio Guimarães, atual vice-presidente do Leão, confirma que Valadares seria o vice e que Homero estaria omitindo esse fato.

Torcedor, Homero Lacerda, Luciano Bivar e Wanderson Lacerda são grandes rubro-negros e é do conhecimento de todos que eles têm diversos serviços prestados ao Sport Club do Recife. No entanto, Mílton Bivar vem fazendo uma bela gestão, com todo o seu grupo.

É com esse pessoal que aí está que o Sport conquistou o Bi e o Tricampeonato Pernambucano, além da Copa do Brasil. É com esse grupo que o Rubro-Negro vem se mantendo na Série A, vem fazendo um trabalho sério e a longo prazo com Nelsinho Batista e sua comissão. Foi com Milton Bivar que o Sport adqüiriu dois Centros de Treinamento e a tão sonhada loja na sede, fruto da parceria com a Lotto.

Eu pergunto: o Sport não está no caminho certo? É hora de se brigar por cargos? Alguém tem dúvidas de que Milton Bivar e sua equipe serão reeleitos para mais dois anos? Eu não...

*Interessante é que Luciano e Wanderson já foram adversários, num passado próximo...

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Basquete - Sport perde para Catanduva

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O Sport/Maurício de Nassau foi derrotado, na noite desta terça-feira, pela equipe do Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva/SP, por 70X63, pelo 11º Campeonato Nacional de Basquete Feminino.

As rubro-negras venceram apenas um dos quatro períodos - o segundo - por 23x13. Os demais qurtos foram vencidos pelas paulistas (14x18, 15x27, 11x12). Com o resultado, o Sport continua na sexta colocação, agora com 16 pontos.

As meninas da Ilha ainda lutam pela quarta colocação, embora ela tenha se tornado, agora, bem difícil. Restam quatro jogos pela frente, nessa fase classificatória, que vai até o dia 30 deste mês. Os adversários são Ourinhos (em casa), Mangueira (no RJ), São Bernardo (em SP) e Clube Doze/Floripa (Em SC).

O próximo jogo (e último na Ilha, nesta fase) é contra Ourinhos (2º), na próxima quinta-feira, a partir das 19h30, no Ginásio Jorge Maia. Depois dessa partida, as rubro-negras só voltam às quadras no dia 26, no Rio de Janeiro.

Elenco treina no CT do Leão

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O grupo do Sport voltou aos treinos, após a derrota para o Atlético/PR, hoje pela manhã, na Ilha do Retiro. Os trabalhos continuam, sempre no período matinal, desta quarta até a sexta-feira, no CT do Leão, em Paratibe. No sábado, o treino-apronto para o jogo contra o Goiás acontece na Ilha.

O Sport continua na décima-primeira posição, com 42 pontos (11 vitórias, nove empates e 13 derrotas). Já o Goiás está na oitava colocação, com 48 pontos e 13 vitórias, mesmo número de empates e 11 derrotas.

Para o jogo contra os goianos Nelsinho poderá contar normalmente com o artilheiro Róger, que tem dois cartões amarelos e não três, como havia sido anunciado anteriormente. O comandante rubro-negro também pode ter a volta de jogadores importantes, como Carlinhos Bala e Luciano Henrique, que se recuperam de lesões. O jovem Ciro deve continuar à disposição para o setor de ataque, assim como Enílton.

Por outro lado, o lateral esquerdo Dutra voltou a apresentar dores no tornozelo, desde a última partida (motivo pelo qual foi substituído) e tem poucas chances de enfrentar o Goiás, no domingo. Se realmente Dutra ficar de fora, será um grande desfalque para o Rubro-Negro, que tem no jogador uma das principais peças do time. Márcio Goiano será seu substituto.

A Fórmula do Pernambucano

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

A fórmula do Campeonato Pernambucano 2009 ficou definida na última semana, sendo idêntica a da edição 2007, quando o Sport foi Bicampeão. Esses moldes já vinham sendo praticados desde 2000.

O campeonato será disputado em dois turnos, com os vencedores de cada um se enfrentando em dois jogos finais. Ótimo saber que a fórmula cansativa e esquisita desta temporada não será repetida.

Por outro lado, discordo na questão do saldo de gols, que não vale de nada nas finais. Um absurdo. Supondo que o vencedor de um dos turnos ganhe por apenas um gol e o outro aplique uma goleada na outra oportunidade, como aceitar que essa decisão seja levada para cobrança de pênaltis?

Como sempre temos que aceitar algumas regras absurdas...Agora, claro que o fator "decisão" traz mais emoção ao campeonato, aos times, às torcidas. De qualquer forma, espero, logicamente, que não seja preciso uma final, assim como nos últimos dois anos; que o Sport continue soberano, levantando os dois turnos e sendo campeão - ou melhor: tetra - direto!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Esportes Olímpicos - Basquete & Vôlei

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia



Nacional de Basquete Feminino: Sport X Catanduva

Nesta terça (04), às 19:30, no Ginásio Jorge Maia, na Ilha do Retiro, o Sport/Mauricio de Nassau enfrentará a equipe do Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva (SP)

Já na quinta (06), no mesmo local e horário, o adversário será o Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos (SP).

Os jogos são válidos pelo 11º campeonato brasileiro de basquete feminino. O Sport está em 6º lugar, com 15 pontos e 36,4% de aproveitamento. Classificam-se para as semifinais as quatro equipes melhores colocadas.


Superliga de Vôlei Feminino: Sport x Minas

Na quarta (04) às 18:30, no Ginásio Marcelino Lopes (Ilha do Retiro), o Sport/Mauricio de Nassau terá como adversário a equipe do Minas Tênis Clube, pela superliga de vôlei feminino.

Esta será a terceira partida das rubro-negras, que nas duas primeiras foram derrotadas pelas equipes do Banespa (em casa) e do Finasa/Osasco (fora), ambas por 3x0.

Futebol Feminino se dá bem na Copa do Brasil

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

A equipe de futebol feminino do Sport estreou na 2ª Copa do Brasil de futebol feminino derrotando por 4x0 a equipe da Portuguesa da Paraíba. As meninas salvaram o final de semana do Leão, que perdeu no futebol masculino, no basquete e no vôlei.

A partida foi disputada no estádio Evandro Lélis, conhecido como Mangabeirão, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. Marcaram para as rubro-negras Janaína (02), Dilani e Fabi.

Por ter marcado mais de dois gols na casa das adversárias, não haverá necessidade da partida de volta. Assim, a equipe do Sport já está na segunda fase da competição.

O próximo adversário sairá do vencedor do confronto entre Tiradentes/PI e Caucaia/CE, em jogo que acontece na próxima quarta-feira. Na primeira partida, o time do Piauí venceu por 6x4.

Sport desaprendeu até a empatar

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia


O Sport continuou sua rotina de empates e derrotas no Brasileirão. Já são oito partidas, desde a vitória de 5x0 sobre o Figueirense, sem vencer. A exemplo da partida contra o Santos, quando empatou em 1x1 na Ilha, até que o time jogou bem e foi superior ao adversário. Só não soube aproveitar as chances criadas e marcar os gols necessários para vencer.

Depois de um 1º tempo em que esteve superior ao Atlético e só não marcou graças ao goleiro Vinicius, o técnico Nelsinho que sempre acerta nas substituições, errou ao substituir Fumagalli por Kássio e Sandro Goiano por Andrade, quando o certo teria sido mexer no ataque, tirando Wilson para a entrada de Ciro

Com as modificações, o time começou a ceder espaços ao Atlético que, empurrado pela sua torcida, passou a levar perigo à meta de Magrão, principalmente depois da entrada de Anderson Aquino. No Sport, Dutra machucado deu lugar a Marcio Goiano.

De tanto insistir, o Furacão conseguiu aos 46 minutos o gol da vitória, através de Rafael Moura, que havia entrado no intervalo no lugar de Pedro Oldoni.

O Sport jogou e perdeu com: Magrão; Igor, César e Durval; Sidny, Júnior Maranhão, Sandro Goiano (Andrade), Fumagalli (Kássio) e Dutra (Márcio Goiano); Roger e Wilson.

Roger levou o 3º cartão amarelo e está fora do jogo do próximo domingo (09), contra o Goiás, na Ilha. Apesar da derrota, o Rubro-Negro continua na 11ª posição com 42 pontos.

sábado, 1 de novembro de 2008

Futebol Feminino estréia na Copa do Brasil

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O time do Sport estréia hoje na II Copa do Brasil de Futebol Feminino. O adversário é a equipe paraibana da Portuguesa, em jogo marcado para às 15h15, no Estádio Mangabeirão, no interior da Paraíba.

A competição conta com 32 clubes - metade dos participantes da copa masculina - e também é esquematizada em jogos de ida e volta, o mata-mata. Se as rubro-negras vencerem na casa das rivais, por três gols de diferença, eliminam o jogo da volta.

Caso contrário, Sport e Portuguesa voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (5), no mesmo horário, na Ilha do Retiro.

O time feminino do Leão, treinado por Bruno Angeiras, é o atual bicampeão pernambucano.

Boa sorte às meninas!

Derrotas no basquete e no vôlei

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

As equipes femininas do Sport/Maurício de Nassau que disputam o Nacional de Basquete e a Superliga de Vôlei foram derrotadas neste final de semana.

O basquete rubro-negro perdeu para o líder Americana/SP, que está invicto no campeonato, por 50X66. As meninas da Ilha até que começaram bem a partida e, embaladas pela torcida que foi ao Ginásio Jorge Maia, venceram o primeiro quarto (20x06) e o segundo (31x29).

Depois do intervalo, as paulistas viraram para 40x47 e ampliaram a vantagem para quinze pontos no final da partida. O Sport está em sexto lugar, com 15 pontos e volta a jogar em casa, na próxima terça-feira (4), às 19h30 (do Recife), contra o Catanduva (terceiro, com 17 pontos).

No vôlei, as meninas do Sport/Maurício de Nassau acumularam sua segunda derrota consecutiva, por três sets a zero (25/11, 25/15, 25/13), para o também líder Finasa/Osasco, em jogo disputado na manhã deste sábado, em São Paulo. As leoninas recebem pela terceira rodada o Minas Tênis Clube, na próxima quarta-feira (5), no Ginásio Marcelino Lopes.
 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão