domingo, 31 de maio de 2009

Leão ainda busca primeira vitória no Brasileiro

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia




Após a conclusão da quarta rodada do campeonato brasileiro, o Sport ainda ocupa a décima-oitava posição, com apenas dois pontos, resultado de dois empates (Barueri e Botafogo) e duas derrotas (Vitória e Atlético-MG).



O Leão ainda não venceu neste campeonato, o que quase acontecia ontem, no Rio de Janeiro, não fosse a postura exageradamente defensiva no segundo tempo da partida com o Botafogo (quando vencia por 2x0) e os erros da arbitragem, que validou o primeiro gol dos cariocas - nitidamente em impedimento - e expulsou o volante Hamilton, contando com um cartão amarelo que na verdade seria para César.



O grupo rubro-negro voltou ao Recife e ganhou folga neste domingo. A reapresentação está marcada para a tarde da segunda-feira, quando os jogadores iniciarão os treinos para pegar o Flamengo-RJ, próximo adversário pela competição nacional. Nesta segunda, o grupo treina sob o comando do técnico interino, Levi Gomes. O anúncio de quem será o novo treinador do Sport pode ser feito amanhã mesmo pela direção.



Portanto, a primeira vitória leonina no Brasileirão 2009 já tem local, data e hora para acontecer: é no próximo domingo, dia 7, a partir das 16 horas, na Ilha do Retiro. Pelo menos é o que espera a torcida do Sport, que viu o time vencer pela última vez, no dia 12 de maio, a equipe do Palmeiras-SP, pela Libertadores. Na ocasião, o Rubro-Negro ganhou dos paulistas por 1x0, mas acabou eliminado da competição nas cobranças de pênaltis.

Sport deixa escapar vitória contra Botafogo

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O Sport realizou na noite deste sábado (30), no Engenhão, no Rio de Janeiro, um excelente primeiro tempo e chegou a vitória parcial de 2x0. Com uma marcação segura e explorando os contra-ataques, envolveu a equipe carioca e relembrou o Sport da Copa Libertadores.

Aos sete minutos Weldon penetrou pela esquerda e cruzou para Wilson abrir o marcador. Aos 20, Moacir fez grande jogada pela direita e cruzou para Weldon ampliar.

No segundo tempo o Leão recuou e permitiu ao Botafogo, chegar ao seu primeiro gol aos 15, através de Tony, em posição irregular, não marcada pelo bandeira.

O técnico interino Levi Gomes, substituiu Sandro Goiano, que mais uma vez cansou, por Eliseu. Aos 28, Hamilton que já tinha cartão amarelo, cometeu falta sem bola e foi expulso.
Com isto Levi foi obrigado a tirar Weldon, para a entrada de Dudé, enfraquecendo o ataque leonino.

Aos 39, o alvinegro chegou ao empate através de Fahel, após cobrança de escanteio. Pouco antes desse gol, Juliano entrou no lugar de Moacir. Só nos descontos é que o Sport chegou a meta do Botafogo, porem não conseguiu alterar o placar.

Magrão, mais uma vez foi a grande figura do time leonino, sendo responsável pelo empate. Quem também surpreendeu, no primeiro tempo foi Weldon, com uma grande atuação.

O time jogou com: Magrão; Igor, César e Durval; Moacir (Juliano), Hamilton, Sandro Goiano (Eliseu), Luciano Henrique e Dutra; Weldon (Dudé) e Wilson.


O Sport continua sem vencer (duas derrotas e dois empates) e soma apenas dois pontos em quatro jogos. O próximo jogo será no domingo (7), às 16:00, contra o Flamengo, na Ilha do Retiro.

sábado, 30 de maio de 2009

Em crise, Sport enfrenta Botafogo

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O time do Sport, ainda abalado pela perda do técnico Nelsinho Batista, que se afastou do comando técnico há dois dias, enfrenta o Botafogo/RJ, a partir das 18h30 de hoje, no Engenhão, na capital fluminense.

O Rubro-Negro pernambucano vai buscar, sob o comando de Levi Gomes (ex-jogador e técnico dos juniores do Sport) a sua primeira vitória no Brasileirão; vitória essa que, se conquistada, vai servir para dar um pontapé inicial na crise que já se instalou na Ilha do Retiro, desde a eliminação da Libertadores.

O jogo entre Sport e Botafogo é válido pela quarta rodada do campeonato. O Sport soma apenas um ponto dos nove disputados, com um empate (Barueri) e duas derrotas (Vitória e Atlético/MG), essa última em plena Ilha do Retiro, domingo passado, e que serviu para instalar de vez a crise no grupo rubro-negro.

O Sport ocupa a décima-oitava posição, na zona de rebaixamento, onde também se encontra seu adversário de hoje: os cariocas tem dois pontos, na décima-sétima colocação e, assim como o Sport, ainda não venceram na competição.

Levi Gomes só tem uma dúvida na equipe que tentará a vitória no Engenhão: Fumagalli ou Weldon. O treinador interino fez poucas mudanças em relação ao time que treinou pela última vez (com Nelsinho), na quarta-feira, no 4-4-2.

Levi, que formará o time no 3-5-2, preferiu colocar Sandro Goiano na vaga do garoto Elizeu (dos juniores) e utilizar Moacir no lugar de Ígor, que volta para a zaga. Com a saída do meia Paulo Baier do clube, Fumagalli também pode ganhar uma chance na equipe.

Assim, o time vai de Magrão; Ígor, Durval e César; Moacir, Hamilton, Sandro Goiano, Fumagalli (Weldon) e Dutra; Luciano Henrique e Wilson. Também viajaram Cléber (goleiro), Juliano (zagueiro), Dudé e Elizeu (volantes), Ciro, Vandinho e Guto (atacantes).

A arbitragem será do trio baiano comandado por Jaílson Macedo de Freitas. Seus auxiliares: Luis Carlos Silva e Ádson Lopes Leal.

Força, Sport! É nas dificuldades que se conhece um grande grupo. Para mim, não será surpresa se o Leão sair do Rio de Janeiro hoje com uma vitória. Vitória que tiraria a equipe da zona de rebaixamento, levantaria o moral do grupo e, repito, contribuiria - e muito - para afastar a crise na Ilha do Retiro.


A Crise

Depois comentaremos sobre os últimos acontecimentos na Ilha do Retiro, nesse meio de semana conturbada, com a saída de Nelsinho Batista (e tudo que se comentou nos bastidores) , o pedido de dispensa de Paulo Baier (já vai tarde!), as especulações sobre saídas de jogadores e a procura por um novo treinador, já iniciada pela direção na própria quinta-feira (29), quando Nelsinho anunciou que deixava o clube.

Assuntos que já deveríamos ter debatido há mais tempo, mas que nos deixaram 'ressacados', sem ânimo, torcedores que somos, para comentar. Aos leitores da Toca, nossas desculpas. Amanhã estaremos escrevendo nossas opiniões a respeito disso tudo.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Nelsinho entrega cargo

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O tecnico Nelsinho Batista entregou, agora de manhã, o cargo de treinador do Sport e convocou para logo mais às 14:00, uma coletiva para explicar os motivos.

Vamos aguardar a coletiva, para saber os motivos, que levaram o competente treinador a tomar esta decisão.

Na nossa opinião se a situação já estava ruim, devido a inercia da diretoria em contratar bons jogadores, para reforçar o time, com a saída de Nelsinho pode piorar.

Vamos ouvir as explicações do técnico e a posição da diretoria, para poder analisar o caso.

domingo, 24 de maio de 2009

É hora de reagir!

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia


O Sport joga na noite deste domingo (18:30), na Ilha do Retiro, contra o Atlético-MG, pela terceira rodada do Brasileirão 2009. Após o empate (1x1) contra o Barueri e a derrota (1x0) para o Vitória-BA, chegou a hora de vencer e conquistar uma melhor posição na tabela, onde o Leão é apenas o 16º colocado, com um ponto.

Outra competição

Na verdade, o Sport parece ainda não ter entrado no espírito do Brasileirão, desde que perdeu a classificação para as quartas-de-finais da Libertadores, na Ilha. Mas essa história pode - e precisa - mudar a partir de hoje. Que seja, então, o jogo contra os mineiros o início da trajetória em busca de mais uma chance na Libertadores, ou pelo menos na Copa Sulamericana.

O Sport é o melhor time do Norte/Nordeste na atualidade e tem condições de ficar entre os primeiros colocados do Brasileiro. O planejamento foi feito para isso e os reforços - esperamos -farão desse grupo que temos ainda mais forte.

Escalação - O time foi definido por Nelsinho Batista com: Magrão, Moacir, Igor, César e Dutra; Hamilton, Andrade, Sandro Goiano e Luciano Henrique; Ciro e Wilson.

Também estão à disposição; Cléber, Jonas, Juliano, Bruno Telles, Fumagalli, Vandinho e Weldon. O meia Paulo Baier não foi sequer relacionado, já que durante a semana passada treinou entre os reservas e acabou pedindo a Nelsinho um tempo só pra ele, para tentar recuperar seu melhor futebol.

Retrospecto

Em 25 partidas disputadas por Sport e Atlético-MG, os mineiros venceram sete, o Leão seis e 12 terminaram empatadas.

Destaque para a goleada aplicada pelo Sport no Atlético, em pleno Mineirão, por 6x0, no ano 2000.

Na ultima partida, pelo campeonato de 2008, vitória leonina por 3x0, com dois gols de Ciro e um de Durval.

Na Ilha do Retiro, o Sport nunca perdeu para os mineiros. Foram 18 partidas, com dez vitórias pernambucanas e oito empates.

sábado, 23 de maio de 2009

Ciro estréia contra o Atlético/MG

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O jovem atacante Ciro fará sua estréia pelo Brasileirão 2009 na partida de amanhã, contra o Atlético/MG, na Ilha do Retiro. Ciro cumpriu suspensão automática contra o Barueri e o Vitória, por ter sido expulso no último jogo do Brasileirão do ano passado.

No jogo contra os mineiros, pela terceira rodada do campeonato, o jovem artilheiro Ciro volta a fazer dupla com Wilson, na escalação que deu certo tantas vezes pelo Pernambucano e Libertadores.

Negociado? - E continuam as especulações sobre a saída do atacante do Sport. Agora é um empresário inglês que está interessado em colocar Ciro no futebol italiano. O agente tem a preferência - até a próxima segunda-feira (25) - para comprar os direitos federativos do jogador. Comenta-se que o valor da compra seria de R$ 15 milhões.

O presidente do Sport, Sílvio Guimarães, já declarou que a venda de Ciro seria importantíssima para as pretensões do Sport no Brasileiro, já que o grupo precisa ser reforçado em quatro posições: lateral-direito, volante, meia e atacante. Além do mais, a verba serviria para iniciar as obras no CT do Leão, em Paratibe, como alojamentos, acesso, etc.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Daniel fará cirurgia

Volante Daniel ficará de fora
do futebol por seis meses



Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O jogador Daniel Paulista fez uma segunda ressonância magnética, nesta sexta-feira, e foi constatado o que o Departamento Médico do Leão temia: uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito.

Daniel passará por uma cirurgia, que o deixará pelo menos seis meses fora dos gramados. O ótimo volante, um dos destaques do time desde sua primeira passagem pela Ilha, ano passado, não poderá, assim, atuar mais no Brasileirão.

O atleta machucou-se no gramado da Ilha, no último jogo do Sport pela Libertadores, quando foi substituído ainda no primeiro tempo.

Boa sorte, Daniel! Que você se recupere rápido!

Sport pode ter novidades contra o Atlético-MG

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

No treino realizado nesta quinta (21), no CT do Leão em Paratibe, Nelsinho Batista promoveu algumas mudanças na equipe.

Sem poder contar com Durval, Daniel Paulista e Andrade, entregues ao departamento médico e desejando melhorar a equipe que não foi bem nos dois primeiros jogos, o técnico fez algumas experiências.

Inicialmente experimentou o 4-4-2, com Bruno Teles na meia, no lugar de Durval, Sandro Goiano no de Daniel Paulista e Ciro, que já cumpriu a suspensão de dois jogos, no lugar de Paulo Baier.

O time formou com: Magrão; Moacir, Igor, César e Dutra; Hamilton, Sandro Goiano, Bruno Teles e Luciano Henrique; Ciro e Wilson e perdeu para os reservas por 2x0, gols de Paulo Baier e Vandinho.

Na segunda parte o time voltou ao 3-5-2, com a entrada de Juliano no lugar de Bruno Teles e Vandinho no de Ciro. Novamente os reservas venceram, desta vez por 1x0, gol de Guto.

O time foi: Magrão; Igor, César e Juliano; Moacir, Hamilton, Sandro Goiano, Luciano Henrique e Dutra; Vandinho e Wilson.

Nesta sexta (22), será realizado novo treino, quando o time deverá ser definido.

Durval/Andrade/Daniel Paulista/Gabriel

Durval está afastado do time por dez dias, contados a partir do jogo contra o Vitória-BA, quando sentiu dores no joelho e foi substituído. Além disso, está com parte do braço esquerdo engessado, pois quebrou o dedo anelar no jogo contra o Barueri.

Andrade que sentiu dores na coxa, no primeiro treino da semana, foi submetido à ressonância magnética e nada foi constatado. Entretanto o atleta ainda sente dores na região e será observado até o dia do jogo.

Daniel Paulista será submetido nesta sexta a nova ressonância e se for constatado ruptura dos ligamentos do joelho deverá ficar afastado por seis meses.

O zagueiro Gabriel, que estava afastado há sete meses (fez cirurgia no joelho), já está treinando fisicamente e muito breve (talvez em um mês) voltará a treinar com bola.


Nelsinho Batista observará o jogador, neste período, e conversará com os membros dos departamentos médico e físico do Leão, para avalizar assim a renovação do contrato do bom zagueiro rubro-negro.

Arbitragem

Péricles Bassolt Pegado Cortez será o arbitro de Sport x Atlético, auxiliado por Dibert Pedrosa Moises e Rodrigo Pereira Jóia, todos do Rio de Janeiro.

Ingressos
Os ingressos estão com preços promocionais até ao meio dia do domingo (24). Arquibancada central R$ 30,00 e Meia entrada (sócios, estudantes e idosos) R$ 15,00.

Após o meio dia custarão R$ 40,00 e R$ 20,00.


A troca dos ingressos do Todos com a Nota será nesta sexta, das 09:00 às 17:00

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Jogadores do Sport cobiçados por outros clubes

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


Depois da ótima performance do Leão pelo Pernambucano e Copa Libertadores, surgiram várias especulações em torno do interesse de clubes brasileiros por alguns jogadores do elnco rubro-negro.

Os atletas em questão são o goleiro Magrão, cobiçado pelo São Paulo, o lateral Moacir, pelo Palmeiras/SP (especialmente por Vanderlei Luxemburgo) e o meia Fumagalli, que está sendo indicado por Dorival Júnior ao Vasco da Gama/RJ.

Fumagalli já declarou que não há nada de concreto em relação ao Vasco e que deseja ficar no Sport, clube do qual gosta e quer voltar a ser titular.

Além desses jogadores, já comentei o interesse do Goiás por Paulo Baier.

Em relação aos três primeiros, penso que o Sport deve fazer de tudo para segurá-los, pela importância que têm para o clube e para a torcida. Magrão inclusive tem contrato longo com o Leão e Moacir terá seu contrato ampliado e salários aumentados.

O meia Fumagalli pode render mais daqui pra frente, recuperando aquele futebol que fez dele ídolo da torcida em 2007. Já Paulo Baier não acredito que o Sport deva insistir.

Uma coisa é certa: precisamos manter o grupo e reforçá-lo com qualidade, se quisermos conquistar uma posição de destaque no Brasileirão, com direito à vaga na Libertadores ou, pelo menos, na Copa Sulamericana. E esse grupo que está na Ilha hoje já mostrou que é bom.

Romerito e Paulo Baier



Romerito quer voltar à Ilha
Foto: site oficial do Goiás


Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia



Comentou-se na semana passada que o meia Romerito, ídolo rubro-negro no ano passado e atualmente no Goiás, estaria querendo voltar ao clube. A informação foi confirmada pelo dirigente leonino Álvaro Figueira, que disse inclusive que o próprio Sport tem interesse na volta do jogador.



Já o vice de futebol Guilherme Beltrão afirma ser difícil a volta do meia, já que ele demoraria cerca de três meses para voltar a jogar, pois ainda se recupera de uma cirurgia.



Romerito, 34 anos, foi operado de hérnia de disco há 45 dias (05/4) e está retomando os trabalhos físicos. A previsão é de que possa voltar a atuar entre 60 e 90 dias.



Goiás tem interesse em Paulo Baier


O Goiás, clube de Romerito, está interessado novamente em ter o meia Paulo Baier, que não conseguiu render no Leão o mesmo que no clube esmeraldino.
Para Guilherme Beltrão, no entanto, Baier só sai do Sport se o Goiás liberar o lateral-esquerdo Júlio César e o atacante Felipe, o que sabemos que o Goiás não faria, já que são dois de seus principais jogadores...


Mas grande parte da torcida rubro-negra, com certeza, gostaria que Baier voltasse para Goiás, já que ainda não engrenou no clube da Ilha, o que Nelsinho Batista, por outro lado, já declarou que espera que aconteça.



Reforços para o Brasileirão

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

A direção do Sport esteve reunida na tarde de ontem (terça), com o treinador Nelsinho Batista, para definir sobre contratações para o grupo leonino, visando à disputa do Campeonato Brasileiro, que já vai para sua terceira rodada.

Na ocasião ficou definido que o Sport reforçará o elenco com três atletas, para as posições de lateral-direito, meia-esquerda e atacante de área, estilo finalizador mesmo.

Um dos atletas comentados pela mídia esportiva - e confirmado pela direção - como de interesse do Sport é o meio-campista Gerson Magrão, paulista de 24 anos que pertence ao Cruzeiro. Gerson está na reserva do clube mineiro e pode vir por empréstimo para o Sport.

Comenta-se ainda que os dirigentes rubro-negros estão contactando jogadores brasileiros que atuam no exterior (Arábia Saudita e Europa). Outro jogador que o Sport demonstrou interesse foi o atacante colombiano Perea, 25 anos, do Grêmio/RS.

De acordo com Guilherme Beltrão, vice de futebol do Sport, seria difícil trazer o gremista, pois ele estava sendo negociado com o Palmeiras. A negociação, no entanto, não se concretizou, o que pode fazer com que o atleta volte a ser procurado pelo Sport.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Zagueiro Juliano regularizado

Juliano pode estrear no domingo
Foto: Genival Paparazzi


Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O zagueiro Juliano, que chegou ao Sport há cerca de duas semanas, já está regularizado e, portanto, apto a reforçar o time rubro-negro diante do Atlético/MG, no próximo domingo, na Ilha do Retiro.

O catarinense Juliano tem 28 anos e, entre outros clubes, defendeu o Atlético/PR, Juventude/RS e Ponte Preta/SP. Antes de vir para o Leão estava no São Luiz/RS.

A publicação do nome de Juliano no boletim da CBF chega em um momento importante, já que o titular Durval está machucado e o técnico Nelsinho Batista gosta de utilizar o time no esquema 3-5-2.

Assim, se optar por manter essa forma de jogar, Nelsinho pode promover a estréia de Juliano ao lado de Ígor e César, ou mesmo deixá-lo no banco, utilizando o prata da casa Elias.

Mas há também a possibilidade do comandante leonino usar a equipe de forma mais aberta, no 4-4-2, com dois meias criativos, que podem ser Paulo Baier e Luciano Henrique, ou até mesmo Fumagalli.

Atletas fora de combate

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O técnico Nelsinho Batista está sem poder contar com alguns titulares do Sport, que se recuperam de lesões no Departamento Médico do clube.

O caso mais grave é o do volante Daniel Paulista, que machucou o joelho direito ainda na partida contra o Palmeiras/SP, pela Libertadores, no último dia 12, ao pisar num buraco no gramado. Daniel realizou uma ressonância magnética na sexta (15), mas o exame não ficou bom, devido à grande quantidade de líquido presente no joelho do atleta.

A previsão inicial do DM rubro-negro era de que Daniel ficasse de fora dos trabalhos por cerca de quinze dias. Agora, no entanto, já se fala até mesmo da possibilidade de uma cirurgia, pois existe suspeita de rompimento dos ligamentos do volante. Na próxima sexta (22), Daniel será submetido a um novo exame. Caso seja operado, o jogador pode ficar fora dos gramados por um período de seis meses a oito meses.

O zagueiro Durval foi outro que sentiu o joelho (direito também), no jogo diante do Vitória, no último sábado, em Salvador. Durval chegou a ser substituído no segundo tempo. Foi constatado um estresse no ligamento colateral do jogador, que deve ficar de fora dos treinos por cerca de dez dias. A expectativa é de que o xerifão da zaga leonina possa voltar diante do Botafogo/RJ, pela quarta rodada do Brasileirão (30/5).

Quanto a Moacir, que reclama de dores na região do quadril e desfalcou o Sport no ultimo domingo, a situação já é melhor e existe grande chance de que o lateral já esteja à disposição de Nelsinho para o próximo jogo, diante do Atlético/MG, na Ilha (domingo, 24).

VOLTA - Por outro lado, quem tem a chance de ser escalado para o jogo de domingo, contra os mineiros, é o atacante Ciro, que cumpriu dois jogos de suspensão nas duas primeiras rodadas do Brasileiro, por conta da expulsão na última partida da mesma competição, ano passado.

A tendência é de que o jovem e promissor atacante entre mesmo de frente, ao lado de Wilson, como aconteceu no último jogo da Libertadores.

sábado, 16 de maio de 2009

Sport definido com novidades

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Após os treinos de quinta e sexta, Nelsinho Batista definiu o time do Sport, para enfrentar o Vitória, em Salvador, neste domingo (17), às 18:30.

Sem poder contar com Ciro (suspenso) e Daniel Paulista (contundido), o técnico leonino perdeu Moacir, que sentiu dores lombares. Em compensação Igor treinou e nada sentiu.

Devido a boa exibição contra o Palmeiras, Luciano Henrique ganhou a posição no meio campo e com isso Paulo Baier foi deslocado para o ataque. Isso demonstra que Nelsinho não está satisfeito com o rendimento dos atacantes, com exceção de Wilson.

Dessa maneira o time será: Magrão; Igor, César e Durval; Jonas, Hamilton, Andrade, Luciano Henrique e Dutra; Paulo Baier e Wilson.

Estão a disposição para compor o banco de reservas: Cléber, Elias, Bruno Telles, Sandro Goiano, Fumagalli, Vandinho e Guto.

Arbitragem
A partida será dirigida por Charles Hebert Cavalcante Ferreira, auxiliado por Otávio Correia de Araújo e Ticiana de Lucena Falcão Martins. Os três pertencem a Federação Alagoana de Futebol.

Retrospecto
Em campeonatos brasileiros Sport e Vitória já se enfrentaram 15 vezes. O Leão da Ilha venceu seis e o Leão da Barra venceu quatro. Seis partidas terminaram empatadas.

Pelo Brasileiro do ano passado as duas partidas terminaram empatadas.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sport com desfalques contra o Vitória

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O Sport retornou nesta quinta (14), aos treinos, visando a partida do próximo domingo (17), às 18:30, no Barradão, contra o Vitória-BA.

De inicio o Leão terá dois desfalques certos. Ciro que cumprirá a 2ª partida da suspensão, pela expulsão no ultimo jogo do brasileirão 2008 e Daniel Paulista, com entorse no joelho direito, que ficará sem jogar durante 15 dias.

Igor, com entorse no tornozelo, ainda é dúvida. Está fazendo tratamento e será reavaliado.
Já Andrade, fez exames cardiológicos e foi liberado pelo departamento médico.

Ciro deverá ser substituído por Vandinho ou Guto. Daniel Paulista por Hamilton, que cumpriu suspensão na Libertadores.

Se Igor não tiver condições de jogo é provável que Nelsinho escale o time no 4-4-2, com César e Durval formando a zaga. Neste caso o meio campo poderá ter além de Hamilton e Andrade, Sandro Goiano.

Quem poderá entrar de frente no meio campo é Luciano Henrique, em face da sua boa atuação contra o Palmeiras, superior a de Paulo Baier e a de Fumagalli.
O time provável: Magrão; Igor (Sandro Goiano), César e Durval; Moacir, Hamilton, Andrade, Paulo Baier (Luciano Henrique) e Dutra; Vandinho

Sport perde classificação nos pênaltis

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O Sport realizou nesta terça (12), sua melhor partida na Copa Libertadores 2009 e venceu
apenas por 1x 0, graças a boa atuação do goleiro palmeirense Marcos e a falta de um melhor aproveitamento nas finalizações.

O Rubro-Negro surpreendeu ao entrar em campo no sistema 4-4-2, com Igor na lateral, Luciano Henrique no meio campo e Ciro no ataque.

Apoiado pela sua torcida, que incentivou o time durante os noventa minutos, o Leão encurralou o Porco, que durante toda a partida só teve três chances de gol.

No primeiro tempo Paulo Baier, teve duas chances de gol e desperdiçou. Na primeira chutou em cima do goleiro e na segunda com a barra vazia chutou por fora.

No segundo tempo o Sport que já tinha perdido Daniel Paulista no 1º tempo (torceu o joelho) e foi substituído por Sandro Goiano, voltou com Fumagalli no lugar de Paulo Baier.
Depois foi a vez de Moacir entrar no lugar de Andrade, que sentiu dores no peito e o time voltou ao 3-5-2.

Aos 37 minutos Luciano Henrique foi a linha de fundo e cruzou rasteiro na pequena área para Wilson marcar o único gol da partida. Aos 46, Ciro chutou forte da entrada da área, Marcos espalmou e a bola ainda tocou na trave antes de sair. Poderia ter sido o gol da classificação, mas a sorte ficou do lado dos alviverdes.

O placar de 1x 0, levou a partida para a disputa de pênaltis. Infelizmente os cobradores leoninos, com exceção de Igor, cobraram mal e permitiram que Marcos fizesse três defesas e fosse responsabilizado pela vitória palmeirense. Discordamos, pois ao nosso ver os pênaltis é que foram mal cobrados.

Mesmo sendo desclassificado o Sport teve o reconhecimento de sua torcida, que aplaudiu o time e entoou o Cazá, cazá. Afinal o Leão teve uma boa participação na Copa e sua desclassificação não fez justiça ao futebol apresentado. Se a sorte estivesse do lado rubro-negro, a classificação teria sido conseguida no jogo.

Agora é seguir em frente, realizar um a grande campanha no Brasileirão e conseguir uma vaga para a Libertadores 2010 ou pelo menos para a Sulamericana.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Classificação será presente de aniversário

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O Sport Clube do Recife, 38 vezes Campeão Pernambucano, Campeão da Copa do Brasil 2008, Campeão Brasileiro da serie A, 1987 e Campeão Brasileiro da serie B, 1990, completa amanhã (13), 104 anos de gloriosa existência.

E nada melhor, para marcar a data, do que a classificação para as quartas de finais da Copa Libertadores 2009. Para isto terá que vencer o Palmeiras-SP, na noite desta terça (12), na Ilha, por dois gols de diferença ou vencer por 1x0 e ganhar a classificação nos pênaltis.

Com o incentivo da torcida leonina que lotará todas as dependências da Ilha do Retiro, temos certeza que os comandados de Nelsinho Batista, se superarão para conseguir este objetivo.

Se a equipe repetir as atuações da Copa do Brasil, quando reverteu as desvantagens contra Internacional e Corinthians e a frieza da disputa de pênaltis com que eliminou o Vasco em São Januário, o Palmeiras não conseguirá evitar a classificação leonina.

Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Andrade, Daniel Paulista, Paulo Baier e Dutra; Vandinho e Wilson salvo alguma surpresa, preparada por Nelsinho Batista, será a equipe do Leão.

Também estão relacionados: Cleber, Bruno Telles, Sandro Goiano, Luciano Henrique, Fumagalli, Ciro, Guto e Weldon.

Boa sorte leão!

O caldeirão vai ferver!

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Alguém duvida que teremos casa cheia esta noite, na Ilha, para empurrar o Sport à classificação às quartas-de-finais da Libertadores? Eu não.

Os ingressos para a partida decisiva entre Sport x Palmeiras/SP começaram a ser vendidos na sexta-feira. Até o meio-dia de ontem (segunda-feira), 18 mil bilhetes já estavam nas mãos dos torcedores, de um total de 35 mil disponíveis.

O sucesso nas vendas está acontecendo, certamente, por se tratar de um jogo decisivo, histórico, quando a torcida rubro-negra terá a oportunidade de incentivar o glorioso Sport a uma grande vitória (2x0, no mínimo), na esperança de ver o clube entre os oito melhores da competição continental.

Outro fator fundamental para lotar a Ilha é a baixa nos preços dos ingressos; ponto para a direção leonina, que cobrou altíssimo na primeira fase e assim perdeu a chance de ver a Ilha cheia. Na fase de grupos os preços foram R$ 100 (arquibancada) e R$ 50 (sócio e meia entrada), fora os pacotes promocionais.

Dessa vez, porém, os valores foram R$ 60 (arquibancada) e R$ 30 (sócio/meia), além das arquibancadas laterais, por R$ 20. Esses preços foram praticados na sexta e sábado. Ontem os bilhetes passaram para R$ 70 e R$ 35. Detalhe: os tobogãs laterais (oito mil lugares) já estavam esgotados.

A Ilha do Retiro hoje tem tudo para lembrar o palco da conquista da Copa do Brasil, ano passado. O caldeirão, a Bombonilha vai ferver! A maravilhosa tocida do Sport deve e vai ser o termômetro do time em campo.

Vamos lá, massa rubro-negra...Vamos empurrar o Leão a mais uma grande vitória e passagem de fase! Vamos incentivar o time do Sport e vaiar o adversário a cada vez que ele pegar na bola. É obrigação nossa - e prazer - mostrar a força do Sport Club do Recife para o Brasil e o mundo, mais uma vez!

Magrão e Durval: 200 jogos pelo Leão!

Capitão Durval é a referência
na zaga do Sport



Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


O goleiro Magrão e o zagueiro Durval completam, esta noite, na Ilha, 200* partidas com a camisa do Sport Club do Recife. Na ocasião, eles terão a oportunidade de classificar o Sport às quartas-de-finais da Taça Libertadores da América, o que pode acontecer se o Leão sair vencedor diante do Palmeiras/SP, por dois gols de diferença, ou mesmo nos pênaltis, caso haja vitória por 1x0.


Os dois atletas são destaques da equipe e ídolos da torcida rubro-negra pois, além de sua postura firme dentro de campo, eles tiveram grandes conquistas pelo Sport. Magrão está na Ilha desde o segundo semestre de 2005, enquanto Durval chegou em 2006. Os dois participaram da campanha do acesso à Série A, em 2006, da conquista da Copa do Brasil, ano passado, além de estarem em todos os títulos do tetracampeonato pernambucano (2006-2009).
*De acordo com o fisiologista do Sport, Inaldo Freire, depois de refazer as contas, Magrão e Durval completam 196 jogos pelo Sport, hoje, e não 200, como havia sido divulgado antes pelo próprio clube. A informação está no Blog do Torcedor, do JC Online.
Se são 196 ou 200, não importa muito. O que vale é que os jogadores são dois dos maiores atletas que já passaram pelo Sport, em toda a história do clube. Mais uma conquista, esta noite, e a idolatria da torcida rubro-negra por eles só vai aumentar!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sport e Palmeiras será mesmo na terça-feira

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Fracassou a tentativa do Palmeiras, Traffic e Rede Globo de adiarem a partida pela Copa Libertadores, da terça, às 20:15, para a quarta, às 21:45.

O adiamento tinha por finalidade diminuir o número de torcedores em campo, face ao horário e ao televisionamento em canal aberto, inclusive para o Grande Recife, e aumentar o tempo de descanso da equipe paulista.

Segundo noticia divulgada no Blog do Torcedor, o adiamento só deveria ser divulgado após as 18:00 da sexta-feira (8). Entretanto o treinador do adversário, Wanderley Luxemburgo, deixou escapar a notícia e com isso o Sport pôde protestar junto a Conmebol e reverter a mudança.

Time definido
Em entrevista ao programa esportivo Tá na Rede, da TV Tribuna, neste domingo (10), Nelsinho Batista disse que já tem o time escalado, mas que só vai divulgá-lo momentos antes do jogo.

De certo só a ausência de Hamilton, cumprindo suspensão automática. Deverá ser substituído por Andrade, que realizou excelente partida contra a LDU.

Daniel Paulista, que saiu no 1º tempo do jogo contra o Barueri/SP, no último sábado, sentindo a coxa, realizou ressonância magnética na manhã deste domingo e não foi constatada nenhuma lesão. Entretanto, como ainda sente dores na região, só será confirmado momentos antes da partida.

Pedrão
Sport e Barueri voltaram a conversar sobre a possível vinda do atacante-artilheiro Pedrão para o Leão. Até o momento não há nada definido.

Pensando no Palmeiras, Sport empata com o Barueri

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O Sport estreou neste sábado (9), no Brasileirão 2009, perdendo dois pontos, ao empatar na Ilha, com o Barueri. O Leão jogou de forma desinteressada, sem criatividade no meio de campo e sem presença no ataque.

Dava para sentir que os jogadores estavam com a cabeça no jogo de terça (12), contra o Palmeiras, pela Copa Libertadores.

A falta de criatividade no meio campo, já vem ocorrendo há algum tempo, graças ao mau rendimento de Paulo Baier. E o pior é que Fumagalli e Luciano Henrique, que entraram no segundo tempo nada acrescentaram.

O ataque também vem deixando a desejar. Vandinho que pintou como artilheiro, não vem marcando gols e Guto até o momento não disse o que veio fazer na Ilha.

Graças a má pontaria dos atacantes do Barueri, o Sport escapou de perder em casa em sua estréia. Chances de marcar eles tiveram.

Igor abriu o placar aos 13 minutos do primeiro tempo, após cobrança de falta de Paulo Baier e Pedrão empatou aos três minutos do segundo tempo, num gol estranho e de muita sorte. Após receber lançamento longo, Pedrão aproveitou bobeira de César, e sem ângulo chutou. A bola bateu na trave, passou por cima do travessão e caiu no gol rubro-negro.

O Sport jogou com Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Hamilton, Daniel Paulista (Sandro Goiano), Paulo Baier (Fumagalli) e Dutra; Vandinho e Guto (Luciano Henrique).

Arbitragem muito boa de Francisco de Assis Almeida Filho, da Federação Cearense e renda de R$ 79.400,00, para um público pagante de 16.019 espectadores.

Agora, para compensar este empate, o leão vai ter que vencer o Vitória, no próximo domingo (17), no Barradão em Salvador. Antes disso vai enfrentar o Palmeiras na terça (12), na Ilha, com a obrigação de vencer por dois gols de diferença, para continuara na Libertadores.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sport definido para estréia no Brasileirão

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O Sport está definido para a partida de estréia, no Campeonato Brasileiro 2009, neste sábado (9), às 18:30, na Ilha do Retiro, contra o Grêmio Barueri-SP.

Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Hamilton, Daniel Paulista, Paulo Baier e Dutra; Vandinho e Guto será a equipe rubro-negra.

Também estão relacionados Cléber, Jonas, Andrade, Sandro Goiano, Luciano Henrique, Fumagalli, Wilson e Weldon.

A partida terá a direção de Francisco de Assis Almeida Filho, auxiliado por Arnaldo Rodrigues de Souza e Manuel Marcio Bezerra Torres, todos da Federação Cearense de Futebol.

Os ingressos já estão a venda ao preço de R$ 40,00 (arquibancada central) e R$ 20,00 (sócios, estudantes e idosos). As arquibancadas laterais (atrás dos gols) destinam-se ao Todos com a nota, num total de 15.000 ingressos.


Sport x Palmeiras adiado para quarta (13)

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

A partida entre Sport e Palmeiras pela Copa Libertadores, foi adiada pela Conmebol, de terça (12) às 20:15, para quarta (13), às 21:50.

Mais uma vez a Globo modifica, o dia e horário de jogo de competição, da qual tem direitos exclusivos de imagem.

Acontece que o jogo São Paulo x Chivas, que estava escalado para ser transmitido na quarta, não mais acontecerá, pois os dois clubes mexicanos desistiram da competição em razão da gripe suína


A medida traz prejuizos para o Sport, pois o horário de 21:50, com certeza tirará público do estádio, aliado ao fato de que a partida será transmitida em rede aberta, inclusive para o Recife.

O presidente Sílvio Guimarães, já enviou ofício a Conmebol, protestando contra a medida.

Arbitragem

A partida será dirigida por um trio chileno. Carlos Chandía será o árbitro, auxiliado por Cristian Julio e Osvaldo Tomamilla.

Ingressos

Os ingressos começaram a ser vendidos nesta sexta (8). Amanhã, sábado das 9:00 às 13:00, continuarão a ser vendidos a R$ 60,00 (arquibancada central), R$ 30,00 (sócios, estudantes e idosos) e R$ 20,00 (arquibancadas laterais). A partir de segunda (11), serão acrescidos de R$ 10,00. Somente nesta sexta, foram vendidos 6.000, para as arquibancadas laterais

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Começa o Brasileirão 2009

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Neste sábado (9), às 18:30, na Ilha do Retiro, o Sport inicia sua participação no Campeonato Brasileiro de 2009, enfrentando o Grêmio Barueri-SP, estreante na série A, que é comandado por Estevam Soares, capitão da equipe leonina, campeã brasileira de 1987.

O Sport inicia este campeonato com uma equipe mais bem preparada do que no ano passado e mais respeitada, devido aos bons resultados, conseguidos nas ultimas competições. A meta será no mínimo alcançar uma vaga na próxima Libertadores.

Para esta partida o técnico Nelsinho Batista, já avisou que vai lançar a força máxima, visando estrear com o pé direito na competição. Segundo ele, só não joga quem não estiver em condições, a exemplo de Ciro que cumprirá duas partidas de suspensão, pela expulsão na última partida do campeonato de 2008, contra o Coritiba.

Ingressos
Já estão a venda na Ilha ao preço de R$ 40,00 (arquibancada central) e R$ 20,00 (meia entrada). As arquibancadas laterais serão destinadas ao Todos com a nota, no total de quinze mil ingressos.

Arbitragem
A partida será dirigida pelo cearense Francisco de Assis Almeida Filho, auxiliado por Arnaldo Rodrigues de Souza e Marcio Bezerra Torres, também da Federação Cearense.

.

Sport contrata zagueiro Juliano

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O Sport contratou o zagueiro Juliano, para suprir uma deficiência do grupo. O Leão só tinha Elias, para reserva na zaga.

Juliano é natural de Santa Catarina, tem 28 anos, 1,87m de altura e pesa 80 Kg. Começou sua carreira no Grêmio Maringá –PR e destacou-se no Atlético-PR, onde jogou com Igor e Durval.

Jogou também no Avaí-SC, Criciúma-SC, Joinville-SC, Ponte Preta-SP, Santa Cruz-PE, Juventude-RS, Xi-Ming (China) e São Luis-RS.

Com a contratação de Juliano é possível que Gabriel, que ainda se encontra no departamento médico, seja dispensado.
A diretoria ainda pretende contratar um lateral direito, um meia avançado e um atacante

Libertadores: decisão será na Ilha

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Mais uma vez o Sport vai decidir na Ilha. Desta vez será a vaga para as quartas de finais da Copa Libertadores. O adversário será novamente o Palmeiras, que está vencendo por 1x0, a partida de 180 minutos, iniciada na última terça (5). Para passar adiante, o Leão precisa vencer por dois gols de diferença. Vitória de 1x0 levará a disputa para os pênaltis.

Na partida de terça o Sport, cujo objetivo era um empate, deu muito espaço ao adversário e teve sorte em perder apenas por 1x0. Duas bolas na trave e uma tirada por César, após Magrão ter sido vencido no chute, poderiam ter decretado um placar mais elástico e difícil de reverter.

O time começou o jogo nervoso e atrapalhado, sem articular as jogadas e dando chutões em direção ao ataque. Paulo Baier, que seria o responsável pela ligação defesa-ataque, esteve bem marcado e nada produziu. Os laterais, Moacir e Dutra também foram anulados pela marcação alviverde e os dois atacantes ficaram isolados.

No segundo tempo Nelsinho tentou deixar o time mais ofensivo, com a entrada de Luciano Henrique no lugar de Daniel Paulista. Porém, logo em seguida, Hamilton que já tinha cartão amarelo deu um carrinho desnecessário no meio de campo e levou o vermelho. Da falta cometida por ele, saiu o gol do Palmeiras. O técnico foi obrigado a promover a entrada de Andrade no lugar de Wilson, para recompor a defesa. Ciro entrou em lugar de Vandinho, mas a troca não surtiu efeito.

Agora, se quiser continuar na Libertadores, o Leão vai ter que repetir as façanhas da Copa do Brasil, quando reverteu em cima do Internacional e do Corinthians. E a torcida leonina terá um papel importante, lotando a Ilha e incentivando a equipe.

O jogo será na próxima terça, às 21:15 e os ingressos serão vendidos a partir desta sexta(8).
Arquibancada central custa R$ 60,00, meia entrada R$ 30,00 e arquibancadas laterais R$ 20,00.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Retrospecto do clássico

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

De tanto se enfrentarem e disputarem títulos e classificações na última década (Copa dos Campeões, Brasileiro da Série B, Copa do Brasil e Copa Libertadores) o Sport e o Palmeiras viram aumentar a rivalidade e o confronto entre eles, tornou-se um clássico do futebol brasileiro.

Embora os palmeirenses ainda tenham vantagem nas 44 partidas disputadas (23 vitórias do Porco, 12 do Leão e nove empates), na década atual a vantagem tem sido leonina.

Em 12 jogos disputados entre 2001 e 2009, o Sport soma seis vitórias, três derrotas e três empates, incluídos os jogos da Copa do Brasil (0x0 e 4x1).O Leão ficou sem perder dos palmeirenses entre 2003 e 2009, até a partida pela Copa Libertadores em 08/04.

No Palestra Itália, nesta década, foram disputados oito jogos, com três vitórias leoninas, três empates e duas derrotas. Na casa do Palmeiras, o Sport não perde desde 05/11/03.

Entre estes jogos três foram marcantes e seus resultados heróicos. Em 18/10/03, pela série B, uma vitória de virada por 3x2, com a partida sendo decidida em seus momentos finais.


Uma vitória por 2x1, em 01/08/07, pela série A, com o Leão atuando, no segundo tempo, com nove jogadores.

Finalmente em 15/04/09, pela Copa Libertadores e atuando no segundo tempo, com dez jogadores, o Rubro-negro arrancou um empate em 1x1.

Vamos torcer para que a invencibilidade, seja mantida na partida desta terça (05), às 21:15.



Libertadores - Início da decisão

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Nesta quarta-feira, às 21h15, no Palestra Itália, em São Paulo, acontece a primeira parte dos jogos decisivos entre Sport e Palmeiras, pelas oitavas-de-finais da Copa Libertadores. O outro jogo é na semana que vem (dia 12), na Ilha do Retiro.

Para a partida de hoje, o treinador Nelsinho Batista vem fazendo mistério sobre a escalação do Sport. As dúvidas residem no meio campo, onde Hamilton e Andrade lutam por uma vaga, assim como acontece com Paulo Baier e Fumagalli.

Hamilton e Baier não atuaram pela última rodada da fase de grupo e seus substitutos estiveram bem, daí a dúvida de Nelsinho Batista. O técnico adiantou, no entanto, que manterá a equipe no 3-5-2, seu esquema preferido. No ataque, a preferência para atuar ao lado de Wilson, ao que parece, é para Vandinho. Ciro deve começar no banco.

Pelo lado do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo terá dois desfalques importantes. Um já está certo: o zagueiro Edmilson, que machucou o tornozelo no jogo com o próprio Sport, na fase anterior; outro que pode não jogar esta noite é o volante Pierre, também lesionado.

Para o Leão, um empate no jogo de logo mais já é interessante, principalmente com gols. Os critérios da Libertadores são bem parecidos com os da Copa do Brasil, por isso é muito importante que os rubro-negros marquem gols em São Paulo e venham decidir a vaga na Ilha, na semana que vem.

Momentos difíceis - O time de Nelsinho passou por várias dificuldades no deslocamento do Equador para São Paulo, na semana passada, quando esteve viajando por dois dias seguidos, perdendo vôos por causa do mau tempo e enfrentando conexões. O grupo chegou na capital paulista na sexta-feira à noite e já treinou no sábado.

Opinião - Acredito que o comandante do Sport deva utilizar essas dificuldades em seus argumentos para motivar ainda mais os jogadores em busca de uma vitória hoje, diante do Palmeiras. Outros fatores que motivam são a crescente rivalidade entre as duas equipes, ao longo dos últimos anos e, principalmente, a importância da passagem do Leão para as quartas-de-finais da Libertadores.

Penso que ninguém no grupo de profissionais rubro-negros - e nem na torcida - esteja satisfeito apenas com as oitavas. O Sport pode e merece mais, porque tem condições técnicas e morais para avançar.

Bom retrospecto - O Sport não perde para o Palmeiras, em São Paulo, há exatos cinco anos e meio. A última vitória dos paulistas sobre os pernambucanos, jogando em seus domínios foi em 05/11/2003 (1x0, pela Série B).

Depois disso, as duas equipes já se enfrentaram quatro vezes em São Paulo, com vantagem do Leão: duas vitórias (2x1 em 2007 e 3x0 em 2008), ambas pelo Brasileirão; e dois empates (0x0 pela Copa do Brasil, ano passado e 1x1 pela primeira fase da Libertadores, mês passado).

Provável time: Magrão; Ígor, Durval e César; Moacir, Hamilton (Andrade), Daniel Paulista, Paulo Baier (Fumagalli) e Dutra; Wilson e Vandinho.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Proposta por Ciro

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O Campeonato Pernambucano ainda rolava e já surgiam diversas informações sobre clubes interessados no garoto Ciro, atacante revelado pelo Sport no ano passado, durante o Campeonato Brasileiro.

O clube da Ilha do Retiro tem um contrato com Ciro, que prevê multa rescisória de R$ 20 milhões para clubes do Brasil e o dobro para as equipes do exterior. Esses valores, no entanto, parecem não funcionar na prática.

A empresa Traffic fez uma proposta ao Sport para levar o jovem atleta por R$ 10 milhões. De acordo com o presidente leonino, Sílvio Guimarães, o Rubro-Negro fez uma contra-proposta e aguarda o retorno da empresa.

É um bom dinheiro para o clube, sem dúvidas, mas eu preferia ver Ciro na Ilha ainda, por mais algumas temporadas, fazendo muitos gols e conquistando títulos pelo Sport.

Infelizmente, sempre que revelamos um bom jogador, precisamos liberá-lo cedo para conseguir mais dinheiro para o futebol do clube. Foi assim com Juninho Pernambucano, em 1995, que passou menos de duas temporadas no time profissional e foi vendido ao Vasco/RJ, ainda com 19 anos.

Vamos aguardar para ver o que acontece.



Rubro-negros premiados no Pernambucano

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Não poderia ser diferente. Time que é campeão (tetra) tem mesmo que ser a base da Seleção do Pernambucano. O Sport teve, assim, nada menos que sete jogadores entre os onze possíveis, escolhidos pela crônica esportiva de nosso estado no Troféu Lance Final, da TV Globo Nordeste. Foi do Leão também o melhor técnico, a revelação do campeonato e o gol mais bonito.

A premiação aconteceu no último sábado, no Chevrolet Hall, e os jogadores do Sport participaram pela TV, ao vivo, direto de São Paulo, onde estão desde a última sexta-feira à noite, em preparação para o jogo desta terça (5), diante do Palmeiras, pela Copa Libertadores.

Além dos oito rubro-negros, compuseram a Seleção do Pernambucano o meia Aílton, do Central, o zagueiro Thiago Matias e o atacante Marcelo Ramos, do Santa Cruz, além do também atacante Gilmar, do Náutico. A defesa da seleção, à exceção de Thiago, foi toda do Sport. O meio de campo também, à exceção de Aílton.

O time ficou assim: Magrão; Moacir, Durval, Thiago Mathias e Dutra; Daniel Paulista, Hamilton, Paulo Báier e Aílton; Gilmar e Marcelo Ramos. O técnico, logicamente, foi o campeoníssimo Nelsinho Batista.

O jovem atacante Ciro ainda foi eleito a revelação do Pernambucano 2009. E foi dele também o Gol do Povo, escolha dos torcedores para o gol mais bonito do campeonato.

sábado, 2 de maio de 2009

A classificação e a conquista do respeito

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Copa do Brasil

Quando o Sport Club do Recife iniciou a disputa da Copa do Brasil, ano passado, diante do Imperatriz-MA, ninguém - além de sua apaixonada e fiel torcida - apostava no Rubro-Negro pernambucano como possível campeão do torneio.

Mas o Leão calou os adversários, ao passar por Imperatriz, Brasiliense e depois pegar uma seqüência dificílima na Copa do Brasil (Palmeiras-SP, Internacional-RS, Vasco-RJ e Corínthians-SP) e derrubar todos eles. Talvez essa tenha sido a trajetória mais complicada de um time campeão da Copa do Brasil, em todas as 21 edições disputadas desde a sua criação, em 1989.

Ao se tornar campeão da Copa do Brasil - e diante de tudo que foi exposto acima - o Sport Club do Recife passou a ser um clube bem mais respeitado pelos preconceituosos adversários e jornalistas do eixo Sul-Sudeste do Brasil.

Libertadores

Ao iniciar a Copa Libertadores, em fevereiro, já houve quem apostasse no Leão como primeiro do grupo 1. Foi o caso do comentarista Antero Greco, da ESPN Brasil. E ele estava certo. O Sport foi o líder, com 13 pontos, três a mais que o Palmeiras-SP, classificado de última hora, com dez.

Surpresa apenas para alguns adversários e torcida anti-Sport de plantão, que nos julgava "saco de pancadas" do grupo. E olha que o Leão entrou na competição como "terceira força do grupo da morte", graças a Conmebol, que colocou dois brasileiros e mais o campeão do ano passado juntos.

E a CBF - novidade - não fez nada para defender os direitos do Sport, que por ser campeão da Copa do Brasil merecia se cabeça-de-chave. Mas as coisas ficam melhores quando são conseguidas com dificuldades e o Sport já está acostumado a superar obstáculos. É assim desde sempre, principalmente depois que começamos a incomodar o resto do Brasil com nosso legítimo título brasileiro de 1987.

Na fase de grupos, vitórias nos dois confrontos contra o forte Colo Colo, que por pouco não foi o segundo colocado (levou o gol palmeirense apenas depois dos 40 minutos da etapa final na última rodada) e contra a LDU, aual campeã do toneio sulamericano. O Sport só não conseguiu vencer o Palmeiras, justamente o adversário das oitavas.

Na Ilha, contra os paulistas, uma apresentação atípica do Leão, quando o time esteve afobado e sem objetividade. Faltou "espírito de Libertadores" aos jogadores rubro-negros, diante dos paulistas, no primeiro jogo. Naquela ocasião, o Sport acabou levantando quem já estava praticamente morto na competição.

No segundo jogo, em São Paulo, porém, sobrou raça e frieza ao grupo pernambucano, que arrancou um empate mesmo com uma arbitragem que beneficiou os paulistas, ao marcar um pênalti inexistente para a equipe da casa, em que a bola não bateu no braço de César e sim em sua barriga. Ainda tivemos Wilson expulso de campo, numa rigidez do árbitro. Mas a raça pernambucana falou mais alto. Um empate com gosto de vitória.

Oitavas-de-finais

No início do mata-mata sulamericano, um confronto brasileiro. Como disse Paulo Báier ao tomar conhecimento do adversário da fase, as chances são de 50% pra cada lado. O Palmeiras vem de uma classificação complicada, conseguida nos instantes finais da última rodada, mas o Sport vem respaldado por uma bela campanha, que culminou com o primeiro lugar do grupo 1.

Sport X Palmeiras, há dois anos, vem ganhando ares de clássico do futebol brasileiro. Em 2007 e 2008 o Leão enfrentou o Porco seis vezes, ganhando cinco e empatando apenas uma. Antes disso o Sport estava engasgado com o Palmeiras, ao perder a final da Copa dos Campeões (2000) e o jogo (e o acesso à Série A) em 2003, em Garanhuns.

Confiança

Na primeira fase, a vantagem meio que ficou do lado do Palmeiras, reabilitado pelo próprio Sport, na Ilha. Para o mata-mata, vejo uma igualdade entre as duas equipes, mas acredito - como torcedora do Sport e aficcionada por futebol - na passagem do Leão às quartas-de-finais. Tenho motivos pra isso: Magrão, Durval, Ígor, Dutra, Fumagalli, Wilson, Ciro, até mesmo Andrade, que não vinha bem mas fez uma grande partida contra a LDU.

Temos um grupo forte, unido, técnico e que sabe jogar com raça. E mais: um comandante que já mostrou sua competência à frente do Leão, com dois títulos pernambucanos, um da Copa do Brasil e uma classificação histórica - e convincente, ao contrário da do rival paulista - à segunda fase da Libertadores.

Não vou ficar aqui expondo as qualidades do adversário, que todos sabem que tem um grupo bom também e um treinador estrategista, mas que também fala demais. E futebol se ganha em campo. Que venham os jogos então. Dá-lhe Sport. A nossa torcida confia neste time e na classificação. Vamos continuar surpreendendo os que se intitulam maiores que nós!
 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão