segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sport contrata meia Adriano Pimenta

Adriano com a camisa do FC Thun - Suiça
Foto: Blog do Torcedor

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Por indicação do técnico Péricles Chamusca, o Sport contratou hoje (31), último dia da janela para transferência de jogadores que estão no exterior, o meia canhoto Adriano Pimenta, que estava no Blooming, de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia.

Adriano tem 26 anos (14/11/1982), 1,70m de altura e pesa 64Kg. É natural de Goiânia (GO) e foi revelado pelo Guarani (SP), de onde saiu aos 17 anos.

Defendeu Nagoya Grampos e Yokohama Marinos (ambos do Japão), FC Thun (Suíça), Waitakere United (Nova Zelândia), Bragantino (SP), CSA (AL) e Sergipe (SE) e Blooming (Bolívia).

Segundo o vice-presidente de futebol, Augusto Carreras, o jogador vem com contrato até 31/12/2009, com prioridade da compra de seus direitos federativos pelo Sport.


Fininho regularizado
O lateral-esquerdo Fininho teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, e pode estrear neste sábado (5), diante do Botafogo.

Ciro e Saulo vão disputar mundial pela seleção Sub-20

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O técnico Rogério Lourenço convocou hoje (31), os atletas que jogarão o Campeonato Mundial Sub-20, que será disputado no Egito, de 24 de setembro a 16 de outubro. O atacante Ciro e o goleiro Saulo estão entre os relacionados.

De 8 a 21 de setembro a equipe treinará na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), e em seguida viajará para o Egito.

Ciro desfalcará a equipe rubro-negra no Brasileirão 2009, durante o período de 08/09 à 16/10.

Atletas retornam contra o Botafogo

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

Para o jogo contra o Botafogo/RJ, no próximo sábado, às 18h30, na Ilha do Retiro, Péricles Chamusca terá, até aqui, apenas um desfalque: Hamilton, que recebeu o terceiro amarelo.

Por outro lado, o treinador terá o retorno dos titulares Élder Granja e Fabiano, além dos reservas Renan e Eduardo, que também ficam à disposição. Quem também pode ficar como opção é o meia Fumagalli, que se recupera de lesão no dedo do pé.

O lateral Fininho, o volante Zé Antônio e o meia Isael aguardam regularização.


REFORÇOS - Desde a chegada de Chamusca, já são quatro os reforços anunciados pela direção rubro-negra: o volante Zé Antônio, o lateral esquerdo Fininho, os meias Isael e Paulinho. Os três primeiros já treinam com o grupo e Paulinho deve chegar até quarta-feira. A direção ainda quer contratar mais um meia e um zagueiro.

Antes, sob o comando desastroso de Leão, foram contratados quatro atletas: Élder Granja, Fabiano, Hugo, Eduardo e Renan. Uma pena que Hugo tenha se machucado. Bem, pelo menos os jogadores Leão soube indicar. Se bem que Renan e Eduardo ainda são uma incógnita; Granja e Fabiano, por outro lado, têm se mostrado fundamentais...

Uma pergunta recorrente: por que não se contratou na época de Nelsinho Batista? Só ouvíamos a mesma coisa: "O Sport não tem dinheiro para contratar". E o dinheiro aparece agora. Só pode ser proveniente do grupo de empresários e ex-presidentes que se formou para tentar tirar o barco do atoleiro em que se encontra...

Espero que esses jogadores ainda tenham tempo de ajudar ao Sport a continuar na Série A. Mas a pergunta continua: será que o Sport não tinha mesmo dinheiro para contratar antes, quando as coisas estavam bem menos difíceis, no início da competição? Faltou planejamento! Tomara que ainda dê tempo de salvar a lavoura...

Wilson, o destaque negativo do jogo

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


Revendo os lances do jogo contra o Atlético, concluí que a atuação do atacante Wilson foi ainda mais negativa do que já tinha descrito aqui, mais cedo.

Além das quatro chances perdidas de gol, três delas claríssimas, e de ter cortado mal a bola que originou o gol dos adversários (esqueci de comentar), ele ainda estava impedido no lance em que Ígor cabeceou e que poderia ter dado a vitória ao Sport, possivelmente, se ele não tivesse tocado na bola, que já ia entrando. Mas tinha a ânsia do jogador em marcar, claro, é compreensível...

De qualquer forma, não ficou claro, repito, o motivo da anulação do gol leonino, pelo Sr. Paulo César Oliveira, já conhecido dos rubro-negros pela sua má fé em outras ocasiões; afinal, quem não lembra do gol impedido de Edilson, validado por ele naquele Sport X Flamengo, em 2003, na Ilha, pela Copa do Brasil?

Felizmente, nosso lamento hoje é pelos gols perdidos. Espero que a arbitragem brasileira não volte a nos prejudicar, neste restante de campeonato, como fez diante do Botafogo/RJ, Santos/SP e do Santo André/SP, no qual lutamos para não cair. Mas isso é bem fácil de acontecer, para evitar que os "grandes" vão pra Segundona...

Força, Sport!

domingo, 30 de agosto de 2009

Futebol feminino é tricampeão!

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Pelo menos no futebol feminino, a torcida rubro-negra tem motivos de sobra pra comemorar. As meninas da Ilha venceram as alvirrubras pelo placar de 4x3, esta tarde, nos Aflitos e conquistaram o Tricampeonato Pernambucano da categoria.

No primeiro jogo, na semana passada, houve empate em 2x2, na Ilha, resultado que fazia com que as alvirrubras jogassem por novo empate hoje. As comandadas do treinador Bruno Angeiras, no entanto, não se entregaram e venceram em pleno estádio dos Aflitos, conquistando mais um título para o Sport.

O título da temporada faz com que o Sport seja o representante do estado na Copa do Brasil 2009, que será disputada neste segundo semestre. Na temporada passada, inclusive, as leoninas foram vice-campeãs da competição, ao perderem para o Santos/SP.

Parabéns, leôas! Vocês orgulham a nossa torcida!

Sport confirma meia Paulinho

Paulinho foi anunciado pela direção de futebol
como a maior contratação da Era Chamusca


Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


A direção do Sport confirmou a contratação do meia esquerda Paulinho, de 27 anos, jogador canhoto e habilidoso, que estava no Kyoto Purple Sanga, do Japão.


Paulo Antônio de Oliveira é natural de Cuiabá e começou a carreira no Atlético Mineiro. Também atuou na Arábia e México. Paulinho já jogou, inclusive, pela Seleção Brasileira. O jogador, com o qual o Sport vinha negociando há bastante tempo, deve se apresentar na Ilha ainda esta semana.


Além de Paulinho, o Sport já apresentou o meia Isael, de 21 anos, na semana passada e pretende anunciar até amanhã mais um atleta para o setor, e também um zagueiro. A confiança da direção e comissão técnica na permanência na Série A é enorme. E tem que ser mesmo.
Força, Sport!

Sport não aproveitou as chances no Mineirão... e ficou no empate!

Ígor e o Sport foram superiores ao time
de Diego Tardelli, que, no entanto,
conseguiu o empate
Foto: Pedro Vilela (Agência Estado/UOL)

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


O Sport tinha tudo para sair de Belo Horizonte com uma grande vitória, com três pontos na bagagem. Mas tinha Wilson impedido no meio do caminho, além de muitas finalizações erradas dos rubro-negros.


O Sport dominou a partida, desde os dez ou quinze minutos do primeiro tempo. O melhor futebol, no entanto, não foi convertido em gols, por pura incompetência dos atletas rubro-negros. Arce, aos 16 minutos, ficou de cara com Bruno e chutou pra fora. Dez minutos depois, Wilson, em jogada idêntica, também mandou pra fora.


Aos 34 foi a vez de Luciano Henrique, num chute cruzado, colocar a bola pra fora. Cinco minutos depois, Andrade teve outra grande chance, mas chutou em cima de Bruno.


Segundo Tempo - o Sport abriu o placar logo com um minuto de bola rolando. Arce aproveitou o rebote e mandou pras redes após uma cobrança de Andrade que foi na trave. O Sport continuou em cima e parecia que iria fazer o segundo, mas esbarrou em Wilson, que voltou a perder gol e Moacir.


Aos 30, veio o castigo por tantos gols perdidos. Hamilton quase marca contra e acaba mandando a bola para escanteio. Na cobrança, a defesa pára e vê Renan Oliveira deixar tudo igual. Um filme começou a passar em minha cabeça. Estava, até o empate, bom demais pra ser verdade. Parece que o Sport não consegue ser feliz.


Aos 40 minutos, Wilson teve nova chance, mas, da esquerda, mandou na rede pelo lado de fora. Aos 46 veio o gol que poderia ter dado a vitória ao Sport, não fosse o impedimento de Wilson. Ígor cabeceou e Wilson tocou na bola antes da linha do gol, fazendo 2x1, mas o lance foi invalidado, sem que o motivo para a anulação por parte da arbitragem ficasse claro.


O Sport ainda teve mais duas chances. Na primeira, Ciro, que substituiu Arce, marcou, mas estava também em posição de impedimento. Na segunda, Wilson, pela quarta vez no jogo, voltou a perder um gol e deixar a torcida do Sport com muita raiva. O atacante estava, novamente, de cara pro gol.


Com gosto de derrota - E ficou um gosto imenso de derrota para o time pernambucano, que luta, em último lugar na classificação, para fugir do rebaixamento, e que hoje merecia a vitória, pelas chances que teve, pelo bom futebol apresentado, eficiência na marcação, investidas no ataque e aplicação em campo.


Raiva dos jogadores que finalizaram mal, principalmente Wilson, que vai precisar treinar muito para reaprender a botar a bola pra dentro. Do contrário, deveria passar à reserva do time, pois não está fazendo nada para ser titular.


Levaram cartão amarelo pelo Sport Hamilton, Moacir e Sandro Goiano. Hamilton, inclusive, está fora do próximo jogo, contra o Botafogo/RJ, no sábado (5), já que o cartão foi o terceiro de sua série.


O Sport chegou aos 17 pontos e continua na décima nona colocação, a sete pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Santo André (24). O time de Péricles Chamusca jogou com Magrão; Moacir, Ígor, Durval e Dutra; Hamilton, Sandro Goiano, Andrade (Juliano) e Luciano Henrique (Juninho); Arce (Ciro) e Wilson.

Opinião do torcedor

Equipe Toca do Leão
Por Alberto Fernandes


A vitória da semana passada foi, sem sombra de dúvida importantíssima. Mais até pelo aspecto moral e de auto-confiança, do que no de pontuação na tabela, pois nossa situação ainda é crítica. Não que os pontos não sejam importantes. São, sim. E muito!!! O problema é que, analisando a tabela do Brasileirão, sabem quem serão os dois últimos adversários do Sport? Internacional, na Ilha do Retiro, e São Paulo, no Morumbi, respectivamente, e, pelo andar da carruagem, ambos brigando pelo título e/ou pela vaga na Taça Libertadores 2010.

O que acham? Será tarefa dificílima. O Sport precisa chegar para o jogo contra o Internacional, o penúltimo do Brasileirão, precisando, no máximo, de um ponto para escapar do rebaixamento, visto que o jogo será na Ilha do Retiro. Aí, a torcida será FUNDAMENTAL para ajudar o time. Segundo o site CHANCE DE GOL (www.chancedegol.com.br) , o Sport está com 91% de chance de ser rebaixado. Como podemos ver, a situação é muito complicada. Mas, valeu pela raça, pelo vontade dos jogadores em campo. Embora muito difícil, vamos continuar acreditando, pois quem morre de véspera é peru... Nós somos Leões!!!

Pior do que isso, somente o que os dirigentes estão fazendo com o Sport. Abandono. Ou seria, trairagem? Ou seria covardia mesmo? Quando o Sport estava muito bem, ganhando tudo, com a torcida comparecendo em massa... todos queriam fazer parte da Diretoria. Agora, que o time está mal, que o clube está mostrando sua frágil situação financeira, estes mesmos dirigentes, capitaneados pelo outrora orgulho dos Rubro-Negros Milton Bivar, abandonam o clube em plena crise.

É muito bom ter o status de dirigente em um clube que está ganhando. Mas, colocar a carinha bonita em um clube que está atravessando uma turbulência dentro e fora das quatro linhas, não dá, não é senhores diretores fujões?! Parece até aquela história do cara rico, que paga farras pra todo mundo, que todos gostam de andar ao lado, pois só vive sob as luzes dos holofotes. De repente, este cara mostra que não é bem daquele jeito, que está duro, sem as luzes que o destacavam... Aí, aqueles “amigos” o abandonam.

Quando o Sport mais precisa de união, de todos os Rubro-Negros, acontece uma coisa desta. Está na hora de os verdadeiros Rubro-Negros aparecerem, pois os que aí estavam provaram que não têm amor suficiente para ajudar o clube a sair desta situação. É preciso que os Rubro-Negros, indistintamente de posições políticas, se unam em prol do clube, pois este está acima das vaidades individuais. Agora, mais do que nunca, vale o lema: PELO SPORT TUDO!!!!!

Os dirigentes deveriam seguir o exemplo dado pelos torcedores, os que amam o Sport acima de tudo: chegaram junto e ajudaram o time no último jogo. Um exemplo que deveria ser seguido pelos dirigentes, mas que, infelizmente, nem todos têm a hombridade de fazê-lo. Que a torcida nunca esqueça os seus nomes.

Wanessa Mattos é a Musa do Brasileirão


Fotos de Wanessa: Globoesporte.com


Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


A rubro-negra Wanessa Mattos, modelo e bailarina de 22 anos, conquistou o prêmio de Musa do Brasileirão, no programa de Luciano Huck, da TV Globo. O concurso foi em parceria com o Esporte Espetacular e o Globoesporte.com




Na final, a pernambucana de Jaboatão dos Guararapes venceu as musas do Corínthians/SP, Santos/SP e Goiás. Na última votação, Wanessa desbancou a musa do Corínthians, com 55% da votação popular.




Estavam presentes ao programa os familiares de Wanessa, inclusive seu pai, que é tricolor e vibrou muito pela filha.




Foi um momento interessante e feliz para o torcedor do Sport, que pôde escutar o hino do clube no Caldeirão e vibrar com a torcida gritando o Cazá Cazá.




Pelo menos uma alegria para o torcedor rubro-negro neste Brasileirão...




Parabéns, Wanessa! Certamente, você trouxe orgulho à torcida do Sport, não só por defender as cores de nosso clube, mas também pela demonstração de simplicidade e caráter, essenciais ao ser humano. E o nosso orgulho não é só como torcida, mas também pelo fato de você representar tão bem Pernambuco e o Nordeste.




55% da votação popular... essa é para quem ainda duvidava que tínhamos a maior e melhor torcida da região Nordeste! Valeu, rubro-negros!


Sport precisa vencer para embalar no Brasileiro

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Na tarde de hoje, diante do Atlético/MG, em Belo Horizonte, o Rubro-Negro tem a missão (difícil), mais uma vez, de vencer pela primeira vez fora de casa neste Brasileiro; contra os mineiros, essa missão torna-se ainda mais difícil, já que o adversário é o sexto colocado na classificação (33 pontos).

Uma vitória do time de Péricles Chamusca é fundamental para dar moral ao grupo leonino, que ainda precisa fazer cerca de 30 pontos - ou 10 vitórias - nesses próximos 17 jogos do Brasileirão, para se ver comletamente livre do rebaixamento. Como temos oito partidas em casa, há a necessidade, assim, de vencer todas elas e ainda buscar duas vitórias fora da Ilha.

O time de Chamusca quer ganhar uma fora logo hoje, até pela necessidade de encaixar umas boa sequência de vitórias, após a primeira, sábado passado, na Ilha do Retiro, contra o Vitória/BA. Na ocasião, o Sport vinha de 10 jogos sem vencer, sendo seis derrotas consecutivas.

Para o duelo de logo mais, às 16 horas, Chamusca faz mistério se utilizará o esquema 3-5-2, com Juliano, ou o 4-4-2, que fez o time voltar a vencer no campeonato. Nesse caso o treinador optará pela entrada de Sandro Goiano. Os dois esquemas foram testados durante toda a semana. O último treino foi ontem à tarde, no CT do Cruzeiro.

Os desfalques de peso são o lateral direito Élder Granja e o meia Fabiano, que não jogam por força de um acordo entre Sílvio Guimarães e o presidente do Atlético. Vale salientar que apenas Fabiano pertence ao clube mineiro. Élder Granja rompeu o vínculo, mas o presidente rubro-negro, na ocasião, teve que se comprometer a não utilizá-lo contra o ex-time, para conseguir sua liberação.

O volante Renan e o meia-atacante Eduardo também não puderam ficar à disposição de Chamusca, já que ambos também são jogadores do Atlético, por empréstimo ao Sport.

O time deve ir a campo com: Magrão; Moacir, Ígor, Durval e Dutra; Hamilton, Andrade, Sandro Goiano (Juliano) e Luciano Henrique; Wilson e Juan Arce.

No banco, Chamusca tem as opções de Cléber, para o gol; Jonas, para a lateral; César, para a zaga; Dudé, para a cabeça de área; Juninho, para o meio; Ciro e Vandinho, para o ataque. Um deles sobra antes da partida (foram 19 relacionados), possivelmente César, se Juliano começar no banco; possivelmente Dudé, se Sandro Goiano ficar na reserva. A escolha vai depender do esquema de jogo.

Tranquilidade, raça, determinação, saber segurar a bola, errar poucos passes, ser agressivo e invadir a área adversária, arriscar chutes, marcar o adversário quando ele estiver com e sem a bola, evitar que eles entrem em nossa área... é isso que o Sport precisa para conseguir uma vitória mais tarde.

Bom jogo e boa sorte, Leão! A torcida está com o time!

Atlético X Sport - Equilíbrio nos confrontos

Equipe Toca do Leão
Por Mariana Maia
(Com informações do Jornal do Commercio)

Quando entrar na tarde de hoje no gramado do Mineirão, o Sport estará pronto para enfrentar o Atlético Mineiro pela partida de número 27 entre as duas equipes, em campeonatos brasileiros.

O confronto é favorável aos atleticanos, porém equilibrado. Nas 26 partidas anteriores, houve 12 empates, oito vitórias dos mineiros e seis dos pernambucanos.

Na memória dos rubro-negros está sempre aquela lembrança da goleada aplicada no Atlético, por 6x0, dentro de Belo Horizonte. A data deste feito memorável foi 19/11/2000, ano em que o Sport tinha um grande time e foi o quinto melhor colocado no Brasileirão.

A outra vitória - foram apenas duas - na capital mineira foi em 18 de setembro de 1993, com um placar de 1x0. No primeiro turno do atual campeonato, na Ilha, o Sport foi derrotado por 3x2, ainda sob o comando de Nelsinho.

Futebol feminino - Sport decide título hoje

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O time de futebol feminino do Sport decide neste domingo, a partir das 15h, nos Aflitos, o título do Pernambucano 2009, com as meninas do Náutico. Às rubro-negras só a vitória interessa, por qualquer placar, para se tornarem tricampeãs pernambucanas, já que foram vencedoras em 2007 e 2008.

No primeiro jogo das finais, no meio de semana, na Ilha do Retiro, deu empate em 2x2. As alvirrubras tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais, por terem feito melhor campanha durante a competição. Assim, qualquer empate hoje dá Náutico.

Boa sorte, leôas. Superação é a receita para desbancar as rivais e trazer mais um título para a Ilha do Retiro!

sábado, 29 de agosto de 2009

Sport concentrado em em BH

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

A delegação do Sport está em Belo Horizonte, onde enfrenta amanhã (domingo) o Atlético, no Mineirão. Os rubro-negros chegaram na capital mineira apenas na madrugada de hoje, pois o mau tempo em São Paulo - onde o vôo faz escala - atrasou a partida da aeronave, no Recife, o que só aconteceu às 21h (estava programada para às 18h30).

Com o problema, o treino na Toca do Raposa 2, do Cruzeiro, que estava programado para esta manhã, só vai acontecer à tarde. Na ocasião, o treinador Chamusca de ve definir o time que enfrenta o Atlético. A dúvida reside no esquema: se 4-4-2 (da vitória contra os baianos) ou o 3-5-2.

Caso opte pelo primeiro, mais ofensivo, Chamusca utilizará Sandro Goiano - e não Juninho - como terceiro volante, ao lado de Hamilton e Andrade. Na criação, apenas Luciano Henrique. Se for voltar ao 3-5-2, o esquema mais utilizado pela equipe (mas que não vinha dando certo), o treinador colocará Juliano como terceiro zagueiro, junto a Durval e Ígor.

Moacir joga pela lateral direita, já que o acordo entre os presidentes do Leão e do Galo será respeitado e Élder Granja (que não tem mais vínculo com o Atlético) fica impedido de jogar. Na frente a dupla que jogou contra o Vitória, Arce e Wilson será mantida.

Ciro, de volta da Seleção sub-20, fica na reserva. Outro atacante, Lincom, não chegou a ser relacionado. E com o impedimento de utilizar Élder Granja e Fabiano, o lateral Jonas e o volante Dudé, que não agradam à torcida por seus fracos desempenhos na maior parte das vezes em que foram acionados, acabaram ganhando uma chance de fazer parte da delegação.

O time deve jogar com: Magrão; Moacir, Ígor, Durval e Dutra; Hamilton, Andrade, Sandro Goiano (Juliano) e Luciano Henrique; Arce e Wilson.

Também viajaram e ficam como opções Cléber, Jonas, César, Dudé, Juninho, Ciro e Vandinho.

Sport tem Isael e ainda busca reforços

Meia Isael em sua apresentação na Ilha
Foto: Gabriel Accetti (Site Oficial do Sport)


Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

A direção rubro-negra apresentou, na última quinta-feira, na Ilha, o meia canhoto Isael, de 21 anos, contratado por empréstimo junto ao Grêmio/RS. Isael da Silva Barbosa é paulista de São Paulo (capital), tem 1,71 m e 71 kg. A curiosidade é que o meia nasceu no mesmo dia de aniversário do Sport, 13 de maio. O jogador assinou contrato até maio do ano que vem, portanto, vai jogar o Pernambucano pelo Leão.

Além do jovem atleta, o Sport ainda tenta a contratação de outro meia, mais experiente: Paulinho, de 27 anos, jogador do Kyoto Purple Sanga, clube japonês. Os contatos com Paulinho começaram já há algum tempo e haviam dado uma parada. Agora o nome dele volta à lista e com muita força. De acordo com a direção do Sport, falta apenas a liberação do Kyoto para que Paulinho seja anunciado.

Também em busca de um zagueiro, comenta-se que esse nome pode ser Vinícius, de 32 anos, atleta do Bahia. A direção leonina nega essa possibilidade. E nega também o interesse em Mariano Torres, 22 anos, volante do Boca Juniors, da Argentina, que de acordo com os rubro-negros, não teria agradado o técnico Chamusca. A imprensa portenha diz que o atleta, no entanto, está vindo pra Ilha.

Só nos resta aguardar e torcer para que as contratações aconteçam o mais rápido possível, pois o tempo está correndo e o Sport precisa se recuperar no campeonato!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sandro ou Juninho, a dúvida de Chamusca

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O volante Zé Antônio não ficará regularizado a tempo de enfrentar o Atlético, no próximo domingo, no Mineirão; assim, Péricles Chamusca testa outro substituto para Fabiano, que não poderá jogar contra o Galo mineiro, por ter seus direitos federativos presos ao clube.

E esse substituto está entre o volante Sandro Goiano e o meia Juninho, que voltou ao Rubro-Negro na semana passada, depois de passaNegritor pelo Santa Cruz e se destacar na equipe. Os dois jogadores treinaram entre os titulares, no trabalho de ontem à tarde, no CT do Leão, em Paratibe.

O mais provável é que Chamusca utilize Sandro Goiano, formando o meio campo com três volantes (Sandro, Hamilton e Andrade), já que optou por escalar dois zagueiros (Durval e Ígor). Luciano Henrique deve ficar como único armador.

Nas laterais a manutenção de Dutra e a escalação de Moacir no lugar de Élder Granja, impedido de jogar por conta de um acordo entre os presidentes do Leão e do Galo. Na frente, Arce e Wilson.

O time titular treinou assim: Magrão; Moacir, Ígor, Durval e Dutra; Hamilton, Andrade, Sandro Goiano (Juninho) e Luciano Henrique; Arce e Wilson. O placar do coletivo terminou em 1x1, com Wilson marcando para os titulares e Vandinho descontando para o time reserva.

A equipe leonina ainda realizará quatro treinos antes do jogo do domingo, sendo dois expedientes nesta quinta-feira, pela manhã na sexta, e um treino apronto no sábado pela manhã, na capital mineira, onde o grupo chega na sexta à noite.

Momento político conturbado

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O vice-presidente de engenharia do Sport, Celso Stamford, entregou o cargo ontem, um dia após a saída do presidente do Conselho e representante do Sport no clube dos 13, Mílton Bivar. A eles soma-se a saída (compulsória) recente do vice de futebol Guilherme Beltrão e do vice financeiro Emanuel Gayoso, e já temos aí quatro desfalques na diretoria que começou em janeiro deste ano no clube.

Stamford deixou nas entrelinhas de sua carta renúncia, que estaria saindo em solidariedade a Milton Bivar. Por outro lado, também um dia após a saída de Milton, seu irmão e adversário político Luciano Bivar anunciou apoio financeiro ao time de vôlei do Sport, que disputará a Superliga nacional.

Na semana passada, o ex-presidente e candidato derrotado nas últimas eleições, Homero Lacerda, deu uma entrevista atirando pra todos os lados e atingindo principalmente Mílton Bivar e Gustavo Dubeux, a quem culpou pelo fracasso do Sport.


Um verdadeiro absurdo esse show de vaidades e divisões no Sport. Nosso clube não precisa desse tipo de coisa...Só faz tulmutuar e enfraquecer ambiente e o momento rubro-negro.

Homero e Luciano Bivar são os melhores - ou piores - exemplos de vaidade no Sport. Por que não fazem como Wanderson Lacerda e formam um grupo de apoio ao glorioso? Wanderson, esse sim, foi o único da chapa de oposição a agir com hombridade, desde as eleiões, quando cumprimentou os vencedores, enquanto seus companheiros saíram de fininho...

Mas Sílvio Gimarães também tem sua parcela de culpa e deveria examinar sua consciência após a saída de Milton, a quem deixou isolado no clube, não sendo capaz de demonstrar sua gratidão, visto que, se hoje está no comando do executivo rubro-negro, deve isso justamente a Milton Bivar.

Esses 'cardeais' deveriam saber que eles passam, mas o Sport fica! O nosso clube é bem maior que todos eles juntos...FORÇA, SPORT!

Rápidas do Leão

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

* A equipe de futebol feminino do Sport apenas empatou com o Náutico (2x2), na tarde de ontem, na Ilha do Retiro, pelo primeiro jogo das finais do Estadual 2009. Agora as rubro-negras terão que vencer as rivais, no próximo domingo, às 15h, nos Aflitos, para ficarem com o bicampeonato. As alvirrubras jogam pelo empate por terem uma melhor campanha.

* A arbitragem para Atlético/MG x Sport será do paulista Paulo César Oliveira (FIFA), auxiliado por Marcelo Van Gasse e Nilson de Souza Monção, também paulistas.

* De acordo com o site oficial do Sport, o presidente Silvio Guimarães terá um encontro com o novo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na próxima sexta-feira (28), na sede da Cúria Metropolitana, bairro da Várzea. Dom Fernando é torcedor do Sport e, quando de sua chegada ao Recife, há cerca de 10 dias, o religioso comentou o momento delicado vivido pelo Sport no Brasileirão.

Há poucos dias, funcionários também usaram sal grosso nas dependências da Ilha do Retiro. Pois é, nesse momento complicado, toda fé e superstição são válidas e, se não ajudarem, também não vão atrapalhar o clube. Mas o fundamental para sair da crise ainda é muito trabalho e determinação, claro! Além de uma dose de sorte...

Fininho apresentou-se na Ilha

Fininho chega para disputar posição com Dutra
Foto: Marcos Michael (JC Imagem)


Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


O lateral esquerdo Fininho, enfim, apresentou-se ao Sport. Vinícius Aparecido Campos, 25 anos, 1,80m e 76 kg, veio do Lokomotiv de Moscou. No Brasil passou por Corínthians/SP e Figueirense/SC, entre outros clubes.


Fininho já avisou que estava treinando normalmente no clube russo, apesar de não estar sendo utilizado por lá. O lateral acredita que em menos de uma semana já estará em sua melhor condição física, para ficar à disposição do treinador Péricles Chamusca.


O contrato de Fininho com o Sport vai até o final da Série A, portanto, é de quatro meses, pelo menos inicialmente.


CAMILO - O meia, que estava sendo pretendido pelo Sport, foi anunciado pelo Santo André/SP, no dia de ontem. Além do Sport, Botafogo/RJ e Atlético/PR também haviam sondado o jogador. A diferença é que o Sport esteve bem perto de contratá-lo, mas seu empresário quis fazer leilão, na última hora.


O Sport ainda não anunciou o nome do outro meia com o qual vem conversando, nem o zagueiro.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Sport deve atuar no 4-4-2

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O técnico Péricles Chamusca comandou ontem os primeiros treinos da semana, visando ao jogo contra o Atlético/MG, no próximo domingo, em Belo Horizonte.

E Chamusca, ao que parece, vai manter o mesmo esquema que deu certo contra o Vitória e fez o Sport voltar a vencer, no último sábado: o 4-4-2. Está certo o treinador, afinal, o Sport continua precisando vencer.

Sem poder contar com Fabiano e Élder Granja, que não devem enfrentar o Atlético, Chamusca colocou Zé Antônio e Moacir em seus lugares, respectivamente. O problema é que o volante Zé Antônio, que também sai pro jogo, assim como Fabiano, ainda não está regularizado, por isso Chamusca não sabe se poderá contar com ele.

O time treinou assim: Magrão; Moacir, Ígor, Durval e Dutra; Hamilton, Andrade, Zé Antônio e Luciano Henrique; Arce e Wilson.

ÉLDER GRANJA - O volante/meia Fabiano, além dos reservas Renan (volante) e Eduardo ( meia/atacante) estão no Sport emprestados pelo Atlético/MG e com a cláusula de não poderem enfrentar o clube mineiro. A cláusula é difícil de entender, mas até dá pra aceitar.

Agora entender o fato de Élder Granja - que não tem mais nenhum contrato com o Galo - não poder enfrentar o ex-clube neste ano, aí é complicado!

O problema é que, segundo informações, as diretorias do Sport e do Atlético fizeram um acordo quando da liberação de Élder e ficou estabelecido que ele não enfrentaria os mineiros.

Acordo curioso e que prejudica e muito o Leão, que fica sem dois titulares para o jogo: o próprio Élder e Fabiano.

O certo é que a direção do Sport está tentando desfazer esse acordo, mas respeitará caso o Atlético não atenda às solicitações. E essas coisas vem logo num momento dificílimo para o Sport na competição, um momento no qual o Leão precisa contar, ao máximo, com todo o grupo...

Ciro só marca pela Seleção

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O jovem atacante Ciro passa por uma fase curiosa em sua, ainda iniciante, carreira de jogador de futebol.

O fato é que o atleta, que está treinando com a Seleção Brasileira Sub-20, em Mato Grosso do Sul, já marcou três gols em dois amistosos pela Canarinha. Até aí tudo bem.

O problema é que, jogando pelo Sport, o último gol de Ciro foi contra o Santa Cruz, pelo Pernambucano, no (distante) dia 5 de abril.

Pelo Brasileiro, Ciro ainda não marcou...e olha que ele teve muitas chances como titular. O que estaria passando pela cabeça do garoto? No início do Nacional, só se falava na possível transferência dele para outros clubes da Europa, mas agora nem isso...

Está na hora de Ciro voltar pra reserva. A propósito, o atacante volta ao Recife nesta quinta-feira, e deve fazer parte do grupo que viaja a Belo Horizonte para enfrentar o Atlético.

Rápidas do Leão

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

* O time de futebol feminino do Sport faz, hoje, a primeira das duas partidas finais do Pernambucano, contra o Náutico. As rubro-negras, que detem o último título pernambucano e ainda o de vice-campeãs brasileiras de 2008, jogam no campo auxiliar da Ilha, a partir das 15h00. As alvirrubras, que tiveram um melhor aproveitamento neste Estadual, tem a vantagem de dois resultados iguais.

* O Sport recebeu ontem, na sede da FPF, a Taça do Centenário, alusiva aos 100 anos do Clássico dos Clássicos, completados no último mês de julho. Como não houve vencedor no jogo entre rubro-negros e alvirrubros (3x3), pelo Brasileirão, mês passado, o Náutico também foi premiado com a taça.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Fininho se apresenta nesta quarta; Camilo pode não vir

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


O vôo no qual viajava o lateral direito Fininho atrasou e, assim, o jogador só deve se apresentar na Ilha nesta quarta-feira.

Fininho é a mais recente contratação do Sport, que ainda espera pelo meia Camilo, mas provavelmente só até hoje.

O problema é que o meia, mesmo com o aval do Cruzeiro/MG, que detém cerca de 50% dos direitos federativos dele, está demorando para dar a resposta positiva à direção leonina, que já apresentou uma proposta ao jogador.

A demora de Camilo, que está no futebol português, acontece porque ele está interessando a outros clubes, entre eles o Botafogo/RJ.

O Sport já está, inclusive, conversando com outro jogador para a posição, caso a negociação com Camilo não se concretize.

O Rubro-Negro também continua buscando um zagueiro para reforçar o grupo nessa reta final do Brasileiro, em que tenta se segurar entre os grandes clubes do futebol brasileiro.

Lateral que atuar contra o Galo

Equipe Toca do Leão
Por Gilberto Caetano

Com o Sport em breve a confrontar o Atlético/MG, no próximo domingo (30), às 16h, no Mineirão, o lateral-direito Elder Granja espera acabar com toda essa celeuma em torno de sua participação neste confronto, válido pela 22ª rodada da Série A.

O jogador afirma não ter vínculo algum com seu ex-clube, já que reincidiu seu contrato de trabalho com o Galo. Mas, segundo informações, existe sim uma cláusula contratual que impede o jogador de atuar contra o Atlético/MG.


“Eu vou jogar sim. Eu não tenho vínculo nenhum com o clube mineiro. Meu vinculo é com o Sport. Mas a diretoria do Sport, juntamente com o presidente do Galo Kalil, acertaram na minha vinda para Recife que eu não poderia fazer esse jogo de volta”, explicou Elder Granja.


Contratações – Está prevista para o dia de hoje a apresentação do lateral-esquerdo Fininho, vindo do FC Lokomotiv Moscow. A diretoria rubro-negra também deve anunciar a contratação do meia Camilo, que estava em Portugal.


Sobre a possível vinda do meia Marquinhos, ex-Vitória (BA) e Palmeiras, não passa de mera especulação, pois o atleta sofreu uma lesão no púbis e só volta aos gramados em outubro.

Ficha do meia Camilo
Nome: Fernando Camilo Farias
Nascimento: 09/03/1986 – 23 anos
Natural: Rio de Janeiro - RJ
Altura: 1.74
Peso: 72 kg
Times que passou: America/RJ, Marília, Cruzeiro, Grêmio, Barueri e, Marítimo (POR).

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

22ª Maratona Rubro-Negra

Equipe Toca do Leão
Por Gilberto Caetano


Após o embate diante do time do Vitória, no qual o Rubro-Negro pernambucano saiu vitorioso, pelo placar de 2 x 0, a comissão técnica resolveu dar folga ao elenco, tendo sua reapresentação marcada para a manhã desta terça-feira, 25/08.

Aí então terá início a preparação para o confronto diante do Galo mineiro - que ocupa o sexto lugar na tabela de classificação com 33 pontos - marcado para domingo, 30/08, às 16h, no estádio do Mineirão.

Mesmo com as queixas dos atletas, devido à maratona de jogos que o Leão vem enfrentando, o técnico Chamusca provavelmente terá dois desfalques para este partida diante do Galo mineiro. Não por excesso de cartões amarelos ou expulsões e, sim por uma cláusula contratual com o Atlético/MG.

O atleta titular Fabiano provavelmente não enfrentará o time comandado por Celso Roth. Além dele, o reserva Renan também pertence ao Atlético. Mas a diretoria já está em Belo Horizonte, tentando a liberação desses atletas.

“Estamos numa maratona de quarta a domingo e, pra nós aqui tudo é mais difícil; agora temos uma semana não para descansar, e sim corrigir alguns detalhes. E quem sabe conseguir um bom resultado diante do Atlético/MG”, explicou Fabiano, que sofreu uma pancada na perna, no jogo contra o Vitória. Sentindo muitas dores no local lesionado, o atleta fará uma ressonância magnética nesta terça-feira, 25/08.

Rápidas do Leão – A diretoria rubro-negra está trabalhando para tentar reforçar o elenco neste returno do Brasileirão. E deve anunciar ainda está semana a contratação de um zagueiro e um meio-campo, além de já ter anunciado a contratação do lateral Fininho do FC Lokomotiv Moscow.


Gilberto Caetano

Mílton Bivar deixa o clube

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Mílton Bivar, vitorioso ex-presidente executivo do Sport, é agora também ex-presidente do Conselho Deliberativo do clube. Mílton entregou o cargo hoje, após um longo tempo já afastado do cargo. O Sport perde, além de seu presidente do Conselho, o representante rubro-negro no Clube dos 13.

Mílton foi um dos presidentes mais vitoriosos da história do clube, tendo conquistado o bicampeonato e o tri pernambucano, além da Copa do Brasil de 2008. No final do ano passado, enfrentou - e ainda enfrenta - turbulências familiares com seu irmão inescrupuloso Luciano Bivar.

Essas turbulências, que começaram a interferir ainda durante o final do seu mandato no Leão, fizeram com que ele desistisse de se candidatar à reeleição no clube. Mílton passou enttão a apoiar Sílvio Guimarães, até então seu vice-presidente e vice de esportes amadores do Sport. Mílton prometeu que não se afastaria do futebol do clube.

Não sei os motivos que fizeram Mílton - a quem conheço pessoalmente e sei de seu grande caráter e capacidade - renunciar ao cargo. Talvez ainda sejam os mesmos que o fizeram deixar de pensar na reeleição.

Se seu irmão, Luciano Bivar, tivesse vergonha na cara, nunca mais pisaria na Ilha do Retiro. Falso rubro-negro!

Força, Mílton!

Meia pode ser Camilo, do Maritmo

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia



A direção rubro-negra busca um zagueiro e um meia para completar o grupo de jogadore nesta temporada. Os nomes podem ser divulgados a qualquer momento.



O meia, desde ontem comenta-se que pode ser Camilo, carioca de 23 anos que está no Maritmo, de Portugal, e passou pelo futebol gaúcho, paulista e mineiro (Cruzeiro). Seus direitos federativos, aliás, pertencem ao Cruzeiro e a empresários.



A negociação, já bastante adiantada, pode melar devido à entrada do Botafogo/RJ na jogada.

domingo, 23 de agosto de 2009

Opinião da Torcedora - "Nosso maior reforço está de volta!"

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Conheça a opinião da rubro-negra Dani, professora residente m Brasília/DF, antes mesmo do triunfo conquistado sobre o Vitória/BA, ontem, na Ilha. O comentário estava abaixo de uma das postagens, mas gostei tanto, que estou colocando aqui no espaço da torcida. Confiram:

Nosso MAIOR reforço está de volta nesse próximo jogo. Contra o Vitória, teremos o nosso MAIOR REFORÇO de volta. A nossa ILHA! A Ilha do Retiro voltará a ser como era antes. Vai estar lotada, e vai voltar a impor MEDO aos adversários. Vai ser pressão do começo ao fim, e quem for de vidro que se quebre!

Contra o São-Paulo, já mostramos a nossa força....E ACREDITEM, Leões! Do mesmo jeito que quando o Sport perdeu o primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2008, por 3x1, e depois fomos campeões, como fomos desacreditados em cada jogo que teriamos que passar, nós chegamos à final.

Eu olho para camiseta dourada e digo: Tenho que acreditar sim e sempre no meu Leão. Tanto acreditei na final contra o Corinthians, que peguei um vôo daqui de Brasilia de ultima hora e fui lotar a Ilha como muitos. Nesse dia o Sport precisava da gente e hoje mais ainda provamos ser a maior torcida do NE. Tá, eu sou uma que também desanimou com o time, mas, pessoal, esses caras saem e nós que amamos o time ficamos.

Ontem (quinta-feira passada) quando eu ouvi que o Bahia é a maior torcida do NE, porque mesmo na segunda divisão a casa enche me doeu. Não nasci Sport e um dos motivos que me fez ser foi a garra da torcida que vi aqui em Brasília e depois quando fui à Ilha. Outra coisa é chamar nosso time de "pequeno"... Pequeno está sendo o nosso futebol e estamos ficando pequenos diante toda essa situação.

Depois deste jogo de amanhã, a nossa ILHA irá trazer o nosso time guerreiro de volta, e o que temos de mais bonito: a nossa torcida. Vamos mostrar para o Brasil que somos melhor do que tudo isso. Sou Sport porque escolhi ser Sport e não me arrependo nunca! Somos a maior e melhor torcida do NE. E agora é a hora de mostrar a garra do Leão.

Falou a profeta Dani! Abraços e saudações rubro-negras renovadas! (Mariana Maia)

Opinião do Torcedor

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia



Como passei uns dias sem verificar o e-mail, havia alguns textos de amigos rubro-negros, colaboradores do nosso blog. Apesar de terem sido escritos antes da vitória de ontem, contra os baianos, optei por publicá-los, por valorizar o trabalho dos amigos ou por concordar com tantas coisas, que não mudam por causa de apenas uma vitória.



Assim, confira o que escreveram Gilberto Caetano (do extinto site paixaopelosport.net), estreando em nossa Toca do Leão, um dia após a derrota para o Barueri/SP, e Alberto Fernandes, ainda antes do jogo contra os paulistas.



Esperança Rubro-Negra
Por Gilberto Caetano


Esperança no dicionário significa: “aquilo ou aquele de que se espera algo, em que se deposita a expectativa; promessa”. Poderia ser o pensamento de uma boa campanha, em cima do time, Campeão da Copa do Brasil 2008, na atual edição do Brasileirão. Mas bem que poderia ser a quinta definição da palavra no mesmo dicionário. “algo que não passa de uma ilusão”. Devido à pífia campanha do time no Campeonato Brasileiro e, por ser um serio candidato ao rebaixamento.




Não estou querendo ser pessimista, só estou encarando o fato friamente. Um time que no primeiro turno do Brasileiro só conquistou três vitorias, seria quase impossível fazer uma campanha neste returno, de um time que luta pelo título. Contra o Barueri era a hora da virada, a hora de se reerguer perante à mídia e, principalmente junto a sua torcida, que não imagina esse time na segundona.


Como um time que era temido pelos adversários e, que inflamava sua torcida, para ferver a Ilha do Retiro, em dias de jogos, hoje não tem a capacidade de encarar ela de frente, fugindo pelos fundos? Será que o torcedor rubro-negro não merece respeito? Saber pelo menos o que se passa, com seu time de coração, para tentar de alguma forma ajudar o clube a sair de uma situação que cada dia fica pior. Situação essa em que os times que lutam direto com o Sport, pela permanência no Brasileiro, cada vez mais se distanciam da queda.


Prezado Silvio Guimarães, vamos lutar todos juntos para que o pior não aconteça e, conseqüentemente não culpar a evasão da torcida pela má campanha do time. Porque o verdadeiro líder se fortifica na hora dos aplausos, como foi na Copa do Brasil e, na conquista invicta no Pernambucano, mas esses mesmos líderes sentem uma enorme dificuldade em absorver as criticas que recebem.



Mas hoje fico não com significado do dicionário da palavra esperança e, sim com seu dito popular. “A esperança é a última que morre”. Força Leão!


Gilberto Caetano

---------------------------------------------------------------------------

Quase Impossível
Por Alberto Fernandes

Está quase impossível. Embora os números ainda dêem chances reais de o SPORT não ser rebaixado, o time não dá a confiança necessária para que possamos ver muitas possibilidades de escapar do rebaixamento. É lamentável, mas a seqüência de erros infantis, de displicência (de Moacir, por exemplo), de desperdício de oportunidades de gol e até mesmo falta de sorte em alguns lances, nos fazem crer que é praticamente impossível o SPORT escapar do rebaixamento.

Sei que teremos 57 pontos para disputar. Dizem que totalizando 45 estaremos livres. Mas, pergunto: e os outros times? Eles vão parar de pontuar? Só o SPORT pontuará? Portanto, temos que contar com sorte, atitude, competência, entrega e vergonha na cara, como principais armas para o time do SPORT voltar a ganhar e nos dar a confiança de que sairemos desta situação vexatória. Dos 19 jogos restantes, temos que ganhar, no mínimo, 11, para, segundo os matemáticos, escaparmos sem depender de ninguém. Dá pra acreditar? Será que o SPORT reverte esta situação?

Segundo o site CHANCE DE GOL (www.chancedegol.com.br), o SPORT tem 90,9% de chances de ser rebaixado, contra 72,5% do Fluminense, 19º colocado na tabela de classificação. Será que conseguiremos? Esta é a pergunta que não quer calar. E cabe aos jogadores, dentro e fora das quatro linhas do gramado, nos responder.

Espero que, pelo menos dessa vez, como alguém disse, alguma vez, possamos dizer: “Deus é rubro-negro”. E que Ele nos ajude.

Pelo Sport Tudo!

Abraço,

Alberto Fernandes


Agora faltam 10 vitórias, Alberto...Não sei se vai dar, mas se cairmos, que o façamos de pé! Com o Sport sempre e onde ele estiver! (Mariana Maia)

Pela reforma do CBJD

Equipe Toca do Leão

A pedido do colega blogueiro Fernando Tasso, do parceiro Extracampo (www.extracampo.com), estamos divulgando o debate sobre o Código Brasileiro de Justiça Desportiva - CBJD. Recife será uma das sedes da consulta pública. Confira:

A reforma do Código Brasileiro de Justiça Desportiva será debatida através de Consultas Públicas em diversos estados. Os eventos, organizados pelo Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, terão início no dia 24 de agosto em São Paulo. Os interessados podem enviar sugestões ao Ministério do Esporte ou nas próprias reuniões.

Dentre as mudanças mais significativas estão: a alteração da pena por agressão, que antes era de 120 a 540 dias, passando para 4 a 12 partidas; a inclusão da infração “cuspir em outrem”, com pena de 6 a 12 partidas; as infrações por dopagem, que passarão a seguir as normas internacionais. Conheça a minuta completa da reforma clicando aqui.

Pernambuco também será sede de uma Consulta Pública:

Data: 27 de agosto de 2009
Horário: 19h00
Local: Hotel Blue Tree, Av. Bernardo Vieira de Melo, 550, Piedade.
Entrada gratuita!

Essa é uma oportunidade única para conhecer a reforma e dar opinião, um evento indispensável para quem trabalha com o esporte e está sujeito à aplicação deste código.

O meu Leão voltou!




Fotos: Aldo Carneiro
Site Oficial do Sport



Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia



Enfim a torcida rubro-negra pôde, ontem à tarde, na Ilha, sobre o Vitória/BA, comemorar uma vitória do Sport no Campeonato Brasileiro da Série A. O triunfo, por 2x0 - gols de Andrade e Fabiano, no primeiro tempo - veio no quarto jogo do Leão sob o comando de Péricles Chamusca.



Antes o técnico esteve à frente da equipe nas derrotas para o Internacional, fora, o São Paulo, na Ilha, e o Barueri, fora, na última quarta-feira. Contra o São Paulo e o Barueri, os jogadores do Sport já atuaram melhor, voltando a mostrar raça, vontade de vencer e um melhor futebol, mas deixaram escapar o empate nos minutos finais das partidas (contra o São Paulo, aos 48 minutos, e o Barueri, aos 45).




O Sport tem quatro vitórias no campeonato, contra quatro do Botafogo/RJ (dois jogos a menos), três do Fluminense/RJ (um jogo a menos), e cinco do Náutico (um jogo a menos), as outras equipes que estão na zona de rebaixamento. O Leão tem a pior defesa do campeonato, com 39 gols levados, contra 37 do Náutico, 33 do Fluminense e Coritiba (décimo sexto) e 32 do Botafogo. As vitórias do Sport foram todas na Ilha, contra Flamengo/RJ (4x2), Grêmio/RS (3x1) e Goiás (1x0).




FIM DO JEJUM - Uma vitória para se emocionar, para chorar de alegria, encher o coração de esperança, o peito de orgulho por SER SPORT CLUB DO RECIFE. O Leão já não vencia há 10 rodadas ou 41 dias. O último triunfo havia sido sobre o Goiás, no longínquo 12 de julho, na Ilha do Retiro. Foi quebrada, diante dos baianos, uma série de seis derrotas consecutivas.




Os três pontos serviram para aliviar o time, comissão técnica, direção e torcida do Leão, além de deixar o Sport com 16 pontos, temporariamente fora da lanterna, que está com o Fluminense/RJ (terá que vencer o Barueri/SP, hoje, para deixá-la). Um empate entre cariocas e paulistas deixa o Leão em décimo nono, já que o saldo de gols (-12) é igual para Sport e Fluminense, sendo que o Sport marcou mais gols: 27x21.




RESPONSABILIDADE E SEQUÊNCIA - A vitória dá moral e confiança, mas, acima de tudo, uma responsabilidade ainda maior ao grupo rubro-negro, que ainda terá que vencer 10 jogos (oito na Ilha) ou vencer nove e empatar três para escapar da degola na Série A. Ainda é muito difícil, mas há, agora, uma luz no fim do túnel, uma chama acesa.




"Ô...O Leão voltou...O Leão voltou...O Leão voltou...Ô..." Esse era o grito que ecoava das arquibancadas da Ilha na vitória de ontem.




A luta continua no domingo, 30, contra o Alético Mineiro, em Belo Horizonte. Na ocasião, Chamusca possivelmente não contará com o meia Fabiano, nem o volante reserva Renan, que pertencem ao Atlético e têm cláusulas contratuais que os proibem de jogar contra o clube mineiro.




DEPARTAMENTO MÉDICO - Fabiano, aliás, deixou o campo durante o segundo tempo, sentindo dores na parte posterior da coxa, cedendo sua vaga a Sandro Goiano. Se não puder mesmo jogar, no domingo, Fabiano poderá ser substituído por Sandro Goiano ou Zé Antônio, numa formação mais defensiva; ou até mesmo Fumagalli, que se recupera de uma lesão no dedo do pé ou Juninho, que já ganhou condiçoes de jogo pela CBF.




Outro que deixou o campo sentindo dor foi o atacante Arce, que esteve muito bem na partida, só faltando marcar seu gol. Arce, que inclusive, joga contra os mineiros e viaja para se apresentar à Seleção Boliviana, desfalcando o Sport contra os cariocas Botafogo e Flamengo




O TIME - Jogou e venceu, no esquema 4-4-2, com: Magrão; Élder Granja (Juliano), Durval, Ígor e Dutra; Hamilton, Andrade, Fabiano (Sandro Goiano) e Luciano Henrique; Wilson e Arce (Vandinho).

sábado, 22 de agosto de 2009

Só a vitória interessa

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

O Sport enfrenta o Vitória (BA) neste sábado (22), às 18:30, na Ilha do Retiro, pela 2ª rodada do returno do Brasileirão 2009, em jogo em que só a vitória interessa.

Ocupando a lanterna do campeonato com apenas 13 pontos e a dez rodadas sem vencer ( seis derrotas consecutivas), o Leão precisa de 11 vitórias nos 18 jogos restantes, para não cair para a série B.

O técnico Péricles Chamusca após os treinos realizados resolveu modificar o sistema de jogo de 3-5-2 para 4-4-2 e promover o retorno de Elder Granja, Hamilton, Dutra e Wilson, nos lugares de Moacir, César, Jonas e Lincom.

Desta maneira o time deverá jogar com: Magrão; Elder Granja, Igor, Durval e Dutra; Hamilton, Andrade, Fabiano e Luciano Henrique; Arce e Wilson.

Estão a disposição para compor o banco de reservas: Cléber, Juliano, César, Moacir, Sandro Goiano, Lincom e Vandinho.

Gutemberg de Paula Fonseca (RJ) será o árbitro, auxiliado por Ednílson Corona (FIFA/SP) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE).

Os ingressos estão mais baratos. Arquibancada central: R$ 20,00. Sócios, estudantes e idosos: R$ 10,00. Cadeira para sócios: R$ 30,00. Cadeira para não sócios: R$ 50,00.

A torcida rubro-negra precisa encher a Ilha e incentivar o time, como fez na Copa do Brasil e na Copa Libertadores. Afinal é uma partida decisiva para o Leão, como serão todas as partidas desta segunda fase do campeonato.

Boa Sorte Leão!

Retrospecto

Equipe Toca do Leão
com Wagner Maia

Sport e Vitória estão empatados no retrospecto de jogos pelo Campeonato Brasileiro.
Em 16 partidas disputadas, cada um tem cinco vitórias. Seis partidas terminaram empatadas. Cada equipe marcou 16 gols.

Convém lembrar que o Leão nunca perdeu para o Vitória, em jogos disputados na Ilha do Retiro.

Na última partida entre ambos, os baianos venceram por 1x 0 em Salvador, em partida válida pela 2ª rodada do primeiro turno do Brasileirão 2009.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ingressos mais baratos para Sport X Vitória

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O Sport inicia nesta sexta-feira, às 9h, a venda de ingressos para o jogo contra o Vitória/BA, pela segunda rodada do returno do Brasileirão, que acontece na Ilha do Retiro, no sábado (22), a partir das 18h30.

Os bilhetes estão mais baratos - como não poderia deixar de ser - pelo fato de a equipe vir enfrentando um sério risco de rebaixamento e estar precisando mais do que nunca do apoio da torcida rubro-negra.

Os preços são e R$ 20 (arquibancada) e R$ 10 (sócios, estudantes e idosos). Cadeira para sócio, cadeira da ampliação ou assento especial custa R$ 30, enquanto uma cadeira para não sócio fica por R$ 50.

Os bilhetes do Programa do Govrno do Estado (Todos com a Nota poderão ser trocados amanhã, nas bilheterias do arco, entre às 12 e às 17h.

A promoção nos preços dos ingressos foram motivo de uma campanha em nosso blog, no site da Torcida Bafo do Leão e no Site SportNet, antes do jogo contra o São Paulo, por iniciativa do amigo e torcedor Alberto Fernandes. Decisão acertada da diretoria...mas demorou!

Mais tarde estarei escrevendo uma análise racional - e emocional - a respeito da última derrota e do momento vivido pelo nosso amado Sport.

Rápidas do Leão

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

* O treinador do Leão, Péricles Chamusca, é definitivamente um profissional diferenciado. Ele desembarcou no Aeroporto dos Guararapes e não foi descansar; pelo contrário: seguiu direto para a Ilha do Retiro. Não sei se Chamusca vai conseguir nos livrar do já visível rebaixamento, mas anotem aí: esse cara ainda vai dar a nossa torcida muita alegrias, é só a direção do Sport agir com responsabilidade.

* Para o jogo contra o Vitória/BA, no próximo sábado, na Ilha, o time do Sport poderá contar com o retorno de dois titulares: o lateral Dutra e o atacante Wilson, que cumpriram suspensão ontem.

* A direção de futebol do Sport- encabeçada pelo agora vice-presidente Augusto Carreras - está contactando um meio campista e um zagueiro para virem defender o Rubro-Negro. Os atletas devem ser os últimos contratados para o final da temporada, nessa luta árdua contra o rebaixamento de divisão.

* O volante Zé Antônio chegou na noite de ontem à capital pernambucana e já treinou nesta quinta-feira, na Ilha. Outro que se apresentou hoje ao treinador Péricles Chamusca foi o meia Juninho, que estava no Santa Cruz. Ambos esperam a regularização para ficar à disposição do time.

* O lateral esquerdo Fininho, mais novo contratado do Leão, tem chegada prevista ao Recif na próxima terça-feira (25). Fininho vem do Lokomotiv, de Moscou (Rússia).

* Marketing: lamentável a atuação desse departamento do Sport. A loja virtual (espacosport.com.br) estava até ontem comercializando canecas do Flamengo...Pode uma coisa dessas? A descoberta foi do pessoal do site SportNet. Confira em sportnet.com.br

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sport busca recuperação no returno

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O time do Sport, comandado por Péricles Chamusca, busca hoje, diante do Barueri, na cidade de mesmo nome, em São Paulo, iniciar sua recuperação no Campeonato Brasileiro de 2009.

Uma vitória é fundamental para as pretensões do Leão de continuar na divisão de elite do futebol nacional. E esse jogo, como não poderia deixar de ser, está sendo encarado como uma decisão. A primeira das 19 decisões que o Sport terá pela frente nos próximos três meses e meio.

Sem poder contar com quatro jogadores considerados titulares - Dutra, Hamilton, Wilson e Ciro -, Chamusca escalou a equipe no mesmo 3-5-2 e tem dúvidas apenas nas laterais, já que o Sport não conta, no momento, com um reserva para Dutra.

O que deve acontecer é o retorno de Élder Granja à ala direita e a utilização de Moacir pela esquerda. Jonas corre por fora para atuar pela esquerda.

No ataque, duas novidades: o velocista Juan Arce e o centroavante de área Lincom. Arce veste pela primeira vez a camisa do Sport num jogo oficial, enquanto Lincom, que entrou no decorrer da última partida, faz sua estréia de frente na equipe.

O time que entra em campo, a partir das 21h00, é o seguinte: Magrão, Ígor, Durval e César; Élder (Moacir), Andrade, Fabiano, Luciano Henrique e Moacir (Jonas); Arce e Lincom.

O jogo será dirigido pelo árbitro sergipano Antônio Hora Filho. Como auxiliares, Márcia Caetano, de Rondônia, e Helbert Andrade, de Minas Gerais.

Pra cima, Sport! Este é o momento da virada!
 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão