quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Vice jurídico fala da possível mudança no Estadual

Para Eduardo Carvalho não existe possibilidade alguma de haver mudanças

Equipe Toca do Leão
Por Gilberto Caetano

Com a pretensão da Federação Pernambucana de Futebol em fazer algumas alterações no Campeonato Pernambucano de 2010, o setor jurídico do Sport já começa a se movimentar para uma possível oposição a essa mudança.

Segundo Eduardo Carvalho, vice jurídico do clube, o Rubro-Negro chegou à conclusão de que não há possibilidade alguma de haver essa mudança na competição.

“O código de defesa do consumidor não permite que isso aconteça. Mesmo que, hipoteticamente, (a modificação) seja consentida pela maioria dos clubes que participarão do Pernambucano em 2010”, disse Eduardo, afirmando que os clubes pernambucanos não tem essa autonomia.

O código de defesa do consumidor não existe para defender os direitos dos clubes, nem da televisão; e sim para defender, neste caso, o direito do torcedor - consumidor -, de forma que ocorrerá o risco de algum torcedor se sentir prejudicado e, assim, ingressar na justiça, obtendo uma liminar, podendo comprometer o inicio do Campeonato Pernambucano em 2010.

“Acredito que não precisa mudar o que esta dando certo. O Campeonato por pontos corridos me parece aprovado em todo o país, sendo utilizado nas grandes praças. Por isso não vejo razão para se fazer alteração alguma”, pontuou o vice-presidente jurídico do Sport.

Vale lembrar que, no ano passado, um dos conselheiros do Leão da Ilha, Fernando Samico, entrou com uma ação na Justiça tentando frear a alteração do Campeonato, o que causou um verdadeiro tumulto na competição.


Na verdade, o Pernambucano em 2008 foi um verdadeiro desatino da Federação - o Sport enfrentou o Salgueiro diversas vezes - e para efetuar tal mudança, o Juizado Especial do Torcedor aceitou uma liminar para mudar os moldes da competição em 2009.

Mudar essa competição novamente seria desfazer do Código do Torcedor por duas vezes. E o Estatuto é claro: Só após dois anos é que a atual fórmula pode ser mexida.

Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão