sexta-feira, 6 de março de 2009

SPORT, UMA PAIXÃO SEM EXPLICAÇÕES

Por Marcos Bittencourt
Especial para o Blog Toca do Leão



O que tem a ver Futebol e Religião? O pensamento popular é de que Futebol e Religião não se discute. Mas, no fim, a gente sempre discute. Discute porque mexer com Futebol e Religião é mexer com as coisas da alma.



Como explicar que a pessoa se apega a uma bandeira, a um time de futebol que todos os anos muda o seu plantel? Como explicar esse apego quase que irracional a um grupo de 11 jogadores que, de uma hora para outra, troca de camisa e beija o escudo do adversário? São as coisas da alma.



Aliás, na Bíblia, Jesus Cristo é conhecido como o "Leão de Judá" e o diabo, como a serpente. Você acha que eu vou torcer por um time que tem como símbolo uma cobra e tem uma torcida chamada "Inferno Coral". Lá ele!!!



Mas, se eu fosse um torcedor comum, até que isso não seria tão importante assim. O problema é que eu sou um pastor batista e torço para o Sport Club do Recife. Pra piorar, sou baiano e na Bahia eu não sou rubro-negro, sou tricolor. Explicação: torço pra time de massas, time com vocação para campeão de expressão nacional.



Quando aqui cheguei, há 36 anos, vindo de Salvador, só torcia para o Bahia e, aos poucos, comecei a ir para o Estádio da Ilha do Retiro, por pura conveniência: morava a menos de 1 km do estádio. Baiano preguiçoso...



Bem que me disseram pra torcer pelo tricolor pernambucano, mas eu não dei ouvidos. E me associei ao Sport e comecei a levar meus dois filhinhos para o clube e para o estádio. Aos poucos fui pegando uma paixão pelo Sport que só me dei conta há algum tempo atrás. São as coisas da alma.



Impossível de explicar. Mais impossível ainda é não se arrepiar com o mote da torcida do Sport, o "Cazá-Cazá"; impossível é ficar frio diante da campanha que o Sport travou na Copa do Brasil em 2008 e, principalmente, aquele último jogo contra o Corinthians paulista.



Uma coisa, porém, faço questão de frisar: não faço do futebol a minha razão de viver, até para não morrer de infarto numa final de campeonato. A razão de minha vida é a minha ligação com Deus, pois apenas dele dependo.



Sei lidar com os limites da paixão futebolística e procuro levar tudo na "esportiva", sabendo que hoje a gente ganha, amanhã a gente ganha de novo, depois de amanhã, de novo, mas depois pode perder uma ou outra. E aí, tudo bem. Faz parte do ciclo da vida.



Aproveito para dar os parabéns ao excelente blog Toca do Leão, com suas matérias sempre atualizadas. Avante Sport, futuro campeão das Américas!

Marcos Antonio Miranda Bittencourt é Pastor da Igreja Batista. Baiano de nascimento e pernambucano de coração, torce pelo Bahia e pelo SPORT.





Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão