terça-feira, 5 de maio de 2009

Libertadores - Início da decisão

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Nesta quarta-feira, às 21h15, no Palestra Itália, em São Paulo, acontece a primeira parte dos jogos decisivos entre Sport e Palmeiras, pelas oitavas-de-finais da Copa Libertadores. O outro jogo é na semana que vem (dia 12), na Ilha do Retiro.

Para a partida de hoje, o treinador Nelsinho Batista vem fazendo mistério sobre a escalação do Sport. As dúvidas residem no meio campo, onde Hamilton e Andrade lutam por uma vaga, assim como acontece com Paulo Baier e Fumagalli.

Hamilton e Baier não atuaram pela última rodada da fase de grupo e seus substitutos estiveram bem, daí a dúvida de Nelsinho Batista. O técnico adiantou, no entanto, que manterá a equipe no 3-5-2, seu esquema preferido. No ataque, a preferência para atuar ao lado de Wilson, ao que parece, é para Vandinho. Ciro deve começar no banco.

Pelo lado do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo terá dois desfalques importantes. Um já está certo: o zagueiro Edmilson, que machucou o tornozelo no jogo com o próprio Sport, na fase anterior; outro que pode não jogar esta noite é o volante Pierre, também lesionado.

Para o Leão, um empate no jogo de logo mais já é interessante, principalmente com gols. Os critérios da Libertadores são bem parecidos com os da Copa do Brasil, por isso é muito importante que os rubro-negros marquem gols em São Paulo e venham decidir a vaga na Ilha, na semana que vem.

Momentos difíceis - O time de Nelsinho passou por várias dificuldades no deslocamento do Equador para São Paulo, na semana passada, quando esteve viajando por dois dias seguidos, perdendo vôos por causa do mau tempo e enfrentando conexões. O grupo chegou na capital paulista na sexta-feira à noite e já treinou no sábado.

Opinião - Acredito que o comandante do Sport deva utilizar essas dificuldades em seus argumentos para motivar ainda mais os jogadores em busca de uma vitória hoje, diante do Palmeiras. Outros fatores que motivam são a crescente rivalidade entre as duas equipes, ao longo dos últimos anos e, principalmente, a importância da passagem do Leão para as quartas-de-finais da Libertadores.

Penso que ninguém no grupo de profissionais rubro-negros - e nem na torcida - esteja satisfeito apenas com as oitavas. O Sport pode e merece mais, porque tem condições técnicas e morais para avançar.

Bom retrospecto - O Sport não perde para o Palmeiras, em São Paulo, há exatos cinco anos e meio. A última vitória dos paulistas sobre os pernambucanos, jogando em seus domínios foi em 05/11/2003 (1x0, pela Série B).

Depois disso, as duas equipes já se enfrentaram quatro vezes em São Paulo, com vantagem do Leão: duas vitórias (2x1 em 2007 e 3x0 em 2008), ambas pelo Brasileirão; e dois empates (0x0 pela Copa do Brasil, ano passado e 1x1 pela primeira fase da Libertadores, mês passado).

Provável time: Magrão; Ígor, Durval e César; Moacir, Hamilton (Andrade), Daniel Paulista, Paulo Baier (Fumagalli) e Dutra; Wilson e Vandinho.

Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão