segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Três desfalques contra o Cruzeiro

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

Para o jogo de quinta-feira (02/10), às 20:30, no Mineirão, contra o Cruzeiro, o Sport terá três desfalques. Por terem levado o terceiro cartão amarelo, Durval, Júnior Maranhão e Kássio não poderão atuar.

O maior desfalque, com certeza, será Durval, pois Gabriel está machucado e Elias ainda é inexperiente para uma partida desta envergadura. A ausência de reservas para a zaga poderá fazer com que o técnico Nelsinho volte ao sistema 4-4-2.

Para o lugar de Júnior Maranhão, Moacir, Fábio Gomes ou Sandro Goiano. Um deles deverá ser o segundo volante, embora Sandro não tenha sequer viajado para a última partida.

Treinos - A equipe do Sport voltou ao Recife ontem, após a derrota covarde para o urubu carioca. Hoje pela manhã houve trabalho na Ilha do Retiro. Os atletas que jogaram no sábado fizeram apenas um treino físico.

Arbitragem - Divulgado o trio de árbitros para Cruzeiro X Sport (na próxima quinta, às 20h30, em Minas). O gaúcho - e complicado - Carlos Eugênio Simon trabalhará ao lado dos conterrâneos Paulo Ricardo Silva Conceição e Júlio César Rodrigues Santos.

Leia também "Que vergonha, Nelsinho! Que vergonha, Sport!", ainda sobre a derrota de sábado.

Que vergonha, Nelsinho! Que vergonha, Sport!

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O Sport bem que poderia ter saído do Rio de Janeiro, no último sábado, com três pontos, com uma vitória diante do Flamengo em pleno Maracanã. Poderia...Mas o que parecia uma realidade - até os 35 minutos do segundo tempo - transformou-se num pesadelo a partir do empate carioca, faltando apenas nove minutos para o final do tempo regulamentar.

A derrota, na verdade, começou a se desenhar antes, desde que Nelsinho tirou um atacante (Enílton) e colocou mais um volante (Fábio Gomes), num time já formado por três zagueiros e dois volantes. Outra substituição equivocada de Nelsinho Batista - a quem admiro, mas dessa vez não posso deixar de culpar pela derrota - foi a entrada de Fumagalli (recuperando-se de um tratamento, logo num campo pesado pela chuva) no lugar de outro atacante (Róger).

O resultado não poderia ser diferente. O Sport terminou a partida sem atacantes, num esquema com três zagueiros, três volantes, dois meias e dois alas. Um esquema pra empatar, pra segurar a partida com apenas um gol de diferença. O ferrolho não deu certo. Aliás, essa não é a primeira vez que a equipe da Ilha se fecha na defesa e sai de campo com um resultado adverso.

Voltando no tempo - Esse comportamento covarde vem acontecendo desde a Copa do Brasil, nos jogos contra o Vasco e o Corínthians, ambos fora de casa. Felizmente a grande massa rubro-negra pernambucana fez a diferença dentro de casa - e o time tinha outro espírito também - assim, conquistamos a Copa.

É o que eu digo sempre...quem entra pra empatar, ou pra segurar o jogo com uma pequena vantagem, acaba perdendo. Contra o urubu faltava apenas 13 minutos para a vitória, sendo quatro de acréscimo. Um apenas que foi o suficiente para o time de Caio Jr., acreditando e sendo empurrado por mais de 40 mil na arquibancada, virar a partida e deixar triste, irritada e incrédula a torcida leonina no Maracanã, pela TV e pelo rádio.

A partida de sábado tinha tudo para ser ganha pelo Rubro-Negro da Ilha, mas foi entregue de bandeja aos cariocas, por Nelsinho. Sem dúvida, foi um dos maiores desperdícios de vitória que o Sport proporcionou nesta temporada.

sábado, 27 de setembro de 2008

Sport defende invencibilidade de seis jogos

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Quando entrar em campo, no começo da noite de hoje, no Maracanã, o time do Sport tentará manter uma invencibilidade no Campeonato Brasileiro que já dura seis jogos, sendo três vitórias e três empates.

A série invicta começou há 37 dias (20/8), quando o Leão da Ilha empatou com o Vitória, sem gols, em Salvador. Depois houve novo empate, só que em 1x1, contra o Fluminense, no Rio de Janeiro (23/8).

O Sport voltou à Ilha e venceu o Internacional/RS, por 1xo , no dia 31 de agosto. Depois o Leão rugiu alto em São Paulo e humilhou o Palmeiras, goleando por 3x0 no Palestra Itália, no dia 4 de setembro.

A terceira vitória consecutiva veio na Ilha, contra o Figueirense, em nova goleada: 5x0 (14/9). Uma semana depois, o Sport não conseguiu surpreender o São Paulo, na Ilha, ficando no 0x0, num jogo escasso de lances a gol e, conseqüentemente, de emoção.


Meta segura há quatro rodadas

E tem mais. Já faz quatro jogos que o Sport não leva gols. A última vez que Magrão não conseguiu defender foi contra o Fluminense, há mais de um mês. Por outro lado, nos quatro jogos seguintes, o Leão marcou nove gols.

Vamos torcer para que o nosso Sport supere o Flamengo logo mais, no Maracanã. É sempre bom ganhar do time carioca, ainda por cima em seus domínios. E é sempre bom também - e necessário - conquistar três pontos fora de casa. É a chance de se aproximar cada vez mais do pelotão de frente.


Enílton ou Ciro?

Sou eternamente grata a Enílton por aquele gol contra o Corínthians, no Morumbi, que nos deu a chance de conquistar a Copa do Brasil, na Ilha. Enílton é esforçado, mas há muito que não vive uma boa fase. Dá uma chance ao garoto Ciro, de frente, Nelsinho!

Leia sobre o jogo de hoje entre Sport X Flamengo, logo abaixo, em matéria de Wagner Maia.


sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Wilson vetado. Ciro ou Enilton: a dúvida de Nelsinho

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

Quando tudo fazia crer que o time para o jogo de amanhã (27), às 18:20, no Maracanã, contra o Flamengo seria o mesmo que empatou com o São Paulo, no último domingo (21), na Ilha, apenas com o retorno de Roger no lugar de Enilton, eis que surge um problema.

Wilson sofreu uma contusão no treino da quinta-feira e foi vetado. O atacante está com uma lesão na coxa esquerda e deve desfalcar o Sport por pelo menos 15 dias.

Com isso Nelsinho está em dúvida quanto ao seu substituto: Ciro ou Enilton. Assim, o time será: Magrão; Igor, César e Durval; Carlinhos Bala, Júnior Maranhão, Andrade, Kássio e Dutra; Roger e Ciro (Enilton).

Também foram relacionados para este jogo, pela 27ª rodada do Brasileirão: Cléber, Elias, Marcio Goiano, Dudé, Fábio Gomes, Sandro Goiano, Luciano Henrique e Fumagalli.

As surpresas são Fumagalli, que a princípio só voltaria contra o Cruzeiro e o garoto Dudé (volante) relacionado pela primeira vez. Dois atletas sobram antes da partida, já que vinte seguiram viagem para o Rio de Janeiro, às 15h45 de hoje (sexta-feira).


Classificação

O Sport ocupa, até o momento, a décima posição na tabela, com 39 pontos e um aproveitamento de 50% dos pontos. Já o urubu carioca está com 43, na quarta colocação e com 55% de aproveitamento. O Leão vem de um empate sem gols, na Ilha, contra o São Paulo; o time do Rio derrotou o Ipatinga por 1x0, em casa, na última rodada.

Arbitragem

A partida será dirigida pelo arbitro Ricardo Marques Ribeiro (ASP. FIFA), auxiliado por Marcio Eustáquio Santiago e Wenderson Mozzer (todos da Federação Mineira). Antonio Frederico de Carvalho Schneider (RJ) será o quarto árbitro.


Retorno

O grupo rubro-negro volta ao Recife no domingo pela manhã, quando recebe folga. Os treinos visando à partida contra o Cruzeiro, também fora de casa, começam na segunda-feira logo no período matinal.

Leia também a respeito do lançamento do livro sobre a vida e carreira do zagueiro Clécio e ainda sobre a renovação do contrato de Ígor pela direção rubro-negra.

Clécio homenageado em livro

Clécio deixou saudades na Ilha



Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O ex-zagueiro rubro-negro Clécio, formado nas divisões de base do Leão e que jogou no time profissional da Ilha entre 2002 e 2006, será lembrado no livro "Clécio, o Halley", escrito pela jornalista Dulce Melo.

Clécio formou uma excelente dupla de zaga, ao lado de Gaúcho, na temporada de 2002. Naquele ano, o jogador passou por uma séria contusão em sua carreira, quando teve que operar a perna, após sofrer uma falta violenta do atacante Vinícius, na época jogador do Fortaleza e que depois, infelizmente, chegou a ser contratado pelo Sport.

O alagoano Clécio Henrique Monteiro morreu no ano passado, com apenas 25 anos, quando jogava pelo ASA de Arapiraca-AL. A morte, apenas um dia depois da disputa de um jogo pelo campeonato estadual, foi provocada possivelmente por problemas cardíacos.

O lançamento do livro sobre Clécio está marcado para o dia 14 de outubro, uma terça-feira, a partir da 19h30, no Espaço Sport. O livro custa R$ 30,00 e toda a renda servirá para construir um centro de apoio a crianças e adolescentes necessitados, em Maceió. Esse era o sonho do jovem jogador.

Justa homenagem! Salve Clécio!

Ígor por mais três anos na Ilha

Foto: Site Oficial do Sport




Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

A direção rubro-negra anunciou a renovação de contrato do zagueiro Ígor. O atleta, titularíssimo da defesa leonina, ao lado de Durval, deve permanecer na Ilha até 2011.

O Sport também adqüiriu 60% dos direitos federativos de Ígor. A multa rescisória para quem quiser tirar o zagueiro do clube gira em torno de R$ 6 milhões.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Roger: a única novidade para sábado

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

A volta do atacante Roger entre os titulares deve ser a única novidade do Sport para o jogo da 27ª rodada do Brasileiro, no sábado, contra o Flamengo, no Rio de Janeiro. Roger ficou de fora contra o São Paulo, por pertencer ao clube paulista.

Sem poder contar com o lateral Sidny, que ainda se recupera de uma lesão na coxa direita e não joga há duas rodadas, Nelsinho deve continuar com Carlinhos Bala na ala direita e manter o esquema de jogo no 3-5-2.

Treinos - O grupo rubro-negro treinou na tarde de hoje, na Ilha, com a seguinte equipe formando como titular: Magrão; César, Durval e Ígor; Carlinhos Bala, Andrade, Júnior Maranhão, Kássio e Dutra; Roger e Wilson. Durante o coletivo, Nelsinho testou Luciano Henrique no lugar de Kássio.

Os rubro-negros realizam mais dois treinos - nesta quinta-feira à tarde e na sexta pela manhã - antes de viajarem ao Rio de Janeiro, na tarde da sexta-feira (15h45).

Fumagalli - O meia leonino, sem jogar há um mês e meio, devido ao tratamento na coluna a que se submeteu recentemente, ficará no Recife aprimorando sua forma física, além da parte técnica. É bem possível que Nelsinho Batista volte a utilizar Fumagol diante do Cruzeiro, na próxima semana.

Leia também sobre o retrospecto do Leão contra o Urubu, em matéria de Wagner Maia, além da cobertura completa do Mundial de Hóquei.

Hóquei: Sport sofre a 3ª derrota

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

A equipe de hóquei do Sport/Mauricio de Nassau foi goleada por 16x01 pela equipe espanhola do Liceo La Coruña, na 3ª e última partida da chave classificatória do 2º Campeonato Mundial de Hóquei em Patins.

Com este resultado os leoninos ficaram classificados como o pior 4° colocado das quatro chaves e irão disputar com o pior 3º colocado a 15ª posição, nesta quinta-feira (25), às 05:30 (horário de Brasília).

O Sport terminou a fase classificatória em 4º lugar, com zero ponto, três derrotas, 33 gols contra e apenas três a favor, numa clara demonstração da inferioridade do hóquei que se pratica no Brasil em relação ao hóquei europeu e argentino.


A participação rubro-negra neste mundial serviu apenas para dar experiência ao grupo. A diferença técnica entre nossas equipes e as argentinas e européias só poderá ser atenuada se houver um maior intercâmbio entre elas.

Sport perde pela 2ª vez no mundial

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

A equipe de hóquei em patins do Sport/Mauricio de Nassau perdeu ontem (23/09), pela 2ª vez, no campeonato mundial de Hóquei em Patins, que está sendo disputado na cidade de Réus, na Espanha. A partida foi contra o Iserlonh (Alemanha), que venceu por 5x1. Com este resultado o Rubro-Negro não tem mais condições de ser campeão.

Nesta quarta-feira, às 13:00 (horário de Brasília), o Sport enfrentará o Liceo (Espanha) e posteriormente irá disputar da 9ª a 16ª colocação.

FUTEBOL - Retrospecto: Sport em desvantagem

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

No sábado (27) o Sport enfrenta o Flamengo, fora de casa, pelo Brasileirão, em sua 27ª rodada. Em trinta e cinco jogos contra o time da Gávea, entre campeonatos nacionais, Copas do Brasil e amistosos, o Leão tem 12 vitórias, 16 derrotas e sete empates. Marcou 42 gols e levou 54.

Em campeonatos brasileiros, o Sport tem oito vitórias, 11 derrotas e quatro empates.
Marcou 24 vezes e levou 32 gols.

A última vitória do Leão do Norte sobre o Urubu foi em 2000, pela Copa João Havelange, em pleno Maracanã, pelo placar de 2x1. A partir deste jogo, o campeão da Copa do Brasil amarga um jejum de quase oito anos. Foram seis partidas disputadas contra o time carioca, com três derrotas e tres empates.

No ano passado, após retornar a 1ª divisão, o Sport empatou duas vezes: 2x2 no Recife e 1x1 no Rio de Janeiro. Este ano, na 1ª fase, foi derrotado na Ilha por 2x1.

Está na hora de quebrar este tabu. Dá-lhe Leão!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sport perde na estréia do mundial de hóquei

Equipe Toca do Leão
Por Wagner Maia
(Com informações do Diário de Pernambuco)

Ao contrário do que divulgamos ontem, o adversário do Sport na estréia do Mundial de Hóquei, que está sendo disputado em Réus (Espanha) não foi o Bassano da Itália, mas o Concepción (Argentina).

Os rubro-negros não foram felizes em sua estréia e se renderam à maior categoria do adversário, sendo goleados por 12x01.

A Argentina é hoje, ao lado da Espanha, Portugal e Itália, uma das quatros maiores forças do hóquei em patins mundial. Estes países praticam um hóquei tecnicamente muito superior
ao que se pratica no Brasil. Em suas equipes jogam os melhores atletas do mundo, inclusive alguns brasileiros, que para lá se transferem por forçado profissionalismo.

Na outra partida da chave, também ontem, o Liceo La Coruña (Espanha) também goleou o Iserlonh (Alemanha), por 7x1.

Com estes resultados, o Concepción lidera a chave, com 3 pontos e saldo de 11 gols. Em
2º vem o Liceo, com 3 pontos e saldo de 6 gols. O Iserlonh está em 3º, sem pontuar e com saldo de seis gols negativos, enquanto o Sport está em 4º, com saldo de -11 gols.

Hoje (23/09), às 13:00 (hora de Brasília), o Sport enfrentará o Iserlonh e amanhã (24/09)
o adversário será o Liceo. Se perder para os alemães, o Sport ficará sem chances de passar para a próxima fase e irá disputar da 9ª a 16ª posição.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sport inicia hoje disputa do Mundial de Hóquei

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

A equipe de Hóquei em Patins do Sport/Mauricio de Nassau inicia hoje, em Réus, na Espanha, a disputa do 2º Campeonato Mundial de Clubes, como representante do Brasil.

O Rubro-Negro adqüiriu este direito por ser o vice-campeão brasileiro e em face da desistência do campeão, a equipe do Sertãozinho (São Paulo). O campeonato se estenderá ate o dia 28/09 e contará com a participação de 16 equipes, inicialmente divididas em quatro chaves, com quatro times cada.

A chave do Sport terá a participação do Bassano da Itália (atual campeão mundial), do Liceu La Coruña (Espanha) e do Iserlohn (Alemanha).

A equipe leonina terá os reforços de Leonardo Agra (atacante do Náutico) e de Quintanilla (goleiro do Barcelona da Espanha).

A estréia será contra o Bassano da Itália. Segundo José Neto, capitão da equipe, a meta do Sport é ficar entre os dez primeiros colocados, o que já será uma grande façanha, considerando-se a disparidade de forças entre o hóquei brasileiro em relação ao europeu e ao argentino.

Sport 0x0 São Paulo: empate em jogo sem emoções

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

Em um jogo truncado e sem emoções, Sport e São Paulo empataram em 0x0, hoje à tarde, na Ilha. Melhor para o Tricolor paulista, que conseguiu um ponto fora de casa e permanece em 5º lugar, com 43 pontos. Já o Leão deixou de ganhar dois pontos e, com 39, continua na 10ª colocação.

As duas equipes se mostraram excessivamente cautelosas e o jogo se desenvolveu no meio do campo, sem jogadas de ataque que levassem perigo às duas metas. Só aos 21 minutos houve um chute a gol de Dagoberto, de fora da área, para defesa de Magrão; e aos 22 um de Enilton que, dentro da área, chutou fraco e Rogério Ceni defendeu com facilidade. Aos 31 Hugo chutou cruzado e a trave esquerda salvou o Sport.

No segundo tempo o Sport voltou com Luciano Henrique no lugar de Kássio. Por sua vez, o São Paulo começou buscando o gol e obrigou Magrão a praticar duas defesas difíceis, uma delas com os pés. Com o Leão perdendo espaço, Nelsinho providenciou as entradas de Sandro Goiano no lugar de Andrade, que já tinha cartão amarelo e Ciro no de Enilton.


O sport, então, equilibrou o jogo e por duas vezes esteve perto de marcar. Uma com Luciano Henrique, que chutou raspando a trave direita de Rogério Ceni, indo a bola de encontro à rede e dando a impressão de gol. A outra jogada foi de Ciro, que cortou o zagueiro e chutou raspando o travessão.

O Sport jogou com: Magrão; Igor, César e Durval; Carlinhos Bala, Andrade (Sandro Goiano), Júnior Maranhão, Kássio (Luciano Henrique) e Dutra; Enilton (Ciro) e Wilson. César, Andrade e Júnior Maranhão levaram cartão amarelo. A renda foi de R$ 307.080,00 para um público de 32.027 pessoas.

Djalma Beltrami mais uma vez teve uma arbitragem ruim, sem critério. Ora marcava a falta,
ora dava a vantagem. Inverteu algumas faltas e deu um cartão amarelo injusto a Júnior Maranhão.

O próximo jogo do Sport será no sábado (27/09), às 18:20, contra o Flamengo, no Maracanã.

sábado, 20 de setembro de 2008

Sport escalado para enfrentar o São Paulo

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

O Sport recebe o São Paulo, na tarde deste domingo (16:00), com apenas uma mudança em relação ao time que venceu o Figueirense por 5x0, na semana passada (14/09): Enilton no lugar de Roger, que não pode jogar por cláusula contratual, já que seu passe pertence ao clube paulista.

Assim, o Leão enfrenta o Tricolor, na Ilha, com: Magrão; Igor, César e Durval; Carlinhos Bala, Júnior Maranhão, Andrade, Kássio e Dutra; Enilton e Wilson.

Também foram relacionados: Cléber, Elias, Marcio Goiano, Fábio Gomes, Moacir, Sandro Goiano, Luciano Henrique e Ciro. Destes, sete irão compor o banco de reservas. A novidade na lista é o zagueiro Elias, pois Gabriel está machucado.

A arbitragem será do carioca Djalma José Beltrami Teixeira, auxiliado por Milton Otaviano dos Santos (RN) e Hilton Moutinho Rodrigues (RJ).

O Sport é o 10º colocado, com 38 pontos e o São Paulo é o 5º, com 42. Uma distância de apenas quatro pontos entre as duas equipes e a chance de quase 33 mil leoninos (número de ingressos disponibilizados) verem o Rubro-Negro, em ascenção, superar o - sempre respeitado e atual campeão brasileiro - São Paulo.

Patrocínio - Para o jogo de amanhã e também contra o Vasco (08/10) o Sport fechou um contrato com o CNA (curso de idiomas) e usará a marca da empresa nas mangas das camisas. Já o nome "Timemania" nos calções (desde o jogo contra o Figueirense) é uma estratégia do clube para divulgação da loteria do time do coração.

Sport X S.Paulo: Retrospecto desfavorável ao Leão

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

Em 26 jogos disputados pelo Campeonato Brasileiro da série A o retrospecto é amplamente favorável ao tricolor paulista. Foram 15 vitórias dos adversários, cinco empates e seis vitórias do Sport. O São Paulo marcou 45 gols e sofreu 27.

Entretanto, se considerarmos apenas os jogos disputados no Recife, a vantagem passa a ser rubro-negra. São seis vitórias do Sport, cinco empates e três vitórias do São Paulo.


Entre as vitórias do Sport, uma é inesquecível: no dia 05/11/1994, uma segunda-feira à noite, numa Ilha lotada, os rubro-negros (comandados por Juninho Pernambucano) aplicaram uma goleada de 5x2 nos paulistas. Com uma detalhe: o São Paulo tinha um grande time e era nada mais, nada menos, o Campeão Mundial.

Entre as vitórias paulistas também há o registro de duas goleadas: 4x2 no dia 05/10/1997 e 4x1 no dia 17/10/1999. Ambas as partidas foram disputadas no Morumbi, em São Paulo.


Dvd's do campeão voaram

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Um sucesso. É assim que podemos resumir o lançamento do DVD "A Reconquista do Brasil", sobre o título da Copa do Brasil 2008, levantado pelo Sport no mês de junho, em cima do Corínthians.

O Espaço Sport esteve lotado, relembrando o dia da inauguração, em fevereiro deste ano. Os primeiros discos - cerca de mil unidades - foram vendidos em uma hora e meia.

À tarde, na frente da loja, uma cena curiosa: cambistas se aproveitavam do fim da primeira remessa para oferecerem o produto por R$ 30,00. Absurdo...eles estão em toda parte!

No Espaço Sport ainda não havia informação de quando chega o próximo lote. Mas as bancas de revistas também estão vendendo. É só ter paciência. E o preço é bom: R$ 19,90. Vale a pena adqüirir o original, torcedor!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Samsung?

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Como primeiro clube brasileiro garantido na Taça Libertadores 2009, já começam as especulações em torno de novos patrocinadores para o Sport, na próxima temporada.

De acordo com o Jornal do Commercio de ontem (18), a poderosa Samsung pode fechar contrato com o Leão em breve.

Por outro lado, o marketing do Sport nega qualquer contato e informa que o Cimento Nassau e a Minasgás têm prioridade na renovação dos contratos. Nada mais natural que a negativa dos dirigentes, que querem preservar o clube, e a prioridade para os atuais patrocinadores.

Nada mais natural também que uma empresa como a Samsung queira estampar sua marca no uniforme do Sport, como o primeiro representante brasileiro na Copa.

Essas especulações só estimulam os que fazem o Sport a tornar o Rubro-Negro pernambucano cada vez maior, cada vez mais vencedor. E esses são os frutos de um grande trabalho que vem sendo realizado na Ilha.


Leia também sobre o tratamento específico de Ciro, os treinos e dúvidas na Ilha, o lançamento do DVD da Copa do Brasil e as "Rápidas do Leão"...

Ciro faz tratamento específico

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Realmente já causava estranheza o fato de o jovem atacante Ciro ter aparecido no time - e bem - e depois ter desaparecido. Mas agora ficamos sabendo que o jogador, de 19 anos, está sendo submetido a um tratamento especial lá na Ilha.

O treinador Nelsinho acredita que Ciro ainda não está no ponto para ser titular do time e aguarda que o jogador adqüira uma melhor forma física. Nelsinho lembrou o que aconteceu com o meia Kássio - outro jovem valor - recentemente.

De repente Kássio, que vinha jogando, sumiu da equipe, não era nem relacionado. Kássio, na verdade, estava fazendo um tratamento de fortalecimento muscular; tratamento no qual obteve sucesso, tanto que já voltou ao time, e jogando bem.


Agora sim...está tudo entendido. Do contrário, eu já começava a ficar preocupada! E não apenas eu, mas muita gente...

Treinos e mais treinos...e dúvidas!

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O elenco rubro-negro vem treinando forte para o jogo contra o São Paulo, no próximo domingo, pela 26ª rodada do Brasileirão. Ontem mesmo os trabalhos aconteceram em dois expedientes.

No coletivo, o time titular treinou no esquema 3-5-2, com Carlinhos Bala na ala direita (embora Cássio Lopes já esteja recuperado), Kássio como único meia de criação e Enílton no ataque, ao lado de Wilson.

Mas há outras possibilidades que estão sendo testadas. Uma delas é a entrada de Luciano Henrique na vaga de Kássio (ou até mesmo no ataque), a utilização de Bala na frente e a opção de Moacir na lateral direita.

O grupo volta a treinar nesta sexta-feira à tarde e depois no sábado pela manhã. Os trabalhos estão programados para a Ilha do Retiro.

Gabriel - o zagueiro saiu do treino machucado, após torcer o joelho direito. Gabriel será submetido ainda hoje a um exame de imagem para saber a gravidade da lesão. De qualquer forma, o zagueiro já virou desfalque para domingo.

Sport lança DVD da Copa do Brasil

Imagem: Site Oficial do Sport





Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Demorou, mas enfim chegou. A direção do Leão da Ilha lança, neste sábado, "Sport, Campeão da Copa do Brasil 2008 - A Reconquista do Brasil". O DVD foi produzido em parceria com a Globo Nordeste e mostra toda a trajetória do Sport na conquista desse título inédito.

O disco é narrado pelo atacante Carlinhos Bala. O lançamento está programado para este sábado (20), a partir das 10 horas da manhã, no Espaço Sport, onde estarão dirigentes leoninos, Nelsinho Batista e alguns jogadores.

Parabéns aos que idealizaram e produziram esse que será, certamente, um grande presente para a torcida do Leão!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Rápidas do Leão

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

*Foi divulgado ontem o trio de arbitragem para Sport X São Paulo. O carioca Djalma José Beltrami será o responsável por conduzir a partida, ao lado do também carioca Hilton Moutinho e do potiguar Milton Otaviano dos Santos.

*Especulações? Não sei, mas correm boatos de que o treinador Émerson Leão teria colocado o Sport na justiça, mais uma vez, solicitando a penhora do CT de Paratibe, adqüirido recentemente pelo clube. O técnico cobra uma dívida desde que comandou o Rubro-Negro pela última vez, em 2000. De acordo com Mílton Bivar, as informações não procedem, pois o ginásio Marcelino Lopes já está penhorado na ação que Leão impetrou contra o Sport.

*É só Roger começar a marcar gols, reencontrando seu bom futebol, para surgirem empresários interessados. O pessoal dos Emirados Árabes já está querendo levar o jogador novamente. Mas Roger garante que só deixa o Sport por uma proposta muito boa.

O gramado da Ilha

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Há alguns dias a imprensa, direção e torcida rubro-negra vêm falando sobre a reforma do gramado da Ilha do Retiro e a possibilidade de a equipe do Sport fazer os jogos finais do Brasileirão em outro estádio.

Mas as informações não estão bem claras. Dentro da própria direção do clube, há quem acredite que a reforma possa começar antes do final do campeonato e que o Sport poderia vir a jogar em João Pessoa, já que o Arruda (primeira opção) também vai passar por uma reforma.

Por outro lado, chegam informações de que os trabalhos no gramado rubro-negro só começarão após o último jogo do campeonato, no mês de dezembro.

Uma coisa é certa: para entrar numa competição como a Libertadores da América, o Sport tem sim, que se preocupar com uma reformulação no gramado do estádio Adelmar Costa Carvalho. O gramado é cheio de falhas e a direção vai precisar de tempo e esforços para que o palco leonino fique num bom estado.

Acredito que os dirigentes devam optar por iniciar mesmo a reforma após o Brasileirão. Caso precise jogar em outro estádio durante o Pernambucano (e vai precisar) não vejo problemas nisso, pois o Sport tem torcedor em qualquer parte do estado.

Já no Brasileirão, o Sport precisa demais de sua apaixonada torcida nos jogos como mandante; assim, jogar em João Pessoa, por exemplo, seria um risco, pois muita gente por lá torce por equipes de fora e assim o Leão poderia ter bastante torcida contra.

Não dá pra abrir mão da força da Ilha do Retiro, da massa rubro-negra nesta reta final do Brasileiro. A torcida pode sim fazer a diferença nos jogos em casa e ajudar ao campeão da Copa do Brasil na obtenção de um bom lugar na classificação geral do campeonato.

Com o crescimento da equipe, entenda-se por bom lugar uma classificação como a atual, pelo menos entre os oito primeiros times. Pelo menos...

Ingressos - Sport X São Paulo

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Os ingressos para Sport X São Paulo (próximo domingo, às 16h, na Ilha) serão postos à venda a partir da sexta-feira (amanhã), no clube e nas lojas Futebol do Brasil (Boa Viagem), Carol Esportes (Boa Viagem e Areias) e pelo Serviço de Apanha e Entrega (SAE - 3222.8699).

A direção está colocando uma carga de 32 mil ingressos, apostando num grande público. Os preços são os mesmos: R$ 15 a meia entrada; R$ 30 a arquibancada; R$ 35 o assento especial, a cadeira da ampliação e a cadeira central para sócio; e R$ 60 a cadeira para quem não é sócio.

Os bilhetes do Programa Todos com a Nota serão trocados também nesta sexta, a partir do meio-dia, nas bilheterias do arco.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Rápidas do Leão

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

*O atacante Wilson queixou-se de dores musculares e foi poupado do treinamento de hoje, no CT de Paratibe, a Toca do Leão. De acordo com o departamento médico do Sport, no entanto, Wilson deve estar apto para jogar normalmente contra o São Paulo, no próximo domingo.

*Além de Roger e Sidny, o meia Francisco Alex também não poderá ser relacionado para o próximo jogo. Isso porque o atleta, assim como Roger, tem seus direitos federativos presos ao São Paulo e não pode jogar por causa do acordo de empréstimo entre rubro-negros e tricolores.

*O Sport anunciou ontem a transferência de Édson Leivinha, de auxiliar de Nelsinho para o futebol amador. Leivinha terá as funções de coordenador técnico das categorias de base do Leão e treinador dos juniores. A direção da base rubro-negra também confirmou a contratação de quatro atletas: o lateral esquerdo Airton (Porto) e os meias Adriano (Porto), Evandro (Ypiranga), além do meia avançado Romarinho, que estava disputando o Brasileiro da Série C pelo time do Boa Vista (RJ).

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sport cresce no campeonato

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Após um péssimo início no Campeonato Brasileiro, quando o foco das atenções rubro-negras era todo para a Copa do Brasil (e deu certo), o Sport vem crescendo na competição e já chega a sua segunda série de três vitórias consecutivas.

Os três primeiros triunfos seguidos aconteceram entre a 14ª e a 16ª rodada, quando o Leão venceu o Atlético-PR, na Ilha por 1x0, em 24 de julho; o Goiás, no Serra Dourada, por 2x1, em 27 de julho; e o Ipatinga, na Ilha, por 3x1, em 31 de julho. A boa seqüência foi quebrada pelo Atlético-MG (2x1, em Belo Horizonte, no dia 3 de agosto).

No dia 31 de agosto iniciou-se uma nova série de vitórias, quando o Sport superou o Internacional, por 1x0, na Ilha; no jogo seguinte, uma goleada histórica sobre o Palmeiras: 3x0, em pleno Palestra Itália, no dia 4 deste mês; por fim, a goleada de 5xo sobre o Figueirense, no domingo passado, na Ilha.

Em 25 jogos, o Sport acumulou 11 vitórias, cinco empates e nove derrotas. Marcou 31 gols e sofreu 26. Jogando fora de casa, o Leão conquistou três vitórias: contra o Náutico, o Goiás e o Palmeiras. Atualmente, o Rubro-Negro está a cinco jogos sem perder, já que antes dessa série de vitórias, empatou com o Fluminense, no Maracanã e com o Vitória, no Barradão.


Nelsinho livre de punição

O técnico rubro-negro, Nelsinho Batista, foi absolvido no STJD, hoje à noite, por ter sido expulso de campo na partida em que o Sport venceu Internacional, no último dia 31, na Ilha.

Na ocasião, Nelsinho reclamou com o árbitro Wagner Tardelli, que usava critérios diferentes para as duas equipes. Tardelli, exageradamente, tirou Nelsinho de campo.

O resultado no STJD não poderia ser outro, senão a absolvição do treinador, que tem um ótimo histórico de conduta profissional.

Leia também sobre a volta por cima do atacante Roger e o início dos trabalhos visando ao próximo confronto, contra o São Paulo.

A Semana São Paulo

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Agora somando 38 pontos e na oitava colocação, o elenco do Sport curtiu a segunda-feira de folga e voltou a treinar nesta terça, na Ilha do Retiro. Após golear o Figueirense por 5x0, o grupo rubro-negro só pensa no São Paulo, adversário do próximo domingo, também em casa.

Pela manhã houve treino apenas para os jogadores que atuaram parte do jogo ou que não jogaram. Os titulares se reapresentaram à tarde. Os trabalhos serão retomados na manhã desta quarta-feira, só que no CT de Paratibe, a Toca do Leão.

Sidny - O lateral ainda não foi liberado pelo departamento médico e, assim, vai desfalcar o Leão mais uma vez. O Sport deve entrar novamente no 3-5-2, com Carlinhos Bala recuado, fazendo a função de ala. No ataque, Luciano Henrique, provavelmente, será o companheiro de Wilson. Outra opção, mais remota, é entrar com Enilton.

Fumagalli - O meia continua treinando normalmente com o elenco, mas ainda ficará de fora da próxima partida. Fumagol só deve voltar contra o Flamengo, pela 27ª rodada, fora de casa.

Roger fará falta

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O atacante Roger é um ótimo exemplo de como se pode dar a volta por cima. Afinal, até bem pouco tempo, o jogador não marcava gols e não tinha a confiança da torcida do Sport, que queria vê-lo longe da equipe.

Mas Roger, guerreiro desde o início, contava com a confiança de seu comandante, Nelsinho e, com o decorrer do Brasileirão, começou a marcar, deu a volta por cima e já é o artilheiro do time, com oito gols, dois a mais que Durval. Na temporada, Roger marcou 10 gols.

Contra o São Paulo, no próximo domingo, Nelsinho não poderá contar com Roger, já que o atleta pertence ao clube adversário e há um acordo para que ele não jogue contra o Tricolor Paulista. Por isso mesmo que Roger forçou o terceiro cartão amarelo, durante a comemoração de seu primeiro gol contra o Figueirense.

Se fosse no passado, a torcida não sentiria falta de Roger no ataque do Leão...Hoje, porém, ele é um desfalque de peso.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Em ritmo de treino, Sport goleia o Figueirense

Mascote Léo comemora com os jogadores
e a torcida a goleada rubro-negra
Foto: Site Oficial do Sport

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

Jogando contra uma equipe que vinha de quatro derrotas seguidas e desfalcada de seis titulares, o Sport não teve trabalho para aplicar uma sonora goleada de 5x0. O jogo tornou-se mais fácil quando, logo aos quatro minutos, Roger marcou o primeiro gol.

O Leão continuou tocando a bola e, aos 26, Kássio sofreu falta na entrada da área. Júnior Maranhão cobrou e, com a ajuda da barreira, que abriu, marcou o segundo gol.

O jogo resumia-se ao duelo entre o ataque leonino e a defesa do Figueirense, com Roger e Wilson se entendendo bem; foi nesse ritmo que terminou o primeiro tempo, com 2x0 para o Leão.

No segundo tempo o Sport continuou mandando no jogo. Logo aos 7 minutos, Roger aproveitou cruzamento de Wilson para marcar seu segundo gol, o terceiro do Sport. Aos 17 foi a vez de Roger lançar para Wilson marcar o quarto gol.

Com o jogo definido, Nelsinho colocou Luciano Henrique no lugar de Kássio, para dar ritmo de jogo ao meia, que vinha sem jogar por causa de uma contusão. Logo depois colocou Enilton no lugar de Roger e Sandro Goiano no de Júnior Maranhão.


E foi Sandro que aos 32, aproveitando um bate rebate na área do Figueirense, marcou o quinto gol. Logo em seguida Tadeu, do Figueirense, foi expulso por jogada violenta em cima de Andrade.
Com essa vitória o Sport chega a sua quinta partida sem perder e seu terceiro triunfo seguido, passando para o oitavo lugar na classificação, com 38 pontos. Além disso, o Leão quebrou o tabu de nunca ter vencido o Figueirense na Ilha.

Goleadas - Esta foi a terceira maior goleada do Sport em campeonatos nacionais. As duas maiores foram 6x0: sobre o Fluminense, em 1996, e sobre o Atlético-MG, em 2000. Houve outro 5x0: contra o Grêmio, em 1998.

O público presente foi de 21.355 espectadores, o que proporcionou uma renda de R$ 104.415,00 e o time formou com:
Magrão; Igor, César, Durval e Dutra; Júnior Maranhão (Sandro Goiano), Andrade, Kássio (Luciano Henrique) e Carlinhos Bala; Wilson e Roger (Enilton).

O próximo jogo do Leão será no domingo (21), às 16:00, na Ilha, contra o São Paulo. Para esta partida o Sport não contará com Roger, por força contratual (o atleta pertence ao São Paulo).
E por isso mesmo o atacante, que tinha dois cartões amarelos, provocou o terceiro, para assim cumprir a suspensão neste jogo e ficar livre para os próximos. Em compensação, Nelsinho deverá contar com a volta de Sidny na lateral direita.

sábado, 13 de setembro de 2008

Sport X Figueirense - Nelsinho não definiu o time

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

Após os treinos da semana, o técnico Nelsinho ainda tem dúvidas quanto ao esquema e, portanto, quanto ao time que no domingo (14) enfrentará o Figueirense, às 16:00, na Ilha.

São duas as opções do treinador. Se utilizar o 3-5-2, o time será: Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Andrade, Júnior Maranhão, Kássio e Dutra; Carlinhos Bala e Roger.

Se optar pelo 4-4-2, a equipe entra em campo com: Magrão; Igor, César, Durval e Dutra; Andrade, Júnior Maranhão, Kássio e Carlinhos Bala; Wilson e Roger. Essa foi a formação utilizada no segundo tempo da goleada contra o Palmeiras.

De certo só as ausências de Sidny e Cássio Lopes, ambos machucados; por isso a improvisação de Moacir se o esquema for o 3-5-2.

Luciano Henrique
deverá ficar como opção, no banco, e Fumagalli poderá voltar contra o Flamengo, no domingo (28).

Foram relacionados 19 atletas: Andrade, Carlinhos Bala, César, Cleber, Durval, Dutra, Enilton, Fábio Gomes, Gabriel, Igor, Júnior Maranhão, Kássio, Luciano Henrique, Márcio Goiano, Magrão, Moacir, Roger, Sandro Goiano e Wilson.

Arbitragem
Wilson Luiz Seneme/SP-FIFA será o árbitro, auxiliado por Altemir Hausmann/RS-FIFA e Everson Luis Luquesi Soares/SP. O quarto árbitro será Carlos Eduardo Costa e Silva/PE


Leia também sobre o retrospecto entre pernambucanos e catarinenses, além do julgamento do técnico Nelsinho.

Retrospecto - Pequena vantagem do Sport

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

O Sport tem uma pequena vantagem sobre o Figueirense em jogos pelo campeonato brasileiro. Em seis partidas disputadas, o Sport venceu duas, perdeu uma e três terminaram empatadas. O Rubro-Negro marcou cinco gols e sofreu outros cinco.

O curioso é que o Leão ainda não venceu os catarinenses na Ilha. Suas duas vitórias foram no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianopólis.

A última partida em Recife aconteceu em 12 de outubro de 2007 e terminou empatada em 0x0. No último confronto entre as duas equipes, a vitória foi do Figueirense por 3x1, no jogo da primeira fase deste campeonato, realizado em Santa Catarina.

O Julgamento de Nelsinho pelo STJD

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

O técnico Nelsinho Batista será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na próxima terça-feira (16), por ter sido expulso pelo árbitro Wagner Tardelli no jogo realizado em 31 de agosto, na Ilha, em que o Sport venceu o Internacional por 1x0.

Na ocasião Nelsinho interpelou o árbitro para pedir que ele usasse o mesmo critério em relação às faltas cometidas pelos dois times. Foi o suficiente para ser expulso pelo mediador aos gritos de "fora, fora, fora..."

Esta foi a terceira vez que o calmo e educado treinador foi expulso em sua carreira como técnico. Ele foi incurso no art 108 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por manifestar-se de forma desrespeitosa ou ofensiva ao árbitro ou auxiliar. A pena prevista é de 30 a 180 dias.

Nelsinho parece estar confiante na absolvição, quando disse em entrevista a uma rádio local que o árbitro "foi honesto na súmula". Já Wagner Tardelli, no intervalo do jogo, declarou que Nelsinho tinha um histórico conhecido...



sexta-feira, 12 de setembro de 2008

"Grupo está fechado"

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

De acordo com o vice-presidente de futebol do Sport, Guilherme Beltrão, o elenco rubro-negro está fechado para o restante da temporada. Segundo ele, não há intenção da diretoria em contratar mais ninguém este ano.

As contratações devem ser retomadas com o final do Brasileirão. A idéia é trazer para o clube cerca de quatro ou cinco atletas "diferenciados", já pensando na disputa da Copa Libertadores da América.

Leia também "A Vez de Róger" e "A Semana Rubro-Negra"...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A Vez de Róger

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Após tanto esforço nos treinos e jogos, muita cobrança da torcida - e dele mesmo - o atacante Róger merecia - mais do que ninguém - sair da má fase.

O jogador marcou dois dos três gols contra o Palmeiras, tornou-se o artilheiro do Sport na competição, com seis gols (oito na temporada), e vem treinando ao longo da semana no time de cima, com Carlinhos Bala.

Vale lembrar que Nelsinho nunca deixou de acreditar no futebol do atacante, mantendo-o no time titular mesmo quando a torcida pedia o contrário.

Fica difícil dizer, assim, que Róger não vai entrar de frente contra os catarinenses. Por outro lado, o recém-contratado Wilson vai ter que esperar mais um pouco para virar titular no time da Ilha, se é que isso vai acontecer.

A Semana Rubro-Negra

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Após alguns dias sem postagens, resolvemos fazer um resumo dos fatos mais importantes dessa semana, para que o torcedor do Sport - e nosso leitor - possa ficar ligado no que rola na Ilha do Retiro...



Ingressos a partir desta sexta
Os ingressos para Sport X Figueirense (domingo, 14, às 16h) começam a ser vendidos nesta sexta-feira, pela manhã (9h), na Ilha do Retiro e nos demais pontos já conhecidos (Loja Futebol do Brasil de Boa Viagem, Carol Esportes de Boa Viagem e Areias e pelo Serviço de Apanha e Entrega, pelo telefone 3222-8699).
Os valores dos bilhetes também permanecem os mesmos: R$ 15 a meia entrada; R$ 30 a arquibancada; R$ 35 o assento especial, cadeira para sócio e cadeira da ampliação; e R$ 60 a cadeira para quem não é sócio.
Trinta mil ingressos, no total, estão sendo colocados à disposição do torcedor. Quem for participar do Programa Todos com a Nota, deve trocar seu ingresso também nesta sexta-feira, a partir do meio-dia, nas bilheterias do arco.
------------------------------------------------------------------------------
Sport deve encarar Figueirense no 3-5-2
O time rubro-negro vem treinando durante a semana no esquema 3-5-2, da mesma forma que goleou o Palmeiras, por 3x0, na semana passada, em São Paulo. A única novidade na equipe que deve começar contra o Figueira é a volta do lateral Dutra, que cumpriu suspensão na última rodada, sendo substituído por Márcio Goiano.
Mesmo assim, Nelsinho Batista ainda tem dúvidas se utiliza um volante (Andrade) e dois meias de criação (Kássio e Luciano Henrique), ou se entra com dois volantes. O segundo volante seria Júnior Maranhão, que passa por uma ótima fase na Ilha.
------------------------------------------------------------------------------
Arbitragem contra os catarinenses
O árbitro responsável pela condução da partida entre Sport e Figueirense, pela 25ª rodada do Brasileirão é o paulista Wilson Seneme. Ele será auxiliado pelo também paulista Éverson Soares e pelo gaúcho Altemir Hausmann.
------------------------------------------------------------------------------
CT de Paratibe é do Sport, oficialmente
A direção do Sport anunciou, na última terça-feira, a compra do antigo "CT do Intercontinental", em Paratibe, no município de Paulista. O valor da compra, comenta-se, foi de R$ 2 milhões e 300 mil reais.
O local de treinos era um antigo sonho do Sport, que agora passa a possuir, oficialmente, dois centros para treinos, já que também conta com o de Igarassu, em fase de construção.
O grupo rubro-negro já treinou no novo CT, na quarta-feira.
------------------------------------------------------------------------------
Luciano Henrique pode voltar no domingo
Recuperado da lesão no joelho, o meia Luciano Henrique foi liberado pelo Departamento Físico do Sport, na segunda-feira. LH já treina com o grupo e, se não entrar de frente contra o Figueirense, ao lado de Kássio, pelo menos deve compor o banco rubro-negro.
-------------------------------------------------------------------------------
Fumagalli deve voltar contra o São Paulo
O meia e ídolo leonino Fernando Fumagalli - o Fumagol - vem treinando sob os cuidados do Departamento Físico do Sport, desde o início da semana. Fumagalli parece estar completamente recuperado da protusão discal (lombalgia), que o tirou dos gramados desde o final de julho.
A expectativa dos fisicultores do Leão e do próprio jogador é de que ele possa ficar à disposição do técnico Nelsinho para o jogo contra o São Paulo, no dia 21 deste mês, na Ilha.
--------------------------------------------------------------------------------
Treinos
O elenco rubro-negro começou a semana treinando em dois expedientes, na Ilha. Nos últimos três dias trabalhou em um período.
Nesta sexta o grupo volta a treinar pela manhã (8h30), na Ilha, quando Nelsinho deve definir o time para domingo. No sábado pela manhã mais um treinamento, provavelmente um recreativo.

domingo, 7 de setembro de 2008

Rápidas do Leão

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

*O meia Luciano Henrique vem treinando normalmente na Ilha, após se recuperar de um estresse nos ligamentos do joelho direito. Luciano tem chances de voltar a jogar diante do Figueirense, no domingo (24), na Ilha do Retiro, pela 25ª rodada. A última partida do meia pelo Leão foi contra o Botafogo, no dia 17 de agosto. Na ocasião, LH saiu lesionado logo no primeiro tempo.

*O outro meia titular do Sport, Fumagalli, retornou ao Recife neste final de semana, após um período de tratamento para lombalgia em São Paulo. Fumagalli deve voltar a treinar já a partir desta segunda-feira, na Ilha, além de continuar se submetendo ao tratamento fisioterapêutico. A expectativa é de que Fumagol (que está fora do time há 10 rodadas) possa voltar a atuar pelo Sport diante do São Paulo, no dia 21 deste mês, diante da torcida rubro-negra.

*O lateral-esquerdo Dutra - titularíssimo da equipe - retorna ao time no jogo contra o Figueirense, após ter cumprido suspensão automática diante do Palmeiras.

*O elenco leonino voltou a treinar ontem (sábado), em dois expedientes, na Ilha. O domingo foi de folga e nesta segunda os jogadores trabalham novamente em dois períodos, já pensando no Figueirense.

Leia também sobre o novo freguês do Sport e o mais novo artilheiro da Ilha, Roger...

O Freguês Paulista

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Ainda sobre a humilhante goleada imposta pelo Sport sobre o Palmeiras, em pleno Palestra Itália, na última quinta-feira, o Alviverde paulista já pode ser considerado freguês de carteirinha do Leão do Norte. Já são duas temporadas, com seis jogos, que o Porco não sabe o que é ganhar do Leão.

Nesse período foram cinco vitórias do Sport e um empate. Estão computados aí jogos da Série A e da Copa do Brasil, com direito a duas vitórias pernambucanas na casa do rival (2x1, no ano passado, com o Sport tendo dois jogadores a menos) e a goleada da última quinta-feira, por 3x0.

Jogando na Ilha, merecem destaque ainda os 4x1 pela Copa do Brasil e a conseqüente eliminação dos paulistas da competição (quando parte da mídia do Sudeste os considerava favoritos ao título), além dos 2x1 no primeiro turno do Brasileirão, quando o Sport jogou com uma equipe mista.

Sobre a última partida, para os palmeirenses (jogadores, comissão técnica, torcedores e imprensa) que desprezaram o Sport e já pensavam no Grêmio, foi realmente um Treino de Luxa para o Leão. E Luxemburgo, mais uma vez, teve que se curvar ao melhor comando de Nelsinho, que fala menos e age mais...

A última vitória palmeirense sobre o Sport foi em 2003, em Garanhúns, pela Série B. Mas isso aí já está mais do que digerido...

Ressurge um artilheiro!

Roger em sua chegada à Ilha
Foto: Site Oficial

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

Revelado pela Ponte Preta, onde em 2005 foi artilheiro com nove gols, Roger passou pelo Palmeiras, São Paulo e pelo futebol coreano. Chegou para o Sport em Março/2008 como solução para a falta de gols no ataque rubro-negro.

Em suas atuações no Pernambucano, na Copa do Brasil e na fase inicial do Brasileiro, o atacante não conseguiu justificar sua fama de artilheiro. Suas participações nos jogos deixaram impacientes os exigentes torcedores rubro-negros, que inclusive chegaram a vaiá-lo em algumas oportunidades.


O técnico Nelsinho, no entanto, jamais deixou de acreditar em seu potencial. O comandante da equipe chegou inclusive a deixá-lo de fora por algumas partidas, fazendo um trabalho de recuperação física e técnica.

Sem perder a humildade, o jovem atacante de 23 anos foi marcando seus gols, oito em 29 jogos, dos quais cinco saíram nas últimas dez partidas. Entre seus gols, destacam-se um contra o Internacional na vitória de 3x1 na Ilha (Copa do Brasil) e um contra o Fluminense, também na Ilha, quando o time misto do Leão venceu os cariocas por 2x1 (Brasileirão).

Porém foi na última partida do Sport no Campeonato Brasileiro, contra o Palmeiras, no Parque Antarctica, que Roger parece ter dirimido as dúvidas da torcida quanto a sua qualidade de artilheiro, ao marcar dois gols de bela feitura.

Agora, com seis gols em 17 jogos disputados pelo Brasileiro (média de 0,35), Roger tornou-se o principal artilheiro do Sport na competição, superando o zagueiro Durval, que tem cinco em 19 jogos (média de 0,26).

Com esse novo momento, e sem tanta cobrança, Roger pode vir a ser o goleador que o Sport tanto procurava. É torcer por isso!

sábado, 6 de setembro de 2008

Basquete: Sport perde a terceira e é eliminado

Rubro-Negro concluiu sua participação no Campeonato Paulista entre as quatro melhores equipes

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

Em jogo realizado no Ginásio do Tênis Clube de Presidente Prudente e televisionado para todo o país pela ESPN BRASIL, hoje pela manhã, a equipe do Mauricio de Nassau/Sport/Tênis Prudente perdeu a terceira e decisiva partida do play-off das semifinais do campeonato paulista feminino da série A-1.

A equipe leonina, que já havia perdido por 89x69 e 87x83, foi derrotada dessa vez por 80x75 e eliminada da competição. O Açucar Cometa/Unimed/Catanduva BC irá disputar as finais contra o vencedor de Ourinhos x São Bernardo.

O Jogo - A equipe rubro-negra esteve apática durante o 1º tempo, chegando a permitir que o adversário estabelecesse 10x0 no placar. Durante todo a 1ª etapa (dois quartos) a equipe do Catanduva chegou a manter uma vantagem variando de 10 a 15 pontos e fechou com 13 pontos de margem (47x34). As parciais foram de: 23x15 no 1º quarto e 24x19 no 2º. Apenas Tayara se destacava no time do Sport, chegando a marcar só no 1º quarto 13 dos 15 pontos.

No 2º tempo a equipe rubro-negra acordou e passou a jogar de igual para igual, vencendo o 3º quarto por 22x15 e o quarto por 19x18. Só neste útimo período o time rubro-negro conseguiu passar, pela primeira vez a frente do marcador, porém não conseguiu manter a vantagem. O placar do jogo, decidido nos minutos finais, ficou em 80x75 para o time visitante.

Tayara foi o destaque e cestinha do jogo com 35 pontos, dos quais 21 em arremessos de três pontos. Jogaram pelo Sport:
Gigi, Fabi, Tati, Tayara, Jaque, Silmara, Mariana e Viviane.

Assim como nos três campeonatos brasileiros que disputou, o Sport terminou entre as quatros equipes finalistas, porém desta vez realizou a façanha de eliminar o Santo André, uma das forças do basquete paulista e brasileiro.


Este campeonato serviu para manter a equipe em atividade e ainda permitirá ao Leão entrar no próximo Brasileiro melhor preparado do que nos anos anteriores.

Ao técnico Roberto Dornelas e a todas as jogadoras, que mais uma vez honraram as cores rubro-negras, levando o nome do Sport a todo o Brasil, parabéns da Equipe Toca do Leão.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Basquete: última chance para o Sport

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

Neste sábado(06), às 11:00, no Ginásio do Tênis Clube de Presidente Prudente, a equipe da Faculdade Mauricio de Nassau/Sport/Tênis Prudente realizará sua terceira e decisiva partida pelo play-off das semifinais do campeonato paulista de basquete feminino da serie A-1. Decisiva porque perdeu os dois primeiros confrontos contra o Açucar Cometa/Unimed/Catanduva BC (89x69 e 87x83).

Neste terceiro jogo o Sport precisa vencer para forçar a quarta partida, que se ocorrer será também em Presidente Prudente, no domingo(07), às 18:00. Caso perca, o Catanduva estará classificado para as finais.

Pelo desempenho no último encontro (apenas quatro pontos de diferença), e com o apoio da torcida, é possível que as leoninas possam interromper a série de vitórias das adversárias (quatro, sendo duas nos turnos classificatórios e duas no play-off).

A partida será transmitida para todo o país pela ESPN BRASIL.


Leia também a análise da goleada rubro-negra sobre o Palmeiras, logo abaixo...

Um, Dois, Três...........Palmeiras é freguês

Róger abriu o caminho para a goleada rubro-negra
Imagem: Site Oficial do Sport


Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

Finalmente o Sport jogou um futebol irretocável e conquistou uma vitória - incontestável - neste campeonato brasileiro. Foi sem dúvida a melhor partida do Leão no campeonato.

O Sport aplicou a segunda goleada no Palmeiras nesta temporada e manteve o tabu de cinco anos sem perder para o time paulista (a última derrota foi em 22/11/2003 em Garanhuns por 2x1 pela série B); a invencibilidade rubro-negra já dura seis partidas.

Além disso, o time da Ilha quebrou a invencibilidade de 17 jogos (seis pelo paulistão e 11 pelo brasileiro) do Porco, no Palestra Itália.

O Jogo - O técnico Nelsinho armou um esquema tático perfeito, com a equipe fechada na defesa, sem jogar recuado e explorando os contra-ataques. Aos 10 minutos o Sport já havia chutado quatro vezes, contra uma dos paulistas. Em um dos contra-ataques obteve uma seqüência de três escanteios.

Aos 27 minutos Magrão recebeu uma bola atrasada e deu um chutão em direção à defesa palmeirense. Carlinhos Bala, de peito, deu para Roger, que esperou a saída de Marcos e tocou para as redes alviverdes: Sport 1x0.

O Leão continuou com o mesmo esquema e, em outro contra-ataque, conseguiu mais uma seqüência de escanteios; desta vez foram seis, sendo que em dois deles Marcos teve que praticar defesas difíceis em cabeçadas de Durval e Roger. Só nos minutos finais o Palmeiras ameaçou a meta rubro-negra por duas vezes, com Alex Mineiro, mas Magrão garantiu a vitória parcial.

O time alviverde voltou para o 2º tempo com três atacantes e passou a envolver o Sport até os 10 minutos, o que levou Nelsinho a substituir Sidny por Fábio Gomes e a deslocar Igor para a lateral. Com isso o Leão conseguiu neutralizar o ataque paulista e voltou a dominar o jogo. Aos 22, Andrade cobrou falta no meio do campo e lançou a bola na área, encobrindo a defesa palmeirense, do que se aproveitou Roger para marcar o segundo gol.

Aos 31 Carlinhos Bala avançou pela esquerda e cruzou na área. Durval subiu mais que a defesa do Porco e cabeceou no travessão. No rebote ele não desperdiçou e marcou o terceiro gol. Estava consolidada a goleada rubro-negra e a quarta partida sem perder no brasileirão (dois empates e duas vitórias). Assim o Sport voltou ao nono lugar na classificação, agora com 35 pontos.

O time jogou com: Magrão; Igor, César e Durval; Sidny (Fábio Gomes), Júnior Maranhão, Andrade (Moacir), Kássio(Juninho) e Márcio Goiano; Carlinhos Bala e Roger.

Cartões amarelos para Júnior Maranhão, Kássio e Márcio Goiano. Destaques: com exceção de Sidny, todo o time jogou bem, porém Carlinhos Bala e Roger fizeram a diferença.

Nesta sexta-feira o Sport retorna para o Recife e voltará a jogar no domingo(14), na Ilha, contra o Figueirense.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Basquete: Sport perde a segunda no play-off

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

Terminamos a notícia sobre o 1º jogo com a frase: “Esperamos um melhor desempenho e sorte às leoninas”. Neste 2º jogo elas tiveram um melhor desempenho, mas a sorte esteve do lado do Catanduva nos momentos que decidiram a partida. Por isso as rubro-negras amargaram a segunda derrota, desta vez por 87x83.

O Sport envolveu o time da casa no 1º quarto e venceu por 30x19, com uma bela exibição de basquete; destaque para Tayara e Fabí.

No 2º quarto o time sofreu um apagão e não reeditou a exibição do 1º, talvez porque o técnico Roberto Dornelas tenha sido obrigado a poupar Tayara e Tati, que estavam com 3 faltas. Assim, o Sport perdeu por 24x15. Mesmo assim terminou o 1º tempo com a vantagem no marcador: 45x43

No 3º quarto o time melhorou, porém voltou a perder, desta vez por 23x16. No 4º e decisivo período, o mais disputado do jogo, o Sport venceu por 22x21, mas não foi suficiente para reverter a desvantagem e o jogo terminou 87x83 para o time do Catanduva.

No próximo sábado (06), às 13:30, as duas equipes voltam a se encontrar, desta feita em Presidente Prudente, para a 3ª partida. O Sport precisa vencer para forçar uma quarta partida, no domingo (07), no mesmo local.


Esperamos que, com o apoio da torcida, desta vez a vitória seja rubro-negra!

Retrospecto: Sport em desvantagem contra Palmeiras

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

O retrospecto entre Sport e Palmeiras em campeonatos brasileiros é amplamente favorável ao alvi-verde paulista. Em 22 jogos disputados, o Palmeiras tem 12 vitorias, o Sport cinco e outras cinco partidas terminaram empatadas.

Entretanto a história está mudando. Nos últimos dois anos a supremacia tem sido rubro-negra. No campeonato do ano passado, o Leão conseguiu uma vitória no Parque Antarctica; os paulistas saíram na frente e o Sport com nove jogadores (Bilica e Dutra foram expulsos) virou para 2x1.

Este ano, pela Copa do Brasil, o Rubro-Negro iniciou contra o Palmeiras, "favorito" para ganhar a copa, sua arrancada para ser campeão. Na primeira partida, em São Paulo, um empate em 0x0. Na segunda, no Recife, o Leão goleou o Porco por 4x1, com três gols de Romerito.

E o melhor estava por vir: na partida do primeiro turno pelo Brasileiro, o Sport ainda disputava a Copa do Brasil e entrou com um time reserva contra um Palmeiras completo e venceu por 2x0, gols de Luciano Henrique e Roger.

Quem sabe se o Leão, na quinta-feira, não consegue quebrar a invencibilidade do Porco como um dos mandantes invictos*? Vamos torcer!

*O outro mandante invicto neste campeonato é o Grêmio.

Leia nossas outras matérias, sobre o basquete feminino e os desfalques do Leão contra o Palmeiras, logo abaixo.





 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão