terça-feira, 25 de novembro de 2008

Libertadores - Conmebol e CBF já começam prejudicando o Sport

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O sorteio dos grupos para a Taça Libertadores da América foi realizado na tarde desta terça-feira, em Assunção, no Paraguai. A Conmebol (Confederação Sulamericana de Futebol) e a CBF - pra variar - já começaram prejudicando o Sport. Senão vejamos...

O Sport foi o primeiro clube brasileiro a alcançar a classificação para a Taça, já que conquistou a Copa do Brasil. Sendo assim, seria o representante número 1 do país e um dos cabeças-de-chave do torneio, posição ocupada normalmente por quatro times brasileiros e quatro argentinos, entre os oito grupos existentes.

Como o atual campeão da Libertadores é a LDU, a Conmebol viu-se obrigada a colocar a equipe colombiana como cabeça-de-chave, e quem se deu mal? Nem os argentinos, nem mesmo o terceiro colocado do Brasileirão...O Sport sim, terá que ficar no grupo da LDU, e pior: como terceiro time em importância dentro do grupo. É mole?

A direção do Sport resolveu pedir explicações à Confederação Sulamericana, sobre essas mudanças de última hora. Os dirigentes rubro-negros acreditam que o Sport pode vir a ser prejudicado novamente durante a competição.

Pra mim, está claro que a CBF, como sempre, está se omitindo em relação ao Sport. A entidade (que é mais carioca do que brasileira propriamente) está privilegiando o terceiro colocado no Brasileirão, que no momento é o Cruzeiro. O Sport, por ser do Nordeste, continua sendo o patinho feio para a CBF...

O Grupo - Além do Sport e da LDU, o grupo 1 da Taça Libertadores será formado pelo segundo classificado do Chile (que ainda não é conhecido) e pelo vencedor do confronto entre o quinto time brasileiro (no momento o Palmeiras) e o terceiro colocado da Bolívia.

A guerra só está começando. Agora a direção precisa agir: planejar; contratar bem, mesclando jogadores com experiência internacional, garra, boa técnica e disposição; além de fazer contratos inteligentes. É preciso também sempre manter o canal de diálogo (e cobranças) aberto em relação à comissão técnica e elenco.

Vamos lá, Leão...a história do Sport é sempre recheada de disputas fortes, de brigas dentro e fora de campo. Se a CBF e a Conmebol querem que seja assim, que seja. O Sport Club do Recife não fugirá!

Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão