domingo, 14 de dezembro de 2008

Oposição inoportuna

Equipe Toca do Leão
Com Wagner Maia

Num momento em que as coisas estão funcionando a contento e o Sport se prepara para voltar ao cenário internacional, disputando sua segunda Copa Libertadores, tudo que os rubro-negros de bom senso não queriam, até porque não era o momento adequado, era o surgimento de uma oposição vaidosa e arrogante, injusta para com uma equipe que, capitaneada por Milton Bivar, levou o Rubro-Negro ao patamar em que se encontra.

Embora uma eleição seja importante para oxigenar a democracia, esta poderá deixar, pela maneira como a oposição está se comportando, seqüelas que poderão trazer sérios prejuízos ao Sport. Ademais - e assim tem sido ao longo da existência gloriosa do Sport - só tivemos bate-chapa quando a situação não mostrou serviço, o que não é o caso atual.

Para os que tem memória curta e os que estão indecisos lembro que a administração Milton Bivar, em seus dois anos de atuação, nos deu um bi-campeonato estadual e uma inédita Copa do Brasil. Pela primeira vez o Sport chegou à final de uma Copa do Brasil de futebol feminino e também está estreando na disputa um campeonato de futebol sub-20.

Os esportes amadores – comandados pelo candidato a presidência Sílvio Guimarães - estiveram em evidência com as disputas da Superliga de vôlei feminino (cuja participação do Sport se deu pela primeira vez no ano passado), dos Brasileiros de basquete feminino e de hóquei em patins masculino.

Vale ressaltar que nenhum outro clube do Brasil disputa tantos campeonatos de esportes olímpicos e que pela primeira vez o Sport representou o Brasil em um mundial, fato ocorrido com o mundial de hóquei em patins disputado na Espanha.

O patrimônio do Sport nunca cresceu tanto numa só administração, com destaque para o tão sonhado e necessário centro de treinamento (CT). Se não bastasse a aquisição de um centro em Paratibe, já em condições de uso, também foi adquirido um terreno em Igarassu onde será construído um centro para a formação de novos atletas.

Concretizou-se finalmente a construção da loja de produtos com a marca do Sport, e que loja! Uma das melhores entre os clubes de futebol do Brasil. O estádio e os ginásios esportivos também sofreram melhorias significativas.

Já houve inclusive contato com as firmas que serão responsáveis pela arena do Palmeiras, que deverão apresentar ainda este ano estudo para ampliação do estádio ou construção de uma arena no local do atual estádio.

E finalmente o mais importante: a atual administração saneou as finanças do clube, pagando inclusive dívidas herdadas de administrações anteriores e renovou o contrato da comissão técnica por mais dois anos, fazendo o que o São Paulo, o clube mais estruturado do Brasil, já vem fazendo há algum tempo.

Por outro lado lembramos que na oposição está Luciano Bivar, que extinguiu as divisões de base do clube, entregou o nosso título de hexa ao Náutico em 2001 e depois renunciou à presidência, levando o clube a uma crise.

Também está na oposição Homero Lacerda, que conquistou o nosso título de Campeão Brasileiro em 1987, mas não fez as necessárias contratações para a participação do clube na Copa Libertadores. Resultado: não passamos da primeira fase, num grupo com equipes do Peru. Em 2001 ele abandonou o clube, quando tínhamos tudo para conquistar o hexa e não aceitou o convite para dirigir o futebol no ano do nosso centenário.

Não podemos esquecer que Homero em 2006, como diretor de futebol, demitiu o técnico Givanildo Oliveira, obrigando Gustavo Dubeux a contornar a crise criada, convencendo Givanildo a voltar e a ganhar o acesso à primeira divisão.

Por tudo isso, ao nosso ver não é a hora de haver troca de comando e sim reforço, para enfrentar as dificuldades inerentes ao crescimento do clube, que com certeza surgirão nesses próximos dois anos.



Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão