terça-feira, 4 de setembro de 2007

Sport lidera ranking de fidelidade da torcida no Brasileiro

Equipe Toca do Leão

Com texto do nosso parceiro Arquibancada

O presente estudo foi originalmente publicado na Comunidade do Orkut referente ao Campeonato Brasileiro Série A e, posteriormente, no blog do Juca Kfouri (29/08/07). Na ocasião, o levantamento considerou apenas três indicadores (“má campanha”, “boa campanha” e “custo do ingresso); com a extensa discussão havida em torno do estudo, algumas sugestões foram acatadas e o índice passou a contemplar mais três indicadores (“oferta de transporte público urbano”; “Clubes de acesso” e “violência urbana”). Desta forma, acredita-se, o IFT aproxima-se mais do seu objetivo, que é medir a fidelidade de cada torcida ao seu clube.

Por Antoniel Campos ( Natal/RN )

O IFT — Índice de Fidelidade da Torcida, é uma proposta, em nível nacional, de se medir o quanto uma torcida é fiel ao seu clube. Não é seu objetivo apontar qual a maior torcida do país, mas sim a forma como cada torcida acompanha o seu clube, nos bons e nos maus momentos, ou seja, aquela que está presente nas derrotas, mas que também sabe valorizar as vitórias.

Para medir tal fidelidade, o estudo leva em conta seis indicadores, que são: 1º) um indicador para a “má campanha” do seu clube, que é o histórico da presença da torcida nas derrotas durante o campeonato; 2º) um indicador para a “boa campanha”, que é o reflexo da presença da torcida no conjunto de vitórias; 3º) o dispêndio (custo) financeiro que o torcedor tem para acompanhar os jogos do seu clube, expressado pelo valor médio do ingresso. Este indicador leva em conta, também, o peso do custo desse ingresso de acordo com a renda per capita e o custo de vida do município-sede do clube mandante; 4º) Oferta de transporte público urbano, expressado pelo nº de ônibus por cada 100 mil habitantes no município-sede do clube mandante, como forma de explicitar qual a torcida que tem maiores dificuldades em se dirigir ao Estádio e, conseqüentemente, apontando aquela mais fiel; 5º) “Clubes de acesso”, aplicando-se um redutor de 0,80 ao público médio daqueles clubes que ascenderam à Série “A”, com forma de minimizar o efeito da parcela da torcida que foi assistir ao outro clube e 6º) o indicador para a violência urbana pois, para municípios distintos, o fator violência urbana atua, igualmente, de forma distinta, como um inibidor à presença daquela torcida nos estádios. Este indicador é expressado pelo nº de homicídios por arma de fogo para cada 100 mil habitantes, apurado em cada município-sede do clube mandante.

Na apuração desses seis indicadores, há sempre a presença de uma parcela determinante para a boa ou má performance do IFT de um clube, que é a média de público pagante (mp), apurado, sempre, na casa do clube mandante de cada jogo, como forma de se medir, de fato, a presença de sua torcida, vencendo todas as vicissitudes (má campanha, custo do ingresso, transporte público urbano, violência urbana). Desta forma, desaparece o mito de que as grandes torcidas do país seriam, necessariamente, as mais fiéis aos seus clubes, pois o que passa a ser levado em conta, agora, é a presença de fato destas torcidas nas arquibancadas, ultrapassando todos os percalços, nas derrotas e nas vitórias, nas alegrias e nas tristezas.

Ranking do IFT, após a 23ª rodada do brasileirão 2007– Série A :

1º......Sport................... 7.134
2º......Flamengo............ 6.653
3º......Botafogo.............6.521
4º......Cruzeiro...............6.202
5º......Fluminense..........5.979
6º......Grêmio...............5.966
7º......Náutico...............5.730
8º......Corínthians.........5.690
9º......Internacional...... 5.672
10º.....América.............5.472
11º.....Atlético/MG...... 5.391
12º.....Palmeiras...........5.306
13º.....Goiás.................4.973
14º.....SãoPaulo..........4.848
15º.....Vasco................4.759
16º.....Paraná...............3.854
17º.....Atlético/PR.......3.829
18º.....Figueirense........3.656
19º.....Santos................3.009
20º.....Juventude...........2.611

Antoniel Campos é engenheiro

www.arquibancada.blog.br

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, Mariana e equipe do Toca do Leão. Obrigado por aproveitar o texto publicado no meu blog. Tenho sempre visitado esta Toca e estou gostando. Parabéns.

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão