sábado, 4 de outubro de 2008

Ainda sobre a última derrota

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

É como diz o meu pai: "covardia não ganha jogo". Foi exatamente isso que aconteceu na última quinta-feira, quando o Sport foi derrotado fora de casa, mais uma vez, agora para o Cruzeiro. Está bem que foi pelo placar mínimo, mas o que vale são os três pontos, e nenhum deles veio pra Ilha.

Assisti ao jogo e acho que o placar mais justo seria um empate, pois o Cruzeiro não mostrou nada demais, nada que justifique estar entre os primeiros colocados da tabela. Mas a verdade é que o time treinado por Nelsinho Batista foi covarde mais uma vez. Digo mais uma vez porque a equipe já havia se comportado dessa forma diante do Flamengo, no RJ.

É verdade que foram situações distintas: contra os cariocas, fizemos um gol e ficamos tentando segurar. Já contra os mineiros, o jogo estava morno, parecia que os rubro-negros estavam contentes com um empate (e como estavam!) É um absurdo que o Sport só tenha entrado realmente no jogo após tomar o gol. Aí sim, se viu um desejo de reação.

Dessa vez acho que o técnico rubro-negro mexeu bem na equipe, ao colocar Sidny e adiantar Bala para sua real posição; ao trocar Elias por Fumagalli, deixando a equipe mais ofensiva, no 4-4-2; e finalmente ao colocar o garoto Ciro no lugar de Andrade. Quem sairia, na verdade, seria Carlinhos, mas Andrade pediu para sair, contribuindo ainda mais com o que poderia ser uma reação do Sport.

Agora uma crítica: a entrada de Ciro, aos 37 minutos, foi tarde demais. Por que não dar uma chance ao jovem logo aos 20, 25 minutos? Que danada de "blindagem" é essa com Ciro? Pra mim, é relutância de Nelsinho em colocá-lo em campo mesmo. É querer ficar insistindo com um jogador (Enílton) que, tirando o gol contra o Corínthians pela Copa do Brasil, já mostrou que não consegue jogar bem no Sport.

Duas posturas - Infelizmente o Sport vem sendo um time que adota posturas diferentes na hora de entrar em campo, dependendo se o jogo é fora ou dentro de casa. Na Ilha, o time é guerreiro, chama a responsabilidade para si, corre atrás do resultado. Fora de casa, porém, se comporta como um time pequeno. Assim não dá...

Faltando apenas dez rodadas para o encerramento do Brasileirão, estamos marcando passo na 11ª colocação. Que lugar é esse, para um time que é o atual campeão da Copa do Brasil? Pra mim, tínhamos obrigação, apesar da vaga já garantida na Libertadores e de não aspirarmos à Sulamericana (só sendo campeão jogaríamos) de ficar, pelo menos, entre as seis ou oito equipes melhores colocadas.

Isso é o mínimo que se deveria esperar do Sport, torcedor!

Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão