quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ciro salva o Sport de vexame

Atacante Ciro foi o herói da partida,
pela segunda vez no Brasileirão
Foto: Robert Fabisak (Folha PE)


Equipe Toca do Leão

Com Mariana Maia


Sport X Vasco...29ª rodada do Brasileiro de 2008...Rubro-negros com 39 pontos (em 11º) e vascaínos na lanterna, com 13 pontos a menos. "Jogo fácil", diriam alguns...Eu mesma acreditava que o Sport poderia vir a golear, apesar da tradição do Vasco e do ferrolho prometido pela equipe carioca, sufocada pela ameaça de rebaixamento.

Jogo fácil?! Bem, até poderia ter sido, se a equipe leonina (leia-se Moacir e Júnior Maranhão) não tivesse resolvido complicar. Ah! É claro que Nelsinho Batista (a quem parabenizei na postagem pré-jogo pela escalação corajosa com Moacir, Kássio e Ciro) complicou também. A escalação não foi tão corajosa assim...

Jogando em casa, o comandante rubro-negro poderia ter optado pelo esquema 4-4-2 ou até mesmo pelo 3-5-2, desde que com dois meias de criação e apenas um volante. Mas Nelsinho é teimoso e mantém o time defensivo demais...

O Jogo - O Sport praticamente mandou na partida, levando os dois gols em lances isolados, falhas de Moacir e Júnior Maranhão (a de Moacir foi a pior), que o bom atacante vascaíno Leandro Amaral* não deixou barato e converteu em gols, virando a partidaem apenas oito minutos depois que o Sport abriu o placar, aos 37 da etapa inicial, num belo chute cruzado, da esquerda, por Kássio. No final do primeiro tempo, a torcida do Sport (mais de 17 mil pessoas) não acreditava no que via e vaiava os jogadores na saída para o intervalo.

No segundo tempo, Nelsinho sacou Bala** e colocou Sidny (que ainda não convenceu) e tornou o Sport mais ofensivo, promovendo a entrada de Fumagalli no lugar do vaiado Moacir. Fumagalli esteve muito discreto, talvez por estar apreensivo após tanto tempo parado, recuperando-se do problema na coluna. O meia chegou a perder algumas chances de gol. Aos 12 minutos, aconteceu a última substituição: saiu um zagueiro (César) e entrou outro volante (Sandro Goiano), jogador experiente que vem tendo poucas chances no time.

A etapa final da partida ficou marcada pela luta do ataque do Sport contra a defesa do Vasco, já que o Leão queria e precisava tentar a vitória a todo custo. O time rubro-negro jogou muito, atacou o tempo todo, mas as chances de gol eram escassas; a defesa do Vasco incrivelmente estava impecável. Na verdade, o time carioca tinha no terceiro goleiro Rafael(que fez algumas boas defesas) e no atacante Leandro Amaral seus únicos destaques, mas o grupo soube realmente armar o ferrolho prometido.

Ontem, porém, os descontos da partida, felizmente, estiveram a nosso favor. Aos 46, Róger recebeu na área e devolveu para Dutra, que tocou para Ciro. O jovem atacante, mesmo mancando em campo após ser machucado deslealmente no tornozelo pelo jogador Odvan, girou na pequena área a mandou a bola entre as pernas de Rafael: 2x2 e alívio da torcida leonina.

Arbitragem - O trabalho do trio paulista comandado por Wilson Luís Seneme deixou a torcida do Sport revoltada, já que o árbitro e os bandeiras beneficiaram o Vasco em alguns lances. O principal foi a não marcação de um pênalti claro de Odvan em cima de Ciro, quando o adversário impediu com o braço a passagem do jovem atacante pela área, aos 25 minutos da segunda etapa.

Aos ouvir os gritos de "ladrão!", merecidos, quando se encaminhava para os vestiários, após o jogo, Seneme ainda teve a capacidade de acenar para os rubro-negros, num gesto claro de falta de profissionalismo e deboche. Jogadores às vezes são punidos por imagens de TV. Por que não fazer isso também com a arbitragem?

*O atacante vascaíno Leandro Amaral está sendo pretendido pela direção rubro-negra, para reforçar a equipe na Libertadores 2009. O próprio jogador já confirmou a sondagem.

**Carlinhos Bala, mais uma vez, mostrou-se chateado com sua substituição e não ficou até o final da partida. Bala preferiu pegar seu carro e deixar a Ilha. O atacante já havia tido esse comportamento durante o atual campeonato.

-------------------------------------------------------------------------

Sport 2 x 2 vasco

Sport - Magrão; César (Sandro), Durval e Ígor; Carlinhos Bala (Sidny), Júnior Maranhão, Moacir (Fumagalli), Kássio e Dutra; Róger e Ciro. Técnico: Nelsinho

Gols: Kássio (37 do 1º) e Ciro (46 do 2º), para o Sport; Leandro Amaral (39 e 45 do 1º), para o Vasco.

Cartões amarelos (Sport) - César, Sidny, Roger e Ciro.

Público total: 17.442 espectadores
Renda: R$ 81.375,00

Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão