quinta-feira, 30 de julho de 2009

Chamusca é o novo técnico!

Chamusca estava no futebol japonês desde 2005
Foto: daylife.com

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Após quatro dias de espera e negociações, a direção do Sport anunciou, no final da noite desta quinta-feira (30), Péricles Chamusca como o novo técnico do Leão da Ilha do Retiro.

Chamusca, que está no Japão, onde há quase quatro anos comandava o Oita Trinita, da primeira divisão, está sendo aguardado na próxima quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, onde acompanhará o Sport diante do Fluminense.

O novo treinador vem acompanhado de seu irmão, o auxiliar técnico Marcelo Chamusca, e só comandará o Sport a partir do jogo contra o Internacional/RS, em Porto Alegre, na segunda-feira (10), pela décima oitava rodada do Brasileirão. Seu trabalho, no entanto, só poderemos conferir com mais calma a partir do returno da competição.

CURRÍCULO - Péricles Raimundo Oliveira Chamusca é baiano de Salvador e está com 43 anos. Começou sua carreira de treinador em 1995, no Vitória/BA, conquistando o campeonato estadual daquele ano. Chamusca voltaria a comandar o Vitória (e ganhar mais um campeonato baiano) em 2000. Um ano antes, foi campeão alagoano pelo CSA.

Chamusca esteve no futebol pernambucano, onde dirigiu o Santa Cruz em duas oportunidades: 1996 e nas temporadas de 2003/2004. Em 2001, comandou o Porto de Caruaru. Em 2002 comandou o Brasiliense/DF, sagrando-se vice-campeão da Copa do Brasil; na ocasião o árbitro gaúcho Carlos Eugênio Simon praticamente deu a taça ao Corínthians/SP.

Mas em 2004, Péricles Chamusca conquistou a Copa do Brasil, dessa vez com o Santo André/SP, que venceu o todo poderoso Flamengo/RJ, em pleno Maracanã. O técnico passou ainda pelo São Caetano/SP, Goiás e Botafogo/RJ, antes de se transferir para o Oita Trinita, do Japão, no segundo semestre de 2005. Na Ásia, conquistou a Copa Nabisco pelo seu clube.

RETORNO E MISSÃO - Foram quase quatro anos até voltar ao Brasil, mais precisamente ao Sport Club do Recife, onde terá a difícil missão de motivar o elenco e afastar o time da Ilha da zona de rebaixamento do Brasileirão.


Mas como a torcida do Sport não pensa pequeno, se Chamusca começar a desenvolver um bom trabalho (o que sabemos que ele tem capacidade pra fazer), vamos logo querer conquistar uma vaga na Sulamericana de 2010...

TÍTULOS DE CHAMUSCA - Campeão baiano em 1995 e 2000 pelo Vitória; Campeão alagoano pelo CSA (1999); Campeão da Copa do Brasil pelo Santo André/SP (2004); e Campeão da Copa Nabisco pelo Oita Trinita (2008). Além disso, vice-campeão (graças ao Sr. Simon) da Copa do Brasil pelo Brasiliense/DF (2002).

Vamos aguardar os títulos pelo Sport... Não podemos mais errar. Acho que desta vez a direção rubro-negra acertou e vai valer a pena esperar por esse cara, que já mostrou ser um excelente treinador!

Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão