domingo, 5 de julho de 2009

Santos 1x0 Sport - O Apito Amigo e os Erros Rubro-Negros

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

No último sábado o Sport foi vítima, mais uma vez neste Brasileirão, de uma arbitragem ruim - ou pior: que atua em favorecimento dos chamados "grandes clubes" do Rio de Janeiro e São Paulo (à exceção do Santo André, que não faz parte desses clubes).

Além do impedimento claro de Neymar no lance que originou o gol do Santos, aos 42 minutos da etapa final, ainda houve um pênalti não marcado em cima de Hugo, no primeiro tempo. Isso sem falar na expulsão de Weldon, rigorosa, quando bastava um cartão amarelo. O jogador foi tirado de campo praticamente no início do segundo tempo, prejudicando o esquema de jogo rubro-negro.

Esse ponto perdido, ainda que o Sr. Jair Albano Félix, bandeira de Minas Gerais, e/ou o árbitro especial Alício Pena Jr., também de MG, sejam punidos, não voltará para a pontuação rubro-negra, assim como o ponto roubado no gol impedido do Santo André (2x1) e os dois pontos no gol impedido do Botafogo (2x2), quando o Sport vencia o jogo.

Os jogos foram realizados na Vila Belmiro, Ramalhão e Engenhão, ou seja: todos fora de casa e, como já era de se esperar, contra times paulistas e cariocas.


Mas não é só o Sport quem reclama dos erros / favorecimentos do "Apito Amigo" (ou imigo pra quem é prejudicado). O Náutico (hoje, contra o Inter, houve pênalti inexistente e gol impedido, e dentro dos Aflitos) e até os sulistas Avaí (não faz parte dos 'grandes') e Internacional, além (acreditem) do Fluminense, também reclamam da péssima arbitragem brasileira.


Diretoria precisa agir

Os dirigentes rubro-negros, assim como já solicitaram Émerson Leão e os jogadores, precisam agir urgentemente em prol da dignidade na arbitragem desse país. Estamos fartos de - por sermos nordestinos - termos muitas vezes a arbitragem contra nós. A CBF nunca foi santa e precisa tomar uma atitude contra esse quadro de árbitros de má qualidade.

Como disse Leão: "Esses árbitros não tem que ser punidos, mas cortados do quadro". Nossos quatro pontos, que nos deixariam entre os dez primeiros do Brasileirão, não voltarão, mas ainda assim, uma atitude precisa ser tomada. E JÁ.

Os erros do Sport no jogo

Tratado o assunto da arbitragem, não podemos deixar de falar sobre os erros do Leão - e de Leão - no jogo do último sábado, contra o Santos, na Vila Belmiro.

Acho que nossos erros podem ser assim resumidos: a falta de pontaria no gol perdido por Fabiano no segundo tempo, que poderia ter nos levado à vitória. A expulsão de Weldon (apesar de eu achar que seria para cartão amarelo), já que foi uma falta totalmente desnecessária, no meio de campo; o atacante quando não está sonolento em campo, age irresponsavelmente e prejudica o esquema do time, que jogou quase toda a etapa com um a menos.

Mas o fundamental em nossa postura, que culminou com a derrota, penso que foi a falta de gana ofensiva, a falta de um pensamento na vitória, uma busca pelos três pontos; afinal, mesmo estando com um a menos, o time não precisava se limitar a jogar defensivamente, até porque o Santos (que ocupa a oitava colocação, com 13 pontos), de tão ruim em campo, não oferecia esse perigo todo.

Mas, enfim, como costumam dizer os jogadores: agora é levantar a cabeça e pensar no jogo contra o Goiás, no próximo domingo (12), na Ilha, oportunidade em que poderemos nos juntar aos primeiros dez colocados, com uma vitória.

Desempenho - Em nove rodadas o Sport conquistou apenas duas vitórias (4x2 no Flamengo e 3x1 no Grêmio), ambas na Ilha. Foram cinco derrotas (duas delas com influência direta da arbitragem: Santo André e Santos, além dos revezes para Vitória e os dois Atléticos, esses na Ilha) e dois empates (Barueri e Botafogo).

Folga - O grupo rubro-negro, que retornou de São Paulo apenas hoje, receberá a segunda-feira de folga, voltando aos trabalhos na Semana Goiás na próxima terça-feira.

Beneficiado pela derrota do rival

E o Sport terminou a nona rodada fora da Zona de Rebaixamento, mas só por uma posição. O Rubro-Negro, que caiu para décimo sexto desde ontem, só não ficou entre os últimos porque o Náutico foi derrotado em casa - com a influência do Apito Amigo - por 2x0, para o Internacional/RS.

Assim, o rival pernambucano abre a zona perigosa, em décimo sétimo. Avaí/SC, Atlético Paranaense e Botafogo/RJ completam os que estariam rebaixados à Série B, caso o Brasileirão terminasse hoje.

Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão