quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Por quem os pernambucanos torcem

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

O advogado Fernando Tasso, do blog Extracampo (www.extracampo.blogspot.com), nosso parceiro, postou na última terça-feira mais uma matéria interessante.

O texto é a respeito da última pesquisa do Instituto Datafolha, sobre as maiores torcidas de times de futebol por estados brasileiros.

Os números em Pernambuco, como um todo, foram realmente impressionantes...pra mim, eles demonstraram uma certa falta de identidade do pernambucano. A pesquisa, em geral, mostrou também a falta de identidade do baiano, do paranaense, do catarinense, entre outros povos, o que, convenhamos, é culturalmente triste.

Fernando Tasso propõe uma pesquisa em seu blog, voltada para torcedores do nosso estado, na qual o internauta deve votar no seu time de coração.

Abaixo, publicamos a matéria. Confira, torcedor rubro-negro (do Sport!) e vote também.


Terça-feira, 15 de Janeiro de 2008

Torcida pernambucana.

Segundo o Datafolha: o Sport lidera entre os moradores de Pernambuco, com 21%, e no Recife, com 34% das preferências. No Estado como um todo, vêm a seguir, entre outros, Corinthians (8%), Santa Cruz, Flamengo (7%, cada), São Paulo, Palmeiras (5%, cada) e Náutico (4%). Na capital pernambucana Santa Cruz atinge 15% e Náutico fica com 11%, enquanto Palmeiras obtém 3% e Flamengo, Corinthians e São Paulo ficam com 2%, cada.

O que mais me impressiona na pesquisa é a percentagem de torcedores de outros clubes que não os do estado. Em outra pesquisa havia sido divulgado que em Pernambuco, junto com o estado do Rio Grande do Sul, nenhum clube de outro estado havia sido mencionado. Já nesta pesquisa, como podemos ver, os números são bem diferentes.

Em outros estados do país os números impressionam. No Paraná, a maior torcida é do Corinthians, seguido de Palmeiras, o Atlético-PR aparece em terceiro junto com o São Paulo. Em Santa Catarina, o Flamengo tem 16% e o Grêmio 13%, enquanto Avaí e Figueirense têm apenas 2%. Na Bahia, o Flamengo tem 21%, bem mais que os 16% do Bahia e os 8% do Vitória. O Flamengo também vence os locais no Ceará e no Distrito Federal.

Nas capitais os números favorecem mais os times de cada estado. Mas, a representatividade dos grandes clubes brasileiros em todos os estados, principalmente no interior, é surpreendente.

fonte:
http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=538

Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão