sexta-feira, 7 de agosto de 2009

VERGONHA E DESRESPEITO

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

A revolta é tanta que me faz colocar o título desta postagem em maiúsculas. A bisonha apresentação ontem, no Maracanã, a humilhante goleada por 5x1 não podem ficar impunes. A imensa massa rubro-negra do Sport Club do Recife, concentrada em Pernambuco, mas espalhada pelo Brasil e pelo mundo não merecem tanto desrespeito.

É visível que alguns jogadores não dão sangue pelo Sport, não estão mais dispostos a vestir a camisa do maior clube de Pernambuco. É visível também a falta de qualidade de alguns deles. Pois que a diretoria tome providências já: chame-os para um papo (leia-se destrato) e nos livrem desse tristes...

CULPADOS - Vejo que a culpa maior por essa situação é do grupo de jogadores. Lembram-se quando fomos humilhados pelo Marília/SP, por 7x1, na Série B (acho que foi em 2004)? Pois é... ali existiam grupinhos, as famosas panelas, como penso que hoje existem. No mínimo, tem gente fazendo corpo mole. Pois não é possível que um time (com raras modificações) que foi campeão pernambucano e fez uma bela primeira fase na Libertadores desaprenda a jogar futebol. Fora do Sport quem não quiser vestir o manto!

Alguns podem achar que os maiores culpados são os dirigentes, como indica nossa enquete (46% colocam a culpa pelo fracasso nos dirigentes, 35% no ex-treinador Leão e apenas 17% nos jogadores. Vejam no menu do lado esquerdo). De fato, quando a coisa está ruim, o problema normalmente vem de quem comanda. No caso do Sport, fico na dúvida. Acho que a direção está errando sim, mas na tentativa de acertar. Penso que o erro maior dos dirigentes foi não ter conseguido manter Nelsinho Batista, não trazendo os jogadores indicados por ele e trazendo, pelo contrário, os que ele não indicou.

ESFORÇOS - Mas a direção logo trouxe Émerson Leão, que grande parte da torcida queria. Quando ele foi anunciado, já sabíamos que era arrogante e prepotente, mas eu pelo menos não imaginava que ele estava tão pior e conseguiria desestabilizar o grupo. É por isso que nenhum clube o quer. O Atlético/PR até quis, mas Leão se negou. Sorte da torcida rubro-negra paranaense.

Agora a direção traz Péricles Chamusca, um treinador de ótimo currículo e caráter. Confio nele e acho que pode conseguir reverter a situação. Mas só se tiver o apoio do grupo de dirigentes, que segundo informações, está disposto a trazer reforços e tomar uma atitude violenta e há muito necessária diante desse elenco, que é dispensar, colocar à disposição os atletas (seriam atletas mesmo, no significado da palavra?) que estão fazendo corpo mole.

Acredito que o erro da direção foi não ter tomado uma atitude antes e, como já disse, ter sido negligente ao não segurar Nelsinho. Os caras são inexperientes no futebol, não resta dúvida. Mas também não resta dúvida de que são rubro-negros e que vão fazer de tudo pra se redimir.

ATITUDE - A vergonha na cara para os dirigentes parece ter chegado. Para os jogadores, nem precisa. Que saiam! Teremos um jogo dificílimo contra o Internacional/RS, na segunda-feira, e desfalcados novamente, sem Durval, nem César (esse nem faz tanta falta). Mas também teremos a volta de Sandro Goiano e Dutra, além de poder contar com o atacante Wilson, regularizado. Hamílton, que ficará à disposição, é muito bom tecnicamente, mas vem prejudicando o Sport demais na parte disciplinar. Vamos ver se melhora.

Chamusca vai ter apenas dois dias (hoje e amanhã) para treinar o grupo, no campo do Botafogo/RJ. Depois comandará um último treino no campo do Grêmio/RS, no domingo. É pouco, mas talvez já vejamos uma mudança de atitude diante dos colorados. Depois, o novo treinador do Sport terá uma semana para trabalhar antes de pegar o São Paulo (dia 16, na Ilha). E virá o returno. Ainda dá tempo, mas a diretoria tem que ajudar... e rápido!

Força, Sport!

Um comentário:

Mônica Maciel disse...

Só queremos que VISTAM A CAMISA do Sport. Joguem com raça!

Vamos sair dessa situação.

PELO SPORT TUDO SEMPRE!

Equipe Sport Recife Notice.

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão