terça-feira, 15 de abril de 2008

Chororô do outro lado...

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Gostaria de ter escrito este comentário logo após a rodada do último domingo, que deixou o Leão a apenas um empate do título pernambucano (o Tricampeonato), uma imensa torcida feliz e alguns adversários mordidos. Infelizmente, com o pouco tempo que dispunha, diante das outras atividades acadêmicas e profissionais desenvolvidas por mim, só estou podendo escrever agora. Mas, antes tarde do que nunca.

Vamos lá. A vitória MAIÚSCULA do Sport diante do Salgueiro não foi suficiente para calar alguns descontentes, lá pelas bandas dos Aflitos. E olha que, além da superioridade técnica do Sport, que se traduziu em um maior volume de jogo, além de três belos gols marcados, ainda tem gente que insinua que o Rubro-Negro teria "comprado" o time salgueirense.

Pois é. O treinador-torcedor alvirrubro Roberto Fernandes e o atacante em fim de carreira Kuki andaram falando bobagens após a rodada, talvez para desviar o foco do empate alvirrubro diante do Central e dos - agora seis pontos de diferença - que separam o líder Sport do Náutico.

Reclamações sem fundamento - Fernandes declarou aos meios de comunicação que "as notícias vindas do jogo Sport x Salgueiro não eram muito boas". Como assim? O que ele quis dizer com tal frase? Por que não foi mais explícito? Talvez porque soubesse que estava falando bobagem.

Kuki foi mais além. O reserva alvirrubro disse que os jogadores do Salgueiro não mostraram, diante do Sport, o mesmo futebol jogado diante do Náutico, quando os salgueirenses venceram por 1 x 0. Pareceu que Kuki estava querendo dizer que os salgueirenses fizeram corpo mole diante dos leoninos. Uma coisa é certa: o Sport foi competente para vencer - com folga - o Salgueiro. Já o Náutico não obteve a mesma performance e foi derrotado.

Mas o atacante adversário conseguiu se superar em sua desconfiança: ele colocou em xeque até o gol marcado por Luisinho, já que o atacante rubro-negro, numa jogada ensaiada com Ígor, cobrou a falta e correu para receber e cabecear. Por que, Kuki? Há alguma regra no futebol que diga que isso não é permitido? Acho que o ex-ídolo alvirrubro ficou mesmo foi com inveja de Luisinho, já que nunca conseguiu tal proeza.

Tem que saber perder - Bem, essas declarações parecem unicamente chôro de perdedor. Melhor seria se os alvirrubros simplesmente admitissem a superioridade do time do Sport, que ganhou o primeiro turno e está a apenas um empate de levar o título, com méritos. É tão difícil assim reconhecer quando se perde? Pra mim isso é falta de espírito esportivo e de seriedade.

Um time vence e aí alguns jogadores, treinadores, dirigentes e torcedores rivais ficam querendo minimizar a conquista de seu opositor. E então começam a procurar "chifre em cabeça de cavalo", dizendo que o outro time tava comprado, que o juíz roubou... Ora, vamos agir com sensatez, né? Não faz mal a ninguém...


Benefícios no Arruda
Agora uma crítica à arbitragem (e por tabela à FPF) pela condução da partida Santa Cruz 4 X 2 Vera Cruz, no último domingo. Ficou nítido que o trio - ou a federação - quis dar uma mãozinha (na verdade as duas mãos) ao Santa Cruz, para que ele vencesse a partida. O primeiro pênalti existiu, mas o segundo e o terceiro não aconteceram e mesmo assim "foram vistos" pela arbitragem. Acho que nem um "míope" enxergaria tão mal...
Não posso falar do jogo anterior, contra o Porto (quando os tricolores tiveram dois penais a favor) porque não vi os lances. Mas domingo último foi dose...E tudo isso pra que? Só pra garantir que o Santa - um dos grandes do estado, mas que está no hexagonal do rebaixamento e numa péssima fase - fique em terceiro na pontuação geral e possa ir pra Copa do Brasil ano que vem... Alguém tem outra explicação?!? Que vergonha, FPF!

Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão