sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Segurança para jogo do Santa na Ilha

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


A direção do Sport, através de seu presidente, Mílton Bivar, que é amigo pessoal de Edinho, presidente do Santa Cruz, já havia cedido o Estádio da Ilha do Retiro para a realização do jogo entre Santa Cruz e Fast Clube/AM, pela Copa do Brasil.

A partida acontece no meio da semana que vem (27) e precisa ser relizada na Ilha, já que o Estádio do Arruda não foi liberado pela Confeferação Brasileira de Futebol (CBF) para jogos pelo torneio nacional. Como o Estádio dos Aflitos também está vetado para a competição, a Ilha é o único estádio no Recife que pode sediar o jogo dos tricolores.

Ameaças - Acontece que algumas ameaças de depredação do patrimônio rubro-negro, através de torcedores corais - especialmente da Torcida "Organizada" Inferno Coral - fizeram com que a direção do Sport pedisse à Federação pernambucana de Futebol (FPF), a mudança do local do jogo.

A FPF encaminhou a solicitação do Sport a CBF, mas ainda não obteve resposta. As ameaças de depredação foram feitas pelo famoso site de relacionamentos Orkut.

É lógico que a realização de jogos exclusivos dos times do Recife em estádios adversários não é o ideal, para nenhuma das duas partes. Por outro lado, devido à interdição dos outros campos, esse talvez seja o melhor caminho encontrado para a realização das partidas. Do contrário, Santa Cruz e Náutico teriam que mandar seus jogos pela Copa do Brasil na Paraíba, por exemplo.

Agora, o que também não se pode aceitar, é que vândalos fiquem ameaçando destruir as dependências da Ilha do Retiro. A sociedade não pode se curvar à ação desses elementos, que não vão ao estádio para torcer, mas só para causar baderna.

Ações pela segurança - Para isso existe Governo, existe Polícia. E é essa corporação que deverá entrar em ação, nesse caso específico, para garantir a realização da partida do Santa Cruz, no estádio do Sport, sem que haja prejuízo para o clube da Ilha do Retiro.

Se os danos ao patrimônio vierem a acontecer, isso causaria um mal estar entre os clubes, além dos prejuízos, obviamente. E quem, afinal, iria arcar com esses prejuízos? O Sport, que já está cedendo o campo, é que não tem obrigação.

Torcida organizada é uma coisa (um grupo unido e saudável que visa a apoiar, incentivar o seu clube do coração). Vândalos que se passam por "torcida organizada" são outra coisa totalmente diferente. Grupos de pessoas violentas e depredadoras deveriam ser banidas dos estádios, para o bem do público que curte o futebol e da população em geral, que costuma sofrer com esse pessoal em dias de jogos.

Vamos dar um basta à violência nos estádios! A sociedade clama por segurança!

Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão