domingo, 16 de março de 2008

Sport quer "pegar" o Timbu dentro dos Aflitos

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia


Domingo, 16 de março de 2008. Finalmente o primeiro clássico da temporada. Clássico dos Clássicos, da técnica, da raça, dos bons jogadores. Clássico de um treinador experiente e tranqüilo (Nelsinho, claro...) contra um explosivo e nitidamente torcedor, mas igualmente competente (Roberto Fernandes). Clássico da polêmica. Clássico de torcidas muito, mas muito rivais!

O grupo rubro-negro, três pontos acima do alvirrubro, na tabela, sabe que uma vitória hoje é um passo importantíssimo para a conquista do turno (e do campeonato direto). Isso porque o Sport ficaria a seis pontos do seu principal rival no turno. Mas não devemos esquecer - nem menosprezar - o Ypiranga, de forma alguma. O time interiorano está com o mesmo número de pontos do Leão e acredito que possa surpreender...Espero que não.

Quem pode desequilibrar? - Vejo as duas equipes - Sport e Náutico - bem montadas e equilibradas dentro da competição. A vantagem do Sport? A moral de ter ganho o primeiro turno e liderar o segundo. A vantagem do Náutico? Jogar em casa, com cerca de 16 mil torcedores, contra apenas 4 mil do Sport.

Dentro das quatro linhas, alguns atletas, pelo seu talnto individual, podem desequilibrar. Pelo lado do Leão temos o lateral Luisinho Netto, cobrador oficial de faltas...e faltas tantas vezes perfeitas. Temos ainda a habilidade do bom meia Romerito, que vem sendo, a cada jogo, um dos melhores (senão o melhor) jogador do Sport em campo. Romerito sabe como chamar o jogo para si e vem se dando muito bem ao lado do jovem talento Kássio, uma grande revelação do Sport.

Na linha de frente, uma boa dupla de ataque: Carlinhos Bala, que sabe voltar e buscar jogo, servindo aos companheiros (e que inclusive voltou a marcar gols) e Leandro Machado, atacante nato, de área, que costuma estar no lugar certo e no momento certo para marcar os gols do Sport. Isso sem falar na segurança de Magrão, Durval e no conhecimento de Daniel Paulista sobre seu ex-time.

Do outro lado, porém, há bons valores individuais, que podem complicar a vida do Sport. Além do bom goleiro Eduardo, os alvirrubros têm o habilidoso meia Geraldo (cobrador oficial de pênaltis do timbu) e o atacante Wellington, revelação do adversário neste início de temporada. E, se o Sport tem um ex-alvirrubro como trunfo (o volante Daniel Paulista), o Náutico também tem seu conhecedor do time da Ilha: o também volante - e seguro - Ticão.

A arbitragem - Essa é uma partida emblemática, pelo menos para Wilson de Souza, árbitro pernambucano, ex-FIFA, e que está há um bom tempo longe dos gramados. Um árbitro conhecido por sua competência e rigidez, mas também por algumas decisões polêmicas, tipo mandar repetir um pênalti cerca de três vezes...

E falando em pênalti, espero que Wilson só marque o que realmente acontecer. Afinal, não podemos esquecer que do lado do Náutico temos um exímio cobrador de penais (Geraldo) e que até virou artilheiro dessa forma. Aliás, o Náutico sempre tem um penaltizinho a seu favor...Que esse recurso não precise ser marcado hoje. É bom que os jogadores rubro-negros entrem bem ligados e não cometam tal pecado...que seria capital.

Mas vale uma dica pra Magrão, e é lógico que o goleirão da Ilha e seus preparadores devem ter pensado nisso. Geraldo sempre dá a tal paradinha na hora de cobrar, esperando ver o lado que o goleiro cai, e batendo do lado oposto. Se precisar, fica no meio, Magrão! E para quem não lembra de nenhum pênalti defendido por Magrão, vale a lembrança daquele cobrado por Rogério Ceni, no jogo contra o São Paulo, na Ilha, ano passado.

Que tenhamos todos um grande jogo e...boa sorte Leão!

FICHA DO JOGO

Campeonato Pernambucano
Segundo Turno - Terceira Rodada

Náutico x Sport

Local: Estádio dos Aflitos
Horário: 16h (com TV)
Arbitragem: Wilson de Souza, auxiliado por Jossemar Diniz e Ubirajara Ferraz

Equipes:
Náutico - Eduardo; Serginho (Radamés), Vagner, Everaldo e Berg; Ticão, Radamés, Marcelinho (Paulo Almeida) e Geraldo; Warley e Wellington. Técnico: Roberto Fernandes

Sport - Magrão; Luisinho Netto, Ígor, Durval e Fábio Gomes; Daniel Paulista, Éverton, Romerito e Kássio; Carlinhos Bala e Leandro Machado. Técnico: Nelsinho Batista.
Opções: Cléber, Diogo, César; Júnior Maranhão, Sandro Goiano, Alex; Reginaldo, Enílton e Allan. Dois atletas sobram antes da partida. Palpite: Allan e Reginaldo.

E o palpite do jogo? Bem, quem costuma chutar essa bola é o nosso colega e blogueiro Daniel Leal (que está voltando, em breve). Mas hoje vou tentar: Sport 2 x 0, gols de Luisinho Netto e Leandro Machado.

Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão