segunda-feira, 3 de março de 2008

Arbitragem fraca e Intromissão da TV

Equipe Toca do Leão
Com Mariana Maia

Como escrevi ontem, vamos continuar comentando sobre o jogo que levou o Sport a conquistar a taça do primeiro turno.

Sobre a arbitragem, não quis comentar antes do jogo, pois pareceria "marcação", mas, após a partida, é preciso tecer alguns comentários sobre o trio formado por Gleydson Leite, José Pedro Wanderlei e Jossemar Diniz.

Os bandeiras são conhecidos, mas o árbitro principal é um dos novatos do quadro da FPF. Pra mim, pelo menos, ele não foi bem. Parecia inseguro para apitar um jogo de tanta importância.

Falhas observadas - O novato Gleydson começou mal ao deixar de aplicar cartões amarelos no início, aí os jogadores quiseram tomar conta de tudo. Isso acba fazendo com que um árbitro perca o pulso com os atletas.

Falhou ainda ao deixar de marcar um pênalti claro para o Sport, na etapa final, quando um atleta salgueirense, com o braço afastado do corpo, intereferiu na trajetória da bola, após cruzamento de Bala.

Gleydson Leite ainda deixou de marcar faltas para o Rubro-Negro e marcou algumas inexistentes para o Salgueiro. Não sei que critério ele utilizou pra fazer isso.

Interferência da TV - O pior que achei foi ele ter dado o primeiro gol pra Romerito e depois mudado de idéia, ao ver as imagens da Globo. Tá certo que o próprio Romerito afirmou que não tocou na bola e Leandro Machado disse que chegou a cabecear.

Daí a deixar a TV interferir em sua súmula, em relação à autoria de um gol...Isso é muito pequeno. Se fosse um caso de violência não marcada, aí tudo bem...Sinceramente, não entendi porque tanta preocupação com a autoria de um gol. Como Romerito disse no intervalo da partida: "Foi gol do Sport e é isso o que importa".

A TV já manda no futebol brasileiro, quando compra os pacotes dos campeonatos. Se a moda pega, daqui a pouco vamos ter gols anulados, jogadores expulsos através de imagens, mudanças de placar (!!!) e por aí vai.

E o futebol passaria a não ser mais decido apenas dentro de campo...Pois, há casos (muitos) em qu a TV ajuda. Interferir na súmula aí já penso que é anular a figura do árbitro, independente de sua boa ou má performance.

Vale salientar que a "pesquisa" da TV Globo teve a permissão de Valdomiro Mathias, presidente da comissão de árbitros.

Os acertos de Gleydson - Mas ele também tece os seus acertos, claro. A expulsão de Marcos Mendes foi merecidíssima, afinal,o que fazer com um atleta que dá uma cotovelada no pescoço do adversário (Bala) e ainda deixa a perna para proporcionar sua queda? Falta dupla. Cartão bem aplicado.

E Batata, zagueiro do Salgueiro que havia sido substituído, achou que sairia impune após atiçar a torcida do Sport, provavelmente jogando água, assim como relatou o árbitro reserva.

O que estaria por trás dessa atitude de Batata? Talvez que algum rubro-negro mais exaltado sacudisse algum objeto no gramado e, caso não identificado, o Sport perderia um mando de campo...Atualmente, temos que pensar em tudo! Novamante, cartão bem aplicado.

Acertou novamente ao não expulsar Ígor, já que a falta cometida por ele no segundo tempo, quando tocou o adversário com o braço, não foi nda parecida com a de Marcos Mendes. Portanto, nada de vermelho.


Já o amarelo para Enílton foi merecidíssimo.Um jogador, ainda que chateado pela não marcação de uma falta, não pode reclamar acintosamente do juíz. Enílton, assim, acumula três cartões e fica de fora da estréia do segundo turno, no domingo (9).

Os bandeiras - Não sei qual foi deles ( o que estava ao lado do ataque do Sport no primeiro tempo), mas o fato é que não foram marcados quatro escanteios nítidos para o Sport.

Vamos treinar, hein pessoal,...Que a arbitragem pernambucana possa mudar pra melhor, logo logo...Do contrário, a moral desses profissionais do futebol de Pernambuco vai piorar ainda mais.



Nenhum comentário:

 
Layout criado por Templates Para Novo blogger 2007 e adaptado por Thiago Neres para o blog Toca do Leão